Rotas de Aprendizagem em Inovação promovem jogo da LGPD para o Ministério Público

Serão quatro turmas, com três horas de duração cada, para membros e servidores do MPU, MPs estaduais e CNMP. É preciso conhecimento prévio da LGPD e ter, preferencialmente, participado de algum curso introdutório sobre o tema
publicado: 20/09/2021 18h08 última modificação: 06/10/2021 13h00
ilustração

[Atualizado em 6.10.2021] Que comecem os jogos! Foi dada a largada para o curso de aperfeiçoamento “Jogo LGPD”, promovido pelo InovaEscola, Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Em outubro, serão quatro turmas de 28 participantes na modalidade EaD síncrona, por meio de plataforma de videoconferência, com três horas de duração cada.

Este é o primeiro curso gamificado do Rotas de Aprendizagem em Inovação. O formato permite a construção do conhecimento por meio de discussão, com alto engajamento dos participantes, ao se colocarem na posição de protagonistas da resolução dos desafios propostos – que são construídos para maximizar o aprendizado.

A atividade é destinada a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP). Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. Para participar é preciso ter disponibilidade para acompanhar a atividade, acesso a computador e a internet banda larga, conhecimentos básicos de internet, conhecimento prévio da Lei Geral de Proteção da Dados Pessoais (LGPD) e ter participado do curso “Introdução à LGPD” da ESMPU ou similar.

O objetivo da capacitação é que o participante consiga interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas; explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD; consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD; estabelecer relações entre casos simulados e situações do dia a dia; reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos; compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD. O capacitador da atividade é o pesquisador Antonio Netto. A orientadora pedagógica é a assessora-chefe do InovaEscola, Diana Leite Nunes.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O curso integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição. O aluno que participar de todas as atividades previstas nas trilhas de aprendizagem do programa terá direito a certificação de reconhecimento. Saiba mais.

Turma I

Data: 6/10, das 9h às 12h