ESMPU divulga balanço do primeiro ano da atual gestão

Desde junho do ano passado, a Escola promoveu 110 atividades acadêmicas com a participação de mais de nove mil pessoas. Foram editadas dez publicações e realizadas trinta pesquisas. Reunião especial do Conselho Administrativo marcou o aniversário de um ano da gestão.
publicado: 15/06/2007 19h18 última modificação: 31/03/2017 17h19

A atual gestão da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) completou um ano ontem, dia 14 de junho. Para marcar a data, foi realizada uma reunião especial do Conselho Administrativo, com a presença dos coordenadores de ensino dos quatro ramos e da procuradora-geral de Justiça Militar Maria Ester Henrique Tavares, entre outros convidados.

Desde o início da atual gestão, em junho do ano passado, a ESMPU realizou 110 atividades acadêmicas (entre cursos de aperfeiçoamento, seminários, ciclos de palestras e simpósios) em todo o país, com a participação de mais de nove mil pessoas. Além disso, foram firmadas parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras para o desenvolvimento de cursos em áreas estratégicas, como Inteligência, executado pela Escola de Inteligência do Exército, e Técnicas de Entrevista, que será promovido com o apoio do FBI e da Embaixada Americana.

Na área de produção de conhecimento, o balanço aponta que foram concluídos quinze projetos de pesquisa. Outros quinze estão em andamento. Em um ano, a Escola editou dez livros, além do Boletim Científico, publicação trimestral de artigos acerca de matérias jurídicas de interesse do MPU. Onze projetos de publicação estão em análise pela Câmara Editorial Geral da ESMPU, que realizou a primeira reunião ontem.

Uma das propostas da atual gestão da ESMPU é o desenvolvimento de cursos e atividades acadêmicas a distância. A metodologia foi escolhida porque amplia a oferta de cursos e garante o acesso de membros e servidores em todo o país às atividades. Atualmente, quatro cursos, com cerca de duzentos participantes, estão em andamento. Isso inclui o curso de Ingresso e Vitaliciamento para novos procuradores da República e as duas turmas do curso de Especialização em Gestão da Administração Pública, voltado para servidores do MPU. Outras atividades a distância estão em fase de implantação, inclusive dois módulos do Curso para Promoção.

"A idéia é quebrar paradigmas e buscar novas soluções para os problemas. Estamos nos primeiros passos de um longo caminho", ressaltou Rodrigo Janot, diretor-geral da ESMPU e subprocurador-geral da República. Na reunião do Conselho, ele agradeceu a colaboração e apoio dos conselheiros e coordenadores de ensino dos quatro ramos no desenvolvimento dos projetos da Escola. "Sem essa integração e sem a participação dos ramos, os resultados desse primeiro ano de gestão não seriam tão positivos", concluiu.