Notícias

ESMPU acrescenta 11 novos cursos voltados à área meio no Plano de Atividades 2025

Treinamentos foram definidos e estruturados por gestores e especialistas dos ramos. Também foi feita curadoria com cursos já disponíveis nas plataformas da ESMPU e de outras escolas de governo
publicado: 21/05/2025 14h19 última modificação: 21/05/2025 14h37
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) acrescentou 11 novos cursos voltados à área meio no Plano de Atividades (PA) 2025. Os novos treinamentos abrangem temáticas transversais para a gestão pública, com destaque para acessibilidade, contratações públicas, gestão de documentos digitais, segurança da informação, inteligência artificial, LGPD, liderança e qualidade de vida no trabalho. As atividades foram concebidas para aprofundar competências técnicas e fortalecer uma cultura institucional orientada por integridade, equidade, inovação e responsabilidade pública. Clique aqui para acessar os detalhes dos cursos.

A escolha das novas atividades resultou de um processo inédito de análise temática, que mobilizou representantes das áreas de gestão de pessoas dos ramos do MPU, orientadores pedagógicos e especialistas. Esse processo envolveu duas etapas principais. Na primeira, uma comissão inter-ramos analisou e categorizou as 130 indicações de necessidades de treinamento recebidas para a área meio, priorizando aquelas com maior pertinência institucional e potencial de aplicação prática. Posteriormente, em uma segunda fase, se juntaram ao grupo os autores das propostas e orientadores pedagógicos para avaliação da viabilidade e originalidade.

Além dos novos cursos, foi feita uma curadoria dos conteúdos já disponíveis em plataformas de ensino a distância da própria ESMPU e de outras escolas de governo. O objetivo é ampliar o acesso a material relevante e atualizado, evitando sobreposição de esforços e promovendo o uso eficiente dos recursos públicos.

De acordo com a secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão da ESMPU, Renata Souza Mendes Salgueiro, esse novo modelo trouxe ganhos estratégicos para a seleção e organização das atividades acadêmicas. “O processo proporcionou um olhar mais acurado e estratégico para os grupos temáticos de demandas de capacitação. Por exemplo, muita gente pede curso de LGPD, mas nem sempre sabe que temos vários cursos livres e materiais disponibilizados na Plataforma Aprender sobre o tema. Ao percebermos isso, conseguimos racionalizar a oferta e compreender, institucionalmente, o nível de aprofundamento necessário”, explicou.

A diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, reforçou a importância e os avanços da iniciativa para a construção de um planejamento acadêmico colaborativo e estratégico. “Com esse modelo, conseguimos alinhar os cursos oferecidos às reais demandas do MPU, evitando duplicidades, otimizando recursos e promovendo maior articulação entre especialistas dos ramos.”

Os novos cursos serão ofertados nas modalidades assíncrona, síncrona e híbrida, com cargas horárias que variam de 4 a 60 horas, conforme os objetivos pedagógicos. Os títulos das atividades aprovadas incluem: “Libras no contexto jurídico”, “Conformidade dos registros dos atos de gestão – SIAFI”, “Contratações diretas conforme nova Lei de Licitação e IN 67/2021”, “Fase interna da contratação: da necessidade à execução”, “Gestão e preservação de documentos digitais e uso de tecnologias emergentes nos acervos do Ministério Público”, “Ética e regulamentação e panorama jurídico-tecnológico”, “Controle CIS v.8 14: conscientização sobre segurança”, “Jornada de liderança: etapa 1 – (Líder de si mesmo)”, “MPU em foco: equidade, saúde mental e enfrentamento ao assédio e discriminação” e “Fortalecendo a cultura de integridade e ética no MPU”.

Curadoria – A curadoria especializada reuniu cursos e conteúdos já disponíveis nas principais plataformas de educação a distância da Administração Pública. A seleção inclui atividades oferecidas pela própria ESMPU, por meio da Plataforma Aprender, além das promovidas pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Plataforma Saberes) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Escola Virtual de Governo – EV.G).

Foram contempladas temáticas identificadas como prioritárias durante o processo de análise e planejamento do PA 2025, como acessibilidade, assédio, contratações públicas, gestão documental, liderança, inovação, inteligência artificial, LGPD e qualidade de vida no trabalho. Confira aqui a seleção.

Planejamento acadêmico 2026 – Em breve a ESMPU dará início ao processo de elaboração do seu planejamento acadêmico para o próximo ano. Membros e servidores do MPU que identificarem necessidades de capacitação, seja na área fim ou na área meio, poderão encaminhar sugestões por meio do formulário eletrônico a ser disponibilizado. As propostas devem ser alinhadas aos eixos temáticos e transversais definidos pela Escola, que incluem temas como inovação, integridade, meio ambiente, direitos fundamentais, gênero, raça e melhoria institucional.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300