Notícias

Membros e servidores do MPU: quais são suas demandas de treinamento?

Propostas de cursos e seminários podem ser enviadas até 24 de agosto para elaboração do Plano de Atividades 2026 (PA 2026)
publicado: 20/08/2025 16h43 última modificação: 20/08/2025 16h51
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) tem buscado aprimorar a programação acadêmica para promover atividades direcionadas às reais necessidades de treinamento de membros e servidores do MPU. Para isso, precisa conhecer as demandas dos integrantes dos quatros ramos para elaborar o Plano de Atividades 2026 (PA 2026).

Está disponível o formulário para envio de propostas de temas para cursos de curta duração e seminários que atendam às demandas de desenvolvimento profissional de membros e servidores do MPU. A comunidade acadêmica pode encaminhar suas sugestões até 24 de agosto. Clique para acessar o formulário e o edital de chamamento.

A participação dos integrantes do MPU vai permitir um processo de escuta e construção conjunta, alinhado às prioridades estratégicas e aos desafios contemporâneos da atuação ministerial. Dessa forma, a ESMPU busca construir um processo colaborativo, transparente e orientado para resultados formativos efetivos.

Formato – No formulário, a indicação de formato, modalidade ou carga horária é apenas sugestiva. O foco é a identificação de demandas de aprendizagem e temas estratégicos relevantes. Poderão ser apresentadas sugestões de temas relacionados a conhecimentos, habilidades ou atitudes necessárias para a melhoria do desempenho profissional. 

As propostas poderão, ainda, ter como objetivo a aplicação prática de habilidades, o aprofundamento teórico, a disseminação de conhecimento ou a sensibilização e reflexão sobre determinada temática. Caso exista atividade semelhante na Plataforma Aprender ou em outra escola de governo, a sugestão deverá justificar sua ampliação ou aprofundamento. A expectativa é tornar mais eficiente a alocação de recursos pedagógicos e orçamentários na promoção de formações mais efetivas.

Ao final do processo de chamamento, os temas propostos passarão, inicialmente, por análise pedagógica pelo corpo técnico da ESMPU. Posteriormente, as propostas serão priorizadas: pelos coordenadores de ensino nas temáticas destinadas à área finalística; por grupos temáticos, compostos por orientadores pedagógicos sugeridos, e pelas unidades de gestão de pessoas dos ramos para os cursos voltados à área meio; e pela Diretoria-Geral da ESMPU no que se refere às temáticas transversais. Por fim, a equipe de planejamento acadêmico da Escola consolidará as atividades priorizadas e as submeterá ao Conselho Administrativo (Conad) para aprovação.

Candidatos a docentes – Os interessados em se tornar docentes da ESMPU também estão convidados a integrar o Banco de Candidatos a Docentes (Cadoc), que reúne profissionais com experiência acadêmica e prática nas áreas de interesse do MPU. Para 2026, a Escola pretende fortalecer a utilização desse banco, priorizando a seleção de orientadores pedagógicos e capacitadores cadastrados. Saiba mais.

Plano de Gestão Acadêmica – O PA 2026 será composto por dois tipos de atividades acadêmicas: cursos de aperfeiçoamento e seminários. O processo é regulamentado pelo Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas de Aperfeiçoamento e Extensão (PGAE) 2026, instituído pela Portaria ESMPU n. 126/2025. Segundo o documento, a avaliação das sugestões deve observar o alinhamento com os objetivos estratégicos do MPU e o impacto institucional esperado; a abrangência do público-alvo; a existência de capacitações similares no mercado; e a atualidade e a urgência temáticas.

As ações formativas deverão estar vinculadas a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: atuação resolutiva; cooperação e relações internacionais; democracia, governança e Estado de Direito; Direito Administrativo e Regulatório; direito à saúde e saúde pública; Direito Civil e Processo Civil; Direito Constitucional e jurisprudência; Direito do Trabalho; Direito Eleitoral e política; Direitos Humanos e Sociais; Direito Penal e Processo Penal; educação, cultura e sociedade; inovação, tecnologia e gestão pública; e meio ambiente e sustentabilidade.

O plano prevê ainda cinco eixos transversais que orientam a abordagem das atividades: gênero, raça e etnia; internacionalização; responsabilidade social; direitos humanos; e melhoria institucional.

Matérias relacionadas: 

16.7.2025 - ESMPU aperfeiçoa formulário para cadastro em Banco de Candidatos a Docentes

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300