Plantio de ipês por estudantes da rede pública marca a contagem regressiva para o TEDxESMPU Countdown

A ação de sustentabilidade contou ainda com um bate-papo sobre meio ambiente, preservação e características do cerrado
publicado: 03/08/2023 14h55 última modificação: 10/08/2023 13h06
Exibir carrossel de imagens ESMPU recebeu estudantes da rede pública

ESMPU recebeu estudantes da rede pública

Na expectativa da realização do TEDxESMPU Countdown – evento mais aguardado do ano no calendário da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) –, a instituição abriu suas portas, nesta quarta-feira (2/8), para receber cerca de 40 alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) do Riacho Fundo II. Os estudantes foram convidados com intuito de ampliar a compreensão sobre meio ambiente e sustentabilidade, pontos convergentes com a temática do Countdown e com as apresentações dos speakers selecionados para a conferência marcada para 30 de agosto. Saiba mais.

Durante a roda de conversa, as crianças puderam interagir com integrantes da ESMPU e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), havendo acompanhamento de brigadistas ambientais do Distrito Federal. O bate-papo abordou questões ligadas à atuação do Ministério Público, à preservação do meio ambiente, à importância e manutenção do bioma cerrado, à prevenção e riscos de queimadas no DF, à separação de lixo e às orientações para o plantio das mudas de ipês na sede da instituição. Clique aqui para acessar as fotos.

Os temas buscaram provocar nos alunos o entendimento de que os seres humanos são parte da natureza, que precisam aprender a preservá-la. “Fazemos parte do meio ambiente. É muito importante que vocês entendam isso e façam a parte de vocês para que o nosso planeta sobreviva para nossos filhos, nossos netos e para o futuro”, destacou a servidora Emília Andrade, assessora de sustentabilidade da ESMPU.

No solo tipicamente vermelho do cerrado brasiliense, os jovens plantaram ipês rosa, roxo, branco e amarelo da mata – capaz de desenvolver árvores de flores amarelas mais altas que o tradicional. As mudas foram trazidas de um viveiro do Ibram, com capacidade de produção anual de cinco mil árvores destinadas para plantio em parques da cidade e para doação à população.  O adubo natural, especialmente importante para corrigir a acidez da terra, também fez parte do material vindo para o evento.

Ibram – Atividades de conscientização da população fazem parte da atuação do Ibram para educação sobre meio ambiente. O servidor do Ibram Jeovane Oliveira acredita que crianças envolvidas nessas ações “aprendem, pelo contato com a natureza, a ficar mais à vontade, a diferenciar as plantas, a saber a importância que tem a natureza para elas e a esquecer um pouco o celular e a tecnologia”.  Por isso, o instituto também oferece a estudantes de escolas públicas passeios guiados em unidades de conservação do DF, que estão com inscrições abertas.

Importância do cerrado – O cerrado é bioma mais antigo do planeta: já estava presente quando os dinossauros habitavam a Terra. Ele tem uma das maiores biodiversidades do globo e é a unidade biológica mais importante para a existência da água em diversas regiões do Brasil. Atualmente, o cerrado é ameaçado pelas queimadas e pela expansão imobiliária e agropecuária

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu, em 2009, o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Ainda tem dúvidas? Confira o FAQ do TEDxESMPU.

Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e fique por dentro de todas as informações do evento. Conheça também a página oficial do evento: https://escola.mpu.mp.br/tedxesmpu