Notícias
ESMPU recebe avaliadores do MEC para recredenciamento da oferta de especializações
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) está em fase de recredenciamento perante o Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. A instituição recebeu nesta semana, de 17 a 19 de novembro, a comissão de avaliação externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do MEC. A agenda incluiu entrevistas com dirigentes, com a Comissão Própria de Avaliação, além do corpo técnico-administrativo, docentes e discentes. Também contou com visita virtual às instalações, como Biblioteca, auditórios, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência, e análise documental pelos avaliadores.
Entre os indicadores avaliados estão planejamento e desenvolvimento institucional, gestão, corpo social, desenvolvimento profissional, infraestrutura e requisitos legais e normativos. O último recredenciamento ocorreu em 2017, com prazo de validade de oito anos. A instituição recebeu a nota conceito 4, em uma escala máxima de 5.
“Receber a comissão do MEC é uma oportunidade de mostrar o trabalho contínuo da Escola com o propósito de garantir qualidade e compromisso com a formação no âmbito do MPU”, disse a diretora-geral, Raquel Branquinho.
Na reunião com os avaliadores e o corpo dirigente da ESMPU, que marcou o início da avaliação, Branquinho apresentou a missão institucional e as três dimensões centrais de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Também mostrou a trajetória do planejamento acadêmico, construído de forma participativa, e o Painel de Contribuição, ferramenta que monitora a execução das ações finalísticas e de apoio das metas e dos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Clique e confira a apresentação.
Além da diretora-geral, participaram da reunião o integrante do Conselho Administrativo (Conad) Roberto Carlos Batista (promotor de Justiça do MPDFT); os coordenadores de ensino Ricardo José das Mercês Carneiro (procurador do Trabalho) e Silvana Batini (procuradora da República); o membro do Conselho Científico Consultivo da ESMPU Carlos Bruno (procurador da República); os secretários e as assessoras de Gestão Estratégica da Escola.
Conad – Na qualidade de integrante do Conselho Administrativo, Batista ressaltou que pesquisa e extensão são indissociáveis de uma escola de governo e que a ESMPU tem investido para aprimorar e interligar essas duas áreas. Batista também frisou a importância da educação a distância dentro da perspectiva da ESMPU, instituição que tem de atender membros e servidores lotados em todos os estados brasileiros. “Pesquisa e extensão precisam caminhar juntas, e a educação a distância é instrumento decisivo para que isso aconteça com qualidade e amplitude”, afirmou.
Desde a última avaliação do MEC, a ESMPU avançou significativamente na melhoria dos processos e na infraestrutura acadêmica, garantindo eficiência, transparência e qualidade nas especializações oferecidas no Programa de Pós-Graduação. Clique aqui e confira os cursos com inscrições abertas e em andamento.
Leia mais
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300