Notícias

ESMPU recebe delegação do Quênia para assinatura de acordo de cooperação técnica

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (13/9) e contou com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Também participaram do encontro autoridades do Nepal
publicado: 13/09/2019 20h29 última modificação: 13/09/2019 20h36

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), João Akira Omoto, recebeu na tarde desta sexta-feira (13/9) membros da delegação do Quênia. O objetivo do encontro, além de apresentar a instituição para a comitiva, foi a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a ESMPU e o Instituto de Capacitação de Procuradores do Quênia. Também participaram do encontro autoridades da delegação do Nepal. 

A secretária do Ministério Público do Quênia, Dorcas Agik Oduo, reforçou o interesse no acompanhamento e na participação de atividades com foco em temáticas mundiais, tais como Direitos Humanos, crimes cibernéticos e igualdade de gênero. Também esteve na pauta do encontro a necessidade de universalizar o acesso às capacitações por meio da tradução do conteúdo para idiomas estrangeiros. 

Ao apresentar a atuação da ESMPU em ensino, pesquisa e extensão, João Akira destacou A estrutura organizacional da instituição e reforçou a oferta de atividades voltadas para a formação inicial e continuada, além da profissionalização de alto nível de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU). “A ESMPU é a maior escola do sistema de justiça brasileiro e, além de promover a capacitação de membros e servidores, oferece atividades de extensão que são abertas ao público externo e que visam estimular o debate de temas de interesse da sociedade”, completou o diretor-geral. 

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, salientou a importância da parceria e frisou que a ESMPU possui instrumentos de capacitação para atender as necessidades dos procuradores quenianos e os interesses da sociedade civil do país. “Tenho certeza de que essa aliança será proveitosa para todos e asseguro que vocês estão no lugar certo para isso”, concluiu Dodge. 

Também estiveram presentes na reunião, a secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina, a secretária geral do CNMP Cristina Melo, a chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral da República Mara Elisa de Oliveira Breunig e a chefe de gabinete da ESMPU, Marisa Viegas.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300