Curso discute segurança do trabalhador na construção civil

Atividade tem como objetivo capacitar os analistas periciais do MPT na operação de questões voltadas ao meio ambiente do trabalho na indústria da construção. Treinamento será realizado em Brasília nos dias 2, 3 e 4 de outubro. Inscrições seguem até 17 de setembro.
publicado: 30/08/2013 17h07 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o Curso de AperfeiçoamentoConstrução civil: saúde e segurança, que será realizado em Brasília nos dias 2, 3 e 4 de outubro. O objetivo é capacitar os peritos do MPT na atualização e operação de questões voltadas ao meio ambiente do trabalho segundo as regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com 16 horas-aula, o curso oferece 35 vagas para servidores analistas periciais do MPT, preferencialmente engenheiros e arquitetos. Os interessados deverão inscrever-se pelo site https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, até as 12h do dia 17 de setembro. A seleção dos participantes será mediante sorteio eletrônico. A ESMPU custeará a participação dos servidores lotados fora da capital federal.

Atividade A programação contará com estudos sobre os aspectos gerais da Norma Regulamentadora n. 18 – que trata das condições e do meio ambiente de trabalho na indústria da construção –, as principais causas de acidentes, o trabalho em altura, os dispositivos de ancoragem, o uso de absorvedores de energia e os principais aspectos da saúde do trabalhador na construção civil.

O curso discutirá ainda a regulamentação da construção civil na Comunidade Europeia, com foco na transposição da diretiva de canteiros na Espanha, palestra ministrada por representante do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene daquele país. Entre os palestrantes brasileiros, estarão integrantes do Grupo de Estudo de Maximização da Eficiência Agroindustrial (GEMAE), auditores fiscais e médicos do trabalho.

A Escola emitirá certificado para os participantes que obtiverem frequência mínima de 85%. Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital e a programação.