Notícias

Prorrogadas inscrições de curso sobre promoção do Trabalho Decente, em Belém

Atividade busca prover conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação. Inscrições vão até 25 de outubro.
publicado: 16/10/2018 17h45 última modificação: 16/10/2018 17h45
Ilustração

Ilustração

Foram prorrogadas as inscrições para vagas remanescentes do curso “Promoção do Trabalho Decente – Atuação do Ministério Público Guiada por Evidências e Orientada para Resultados”, que acontece Belém (PA) nos dias 6 e 7 de novembro. Agora, membros e servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região podem se inscrever até às 12h do dia 25 de outubro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br

Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade busca prover conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação, com o fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas as realidades de cada município, circunscrição e região. 

A seleção é por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de membros que estejam em período de férias ou de licença.  

Com 16 horas de programação, o conteúdo do curso traz os seguintes assuntos: conceitos de gestão baseada em evidências, gestão orientada para resultados, data-driven law enforcement, gestão adaptativa, práticas inteligentes (smart practices); aplicabilidade à atuação do Ministério Público (investigações, projetos, programas e indução de políticas); tendências globais e inovações no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs); Ministério Público como "guardião dos dados"; transformando dados brutos em insumos para investigações e projetos de impacto social (uma nova forma de investigar, planejar e intervir sobre contextos complexos); novas formas de diálogo social; bases de conhecimento sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e sua intersecção com a agenda de direitos humanos; novos horizontes para as requisições do Ministério Público; ferramentas digitais guiadas por dados para gestão de investigações (Parquet), planejamento (Estratégico), indução de políticas (Observatórios), monitoramento de compliance (E-Compliance), monitoramento de planos e monitoramento de beneficiários. 

O curso tem como capacitador o procurador do Trabalho, Luis Fabiano de Assis, secretário de Pesquisa e Análise de Informações do Ministério Público do Trabalho e Coordenador do Smartlab e do DataHub do Trabalho Decente. 

Para receber o certificado, o participante deve ter frequência mínima de 85% nas atividades. Para mais informações, acesse o edital. 

Edital   
Roteiro do curso

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300