Treinamento para membros do MPT aborda riscos psicossociais do trabalho

Atividade busca debater questões relacionadas à saúde mental do trabalhador diante das alterações do mundo do trabalho nas últimas três décadas. Inscrições até 16 de janeiro
publicado: 01/12/2016 12h50 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial “Riscos Psicossociais do trabalho e da defesa da saúde mental do trabalhador”. Estão sendo oferecidas 25 vagas para membros do MPT. A atividade acontece entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2017, em Brasília.

O treinamento visa capacitar os membros sobre os riscos psicossociais do trabalho, origens, conceitos, formas e agravos, analisando o cenário trabalhista brasileiro e a conjuntura internacional. Além disso, busca debater as questões relacionadas à saúde mental do trabalhador, especialmente diante das alterações do mundo do trabalho nas últimas três décadas.

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 16 de janeiro pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 16 horas-aula, o treinamento abordará, dentre outros tópicos:  nova morfologia do trabalho: infoproletariado, terceirização e informalidade; materialidade, imaterialidade e valor do trabalho; conceituação, caracterização, legislação,  doutrina e direito comparado sobre riscos psicossociais do trabalho; definição dos tipos de agravos psicossociais; doutrina francesa e nacional; Burnout, Karoshi, stress, assédio moral; métodos de medição e avaliação de riscos psicossociais; estudo de casos e julgados; intensificação do trabalho; história e contexto da Norma Regulamentadora nº17 (NR-17); nova Ergonomia e saúde mental; definição de Riscos Psicossociais introduzida pela NR-17; e dados e avanços nacionais em definição e apuração de Riscos Psicossociais.

As aulas serão ministradas pelo médico do Trabalho e auditor-fiscal do Trabalho Airton Marinho; pela auditora-fiscal do Trabalho Luciana Veloso; pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ricardo Antunes; e pelo professor da Universidade de Brasília (UNB) Sadi Dal Rosso.

Os custos com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas serão arcadas pela ESMPU. Par receber o certificado é necessário 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo