Inscrições abertas para o curso sobre aprendizagem e qualificação de jovens no socioeducativo

Capacitação traz discussões teóricas e casos concretos com o objetivo de discutir a realidade de jovens que cumprem medidas socioeducativas
publicado: 11/09/2017 12h38 última modificação: 11/09/2017 12h40
Ilustração

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso presencial “Jovens no socioeducativo - aprendizagem profissional e qualificação profissional”. A capacitação acontece de 25 a 27 de outubro, em Brasília, e é dirigida aos membros do MPT, MPDFT e MPF.

O curso busca analisar a atuação do MPT em face a profissionalização de jovens. O treinamento também visa identificar o adolescente vulnerável no contexto brasileiro e a realidade do jovem que cumpre medida socioeducativa.

São oferecidas 22 vagas para o MPT,  duas para o MPDFT e uma para o MPF. Os interessados podem se inscrever até 20 de setembro, às 12h, pelo linkInscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O curso tem 16 horas-aula e vai abordar os seguintes temas: análise teórica da aprendizagem e a prática da atuação do MPT para a oportunidade do direito fundamental; a profissionalização do jovem brasileiro e a aprendizagem profissional; mecanismos que possam incentivar e diminuir custos para a realização da aprendizagem profissional; ato infracional e responsabilização;  o adolescente vulnerável no contexto brasileiro; possibilidades escolares e profissionais de recuperação; realidade do jovem que cumpre medida socioeducativa; assistência estadual ou municipal do jovem que cumpre medida socioeducativa; Lei do Sinase; presídios e jovens; aprendizagem profissional no Sinase e a experiência prática do MPT em Rondônia e no Acre.

A atividade terá como capacitadores a procuradora regional do Trabalho Mariane Josviak, a procuradora do Trabalho Simone Rezende,  o promotor de Justiça do estado do Paraná David Kerber Aguiar, além do administrador Lucas Baldisserotto.

As despesas com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília serão custeadas pela ESMPU. O certificado será emitido aos participantes tiverem atingido, no mínimo, 85% de frequência.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Roteiro do curso