ESMPU ganha selo de gestão sustentável

Reconhecimento foi feito pelo Ministério do Meio Ambiente como resultado da adoção pela Escola de boas práticas ambientais na Administração Pública
publicado: 12/12/2017 14h29 última modificação: 12/12/2017 14h40
Exibir carrossel de imagens Selo A3P de Sustentabilidade

Selo A3P de Sustentabilidade

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu o selo de sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O selo é resultado da adesão ao programa do MMA de boas práticas ambientais na Administração Pública. Para o diretor-geral da Escola, Carlos Henrique Martins Lima, esse reconhecimento mostra o empenho desta instituição na implantação de políticas sustentáveis.

Com a assinatura do termo, a ESMPU comprometeu-se a adotar o modelo de gestão de sustentabilidade do programa. Na ocasião, foi apresentado um plano de trabalho com ações propostas pela Escola, com prazos de cumprimento de metas e formas de avaliação. O termo de adesão foi formalizado por meio de Extrato de Adesão, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 30 de março de 2016.

O Selo de Monitoramento do Ressoa (sistema de monitoramento de gestão socioambiental do MMA) foi conferido após avaliação dos dados de consumo da Escola no ano de 2016. Foram avaliados o consumo de água, papel, copos descartáveis e gastos com transporte aéreo e terrestre.

As medidas adotadas pela ESMPU são de responsabilidade da Assessoria de Sustentabilidade, vinculada à Secretaria de Administração (SA) e incluem ações como a gestão adequada dos resíduos, com a destinação do material reciclável para cooperativas de catadores; a contenção do desperdício de água; a promoção do consumo consciente de energia; e a inclusão de critérios de sustentabilidade nas contratações de serviços, dando preferência a empresas com ações de responsabilidade ambiental.

As ações de sustentabilidade desenvolvidas também incluem a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.