Posse da nova Direção-Geral da ESMPU acontece nesta sexta-feira, às 11h

publicado: 29/01/2018 11h47 última modificação: 29/01/2018 13h00
João Akira Omoto é procurador regional da República (PRR3/MPF) e será o novo diretor-geral da ESMPU (foto: Antonio Augusto/Secom/PGR)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, convida todos os membros e os servidores do MPU para a solenidade de transmissão de cargo do novo diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o procurador Regional da República João Akira Omoto, e do diretor-adjunto, o procurador do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro. O evento acontece nesta sexta-feira (02/02), a partir das 11h, em Brasília, no auditório Pedro Jorge I da ESMPU (SGAS - Avenida L2 Sul, 604 – Brasília). Acesse o convite.

Ao escolher os dois dirigentes da ESMPU, Raquel Dodge considerou a trajetória profissional dos indicados e a experiência administrativa de ambos. A procuradora-geral, que participará da solenidade de transmissão do cargo, adiantou aos gestores que uma das prioridades deverá ser a conclusão da nova sede da instituição.

João Akira vai substituir o atual diretor-geral, Carlos Henrique Martins Lima, no posto desde 2014. O mandato à frente da Escola será de dois anos.

A ESMPU atua na formação continuada, no aperfeiçoamento e na capacitação técnico-profissional de membros e servidores dos quatro ramos que integram o MPU: MPF, MPT, MPM e MPDFT. A instituição que possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial oferece cursos presenciais e a distância ao quadro de pessoal do MPU. Desde o ano passado, a ESMPU possui credenciamento junto ao Ministério da Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e atualmente oferece cursos nas áreas de Administração e Direito.

Sobre os indicados - João Akira Omoto é procurador regional da República lotado na PRR da 3ª Região. É membro da Câmara de Coordenação e Revisão que trata da temática indígena e comunidades tradicionais (6ª CCR). Além disso, é o atual procurador federal adjunto dos Direitos do Cidadão. Alberto Bastos Balazeiro, indicado para o cargo de diretor-geral adjunto da ESMPU, é procurador do Trabalho desde 2008. Foi procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia nos biênios 2013/2015 e 2015/2017.

* Com informações da Secom/PGR