ESMPU assina cooperação com Associação Brasileira de Universidades Comunitárias

O acordo vai permitir a troca de experiência e o intercâmbio de atividades acadêmicas. A Abruc congrega 54 Instituições de Ensino Superior em todo o país.
publicado: 13/05/2008 16h14 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União e a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc) assinaram ontem, 12 de maio, termo de cooperação. O objetivo do acordo é permitir a troca de experiências entre as duas instituições e o desenvolvimento de atividades acadêmicas conjuntas (pesquisas, seminários, palestras e cursos de pós-graduação, entre outras). A Abruc reúne 54 instituições de Educação Superior; entre elas, as Pontifícias Universidades Católicas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Rio de Janeiro.

O termo foi assinado pelo diretor-geral da ESMPU, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, durante a solenidade de abertura do 1º. Fórum de Reitores e Diretores da Abruc e Anec (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil). Segundo ele, o acordo vai permitir que a Escola aprimore suas atividades. “A ESMPU é uma instituição jovem, criada há apenas dez anos. O termo de cooperação possibilitará a troca de experiências e de conhecimento com instituições de ensino de excelência reconhecida”, disse.

A cooperação tem alcance para todas as universidades associadas à Abruc. Pelo termo, a ESMPU e as universidades poderão trabalhar em conjunto para desenvolver estudos, projetos de pesquisa e atividades acadêmicas relacionadas a temas relevantes para o Ministério Público da União. Os assuntos a serem estudados serão sugeridos pela Escola. O termo também possibilita o acesso às bibliotecas e demais instalações das universidades. O acordo não prevê repasses financeiros e é válido por três anos, podendo ser renovado sucessivamente (veja aqui a íntegra do documento).