Disponíveis novas videoaulas da ESMPU

A questão do trabalho infantil e as discussões acerca da judicialização da política são os temas dos dois novos módulos de aulas. Material pode ser acessado no canal da Escola no YouTube e na Videoteca da instituição.
publicado: 18/06/2014 13h11 última modificação: 31/03/2017 17h30

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou nesta quarta-feira, 18 de junho, em seu canal no YouTube, dois novos módulos de Videoaulas. O material também está disponível na Videoteca da ESMPU, no link https://escola.mpu.mp.br/integra.

O primeiro módulo trata da questão do trabalho infantil (clique aqui para acessar). Em três aulas, são discutidos, entre outros temas, o conceito de trabalho infantil, os limites de idade para o trabalho, os prejuízos do trabalho precoce, os aspectos legais relacionados ao tema, a atuação do Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), os mitos e as verdades acerca do trabalho infantil. As aulas são ministradas pelo procurador do Trabalho Rafael Dias Marques, coordenador nacional da Coordinfância.

Tema atual e polêmico no meio jurídico, a judicialização da política é debatida no outro módulo de videoaulas (acesse aqui). Apresentadas pela doutora em direito Evorah Cardoso, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), as seis aulas abordam o conceito de judicialização da política, a relação desse tema com o chamado ativismo judicial, a mobilização social, o papel do Ministério Público, entre outros aspectos.

A proposta das Videoaulas ESMPU é ampliar o alcance do conhecimento transmitido nas atividades acadêmicas da instituição, levando ao público em geral discussões sobre conteúdos atuais em diversas áreas do direito, com foco na atuação do Ministério Público na proteção dos direitos sociais e individuais indisponíveis, na fiscalização da aplicação das leis e na defesa do patrimônio público.

Além desse material, o canal da ESMPU no YouTube (disponível no endereço www.youtube.com/escolampu) reúne vídeos de cursos de aperfeiçoamento realizados em 2013, palestras, três videoaulas sobre o tema “Violência doméstica contra a mulher” e diversos tutoriais sobre como utilizar a internet para fiscalizar a aplicação de recursos públicos.