Servidores do MPU já podem se inscrever em curso a distância sobre Português Jurídico

Objetivo é possibilitar aos participantes o desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades de produção de textos jurídicos em linguagem clara, coerente e coesa. Inscrições até 09 de maio
publicado: 27/04/2017 16h30 última modificação: 01/06/2017 12h20
Imagem ilustrativa

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância “Português Jurídico”, voltado para servidores do MPU. Objetivo é possibilitar aos participantes o desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades de produção de textos jurídicos em linguagem clara, coerente e coesa, conforme a norma padrão da língua portuguesa e com a forma e a estrutura adequadas.

A atividade acontece de 07 de junho a 19 de julho no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Os interessados podem se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições e Resultados”, até as 12h do dia 09 de maio. Não é permitida a participação de servidores que estejam em período de férias ou de licença.

Estão sendo oferecidas 43 para o MPF, 34 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção é por sorteio eletrônico.

Com 60 horas, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros aspectos: importância da linguagem na atividade jurídica; vocabulário jurídico; níveis de linguagem; clareza; concisão; formalidade e impessoalidade; objetividade; simplicidade e uniformidade; linguagem jurídica (normalizações, padronizações, expressões e vocabulário); e Novo Acordo Ortográfico.

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à Internet banda larga; e conhecimentos básicos de Internet.

Será emitido certificado para aquele que obtiver frequência mínima de 85% nas atividades.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Plano de aula