Português jurídico é tema de curso a distância

O treinamento abordará os aspectos da linguagem jurídica e da competência textual. As aulas serão realizadas de 11 de maio a 19 de junho, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. As inscrições seguem até as 12h do dia 28 de abril.
publicado: 13/04/2015 15h19 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Português Jurídico”, que será realizado de 11 de maio a 19 de junho, na modalidade de educação a distância. O objetivo do curso é fazer com que os participantes sejam capazes de redigir textos jurídicos de forma clara, com argumentação e elementos de coesão e coerência.

Servidores do Ministério Público da União poderão se inscrever até as 12h do dia 28 de abril, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Estão disponíveis 42 vagas para o MPF, 33 para o MPT, 16 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar do curso, os servidores deverão ter disponibilidade mínima de seis horas semanais para dedicação às atividades, além de possuir conhecimentos básicos de internet e facilidade de acesso a banda larga.

Conteúdo – Entre os temas abordados na atividade de 60 horas-aula estão as características da linguagem jurídica e a importância do texto; as padronizações e normalizações; as expressões e o vocabulário; os erros de preciosismo, o rebuscamento e o coloquialismo; e o uso adequado das expressões jurídicas. O curso também apresentará as estruturas e construções do texto; a redação oficial; a revisão textual; o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; e os aspectos gramaticais relacionados ao texto jurídico, como coesão, coerência e pontuação.

Servidores com 85% de frequência mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital de abertura de inscrições.