Notícias
Novo curso sobre enfrentamento do tráfico de pessoas está disponível na Plataforma Aprender
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibilizou o curso livre “Enfrentamento ao tráfico de pessoas: abordagens transdisciplinares” na Plataforma Aprender. A capacitação faz parte da modalidade Cursos Livres, realizada a distância, sem tutoria, e as atividades podem ser feitas no ritmo do discente. As inscrições são gratuitas, abertas à sociedade, e encerram-se ao final do ano acadêmico. Acesse aqui o projeto pedagógico.
Com 50 horas-aulas, o curso visa apresentar, de forma crítica e abrangente, o fenômeno do tráfico de pessoas, por meio da abordagem dos aspectos históricos, conceituais, sociais e jurídicos, das diversas finalidades e formas de exploração associadas, bem como das políticas públicas e estratégias de enfrentamento interinstitucional. Dessa forma, busca-se o fortalecimento da atuação preventiva, repressiva e de assistência às vítimas.
O curso está dividido em cinco módulos, em que serão discutidos a história da exploração humana e do tráfico de pessoas; as finalidades; e as políticas públicas de enfrentamento. O orientador pedagógico é o procurador regional da República André de Carvalho Ramos.
Como acessar – Atualmente, há 65 cursos disponíveis dos mais variados temas, como segurança da informação, direitos humanos, políticas públicas, processo civil, OKR para o setor público, planejamento, gestão de projetos, violência doméstica, Nova Lei de Licitações e ChatGPT. Todas as atividades oferecidas estão localizadas na aba “Cursos Livres”. É preciso entrar com login e senha para efetuar a inscrição. As capacitações dão direito a certificação para quem obtiver percentual mínimo de aproveitamento de 60%. Clique aqui para acessar.
Para servidores efetivos do Ministério Público da União (MPU), os cursos livres contam como adicional de qualificação. Cada conjunto de ações de treinamento que totalize, pelo menos, 120 horas permite ao servidor fazer jus a adicional de 2,5% sobre o vencimento básico, observado o limite máximo de 5%.
Cursos livres – Desde agosto de 2021, a ESMPU oferece atividades acadêmicas abertas à sociedade, no formato EaD, com direito à certificação. As capacitações são realizadas por plataforma de videoconferência ou transmissão de vídeo. A iniciativa faz parte do contínuo processo de universalizar e democratizar o conhecimento e de promover conteúdo de qualidade acessível a todos.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300