Notícias

ESMPU amplia prazo para envio de propostas de cursos de pós-graduação

Membros e servidores podem preencher até 27 de julho o formulário eletrônico com sugestão de especialização lato sensu para 2026
publicado: 14/07/2025 14h00 última modificação: 14/07/2025 17h43
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) estendeu o prazo de seleção de propostas de cursos de especialização lato sensu a distância para compor o Programa de Pós-Graduação 2026 (PPG 2026), conforme a Portaria n. 114/2025. A chamada é voltada, exclusivamente, a membros e servidores do MPU com titulação de mestre ou doutor reconhecida no Brasil. Os projetos devem ser preenchidos conforme formulário e encaminhados até 27 de julho, por e-mail, conforme o edital e edital retificado.

Cada proposta deve conter projeto detalhado – com justificativa, objetivos, ementa, bibliografia, corpo docente e metodologia, Currículo Lattes atualizado, diploma da última titulação e comprovante de vínculo do proponente com o MPU. Os cursos devem ter no mínimo 360 horas-aula, com estrutura compatível com os modelos pedagógicos indicados no edital, incluindo objetos de aprendizagem, atividades avaliativas e encontros síncronos. A ESMPU oferece três modelos didáticos distintos, permitindo flexibilidade na formatação das disciplinas.

O proponente será o orientador pedagógico do curso, devendo acompanhar todas as etapas do planejamento, reuniões institucionais, entrega de materiais e ações de divulgação. As duas primeiras disciplinas planejadas e os objetos de aprendizagem deverão ser entregues até 9 de janeiro de 2026, sob pena de cancelamento. Os cursos têm início previsto para 9 de março de 2026.

Além disso, os cursos selecionados só serão efetivamente ofertados se preencherem, no mínimo, 30 vagas. Caso contrário, poderão ser reestruturados como atividades de aperfeiçoamento, a critério da ESMPU. A submissão da proposta implica ciência e concordância com todos os termos do edital.

Plano de Gestão – A iniciativa faz parte do novo Plano de Gestão das Atividades de Pós-Graduação da ESMPU, instituído pela Portaria n. 114/2025, e marca a mudança na forma como a Escola organiza sua oferta de especializações. Pela primeira vez, os cursos – e os que forem reofertados – deverão obedecer a diretrizes claras, definidas de forma participativa, inclusiva e transparente. A proposta é tornar o processo seletivo mais estratégico, democrático e alinhado às demandas institucionais do MPU.

O processo de seleção das propostas envolverá análise técnica e de mérito, com critérios objetivos como viabilidade de execução, aderência ao regulamento acadêmico, relevância temática, qualificação do corpo docente e integração interdisciplinar. As etapas incluem avaliação pela equipe técnica da ESMPU, parecer de um colegiado especializado e deliberação final do Conselho Administrativo da instituição. A previsão é que os cursos aprovados iniciem seu planejamento a partir de setembro.

Programa de Pós-Graduação – Com foco na formação profissional e no fomento à iniciação científica no âmbito do MPU, a ESMPU possui um Programa de Pós-Graduação que oferece cursos lato sensu e stricto sensu. A iniciativa visa formar especialistas e pesquisadores capazes de aprofundar o conhecimento e contribuir para o fortalecimento das atividades institucionais. Atualmente, estão em andamento nove turmas de especialização e quatro de mestrado, sendo duas em Direito, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), e duas em Administração Pública, pela Universidade de Brasília (UnB).

Leia mais

16.6.2025 - ESMPU seleciona propostas de cursos de especialização para Programa de Pós-Graduação 2026
6.6.2025 - ESMPU publica diretrizes para seleção de cursos do Programa de Pós-Graduação

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300