Notícias

Escola oferece curso sobre investigação de crimes cibernéticos em “EAD Interativo”

Voltado para membros e servidores do MPU, a capacitação acontece de 15 de outubro a 21 de novembro. Inscrições até 17 de setembro
publicado: 06/09/2018 17h08 última modificação: 06/09/2018 17h08
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso “Investigação de crimes cibernéticos”, na modalidade “EAD interativo”. Voltado para membros e servidores do MPU, o treinamento acontece de 15 de outubro a 21 de novembro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.  

A atividade busca desenvolver conhecimentos, habilidades e estratégias para a intervenção dos membros do Ministério Público no combate aos crimes cometidos por meios eletrônicos. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 17 de setembro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br.  

São oferecidas 19 vagas para o MPF (10 para membros e 9 para servidores), 26 para o MPDFT (17 para membros e 9 para servidores), 3 para o MPM (2 para membros e 1 para servidores) e 2 para o MPT (1 para membro e 1 para servidor). A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.  

Com 20 hora-aula, o conteúdo programático vai abordar, dentre outros aspectos: funcionamento da internet no Brasil e no mundo; panorama geral sobre legislação; doutrina e jurisprudência; fraudes bancárias; falsificação e supressão de dados; invasão de dispositivo informático e furto de dados; cyberbullying e revenge porn; terrorismo cibernético; como a discriminação e o preconceito online são tratados na legislação, na doutrina e na jurisprudência; Direitos Fundamentais: liberdade de expressão e igualdade/não-discriminação; especificidades do discurso do ódio nas redes sociais; injúria racial; abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes online; investigação, busca e apreensão; Marco Civil da Internet (Lei. 12.965/2014); e cooperação jurídica internacional. 

O curso será ministrado pela procuradora da República Fernanda Teixeira Souza Domingos.  

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Os certificados serão concedidos aos participantes com frequência mínima de 85% nas atividades.  

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.  

Acesse outras informações pelo edital.  

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300