Dia do Servidor: cinedebate aborda perspectivas e desafios do trabalho

Encontro virtual analisou as possíveis mudanças no serviço público trazidas pelas novas tecnologias
publicado: 28/10/2020 17h58 última modificação: 29/10/2020 12h25
Ilustração

Para comemorar o Dia do Servidor Público (28/10), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu o cinedebate ”Eu, servidor 4.0?”. A palestra foi conduzida pela trainer, Master Coach Executive e analista judiciária do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Bárdia Tupy. Em razão da reserva de direitos autorais de imagem e vídeo, a atividade foi realizada pela plataforma Zoom e não houve gravação.

O filme francês “Intocáveis”, dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, foi escolhido como ponto de partida para a reflexão sobre gestão de mudanças e comportamento em frente das adversidades. Bárdia abordou os ciclos naturais da vida pessoal e profissional e, para isso, dividiu o filme em três momentos: situação de desilusão e dor; transição e novos hábitos; e ressignificação para novos horizontes.

“As profissões serão exercidas de maneira diferente com a automatização. A inteligência intra e interpessoal serão essenciais para diferenciar os profissionais. Ter conexão, ligação com as pessoas. Philippe contratou Driss porque este o tratou de igual para igual. A aceitação é algo que todos procuramos”, disse sobre os personagens do filme.

As servidoras da ESMPU Nadya Gomes, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP), e Valdirene Xavier, chefe do Núcleo de Cadastro e Lotação de Pessoal, foram as moderadoras da atividade.