Aperfeiçoamento

publicado 13/12/2020 21h16, última modificação 03/05/2021 18h58

   O curso "Economia e Sociedade Digital: uma introdução", foi ministrado pelo  Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC Edemilson Cruz Santana Junior. 

   À medida que as tecnologias digitais se tornam centrais para a economia global e as empresas de tecnologia passam a exercer um domínio significativo nos mercados, uma compreensão mais abrangente dos problemas políticos, econômicos e sociais contemporâneos exige um estudo das mudanças provocadas pela economia digital. A partir desta compreensão, este curso introdutório procura oferecer uma reflexão crítica sobre o tema. 

Orientador Pedagógico: Pedro Simões

 

AULA 1 (04//11)

TEMAS: 

Unidade 1 – Capitalismo financeiro, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS) e as bases para a digitalização

1.1. Do que trata o curso, como se organiza, que importância têm, como o tema é tratado no debate público

1.2. Contexto. Uma breve história da transformação do capitalismo a partir dos anos 1970: o tripé financeirização, neoliberalismo e reestruturação produtiva

 

AULA 2 (08/11)

TEMAS: 

Unidade 2 – Digitalização e Financeirização: a dimensão estratégica da relação entre finanças e tecnologia para o capitalismo contemporâneo

2.1. A relação entre finanças e tecnologia na evolução do capitalismo

2.2. Uma breve história da internet e o que ela nos revela

 

AULA 3 (18/11)

TEMAS: 

Unidade 2 – Digitalização e Financeirização: a dimensão estratégica da relação entre finanças e tecnologia para o capitalismo contemporâne

2.3. A Finança Digitalizada

2.4. Bitcoin, criptomoedas e NFTs

 

AULA 4 (25/11)

TEMAS: 

Unidade 3 – Automação e Plataformas

3.1. As plataformas Digitais

3.2. A inteligência artificial

    O curso "Considerações sobre a inclusão da vítima nas teorias da pena", ministrado pelo Mestre em Direito Penal e Ciências Criminais Silvio Leite Guimarães Neto, tem como objetivo introduzir o conceito de “neutralização da vítima” e discutir como tal conceito influenciou a ausência da vítima no debate teórico-penal moderno e contemporâneo. Abordar as teorias da pena tradicionais, analisando a consideração destinada à vítima em cada formulação. Apresentar as teorias expressivas da pena e discutir a inserção da vítima nestas formulações. Propor e debater uma teoria da pena baseada na vítima. O curso foi dividido em quatro aulas.

Orientador Pedagógico: Pedro Pouchain

 

AULA 1 (14/11)

TEMAS: 

- A PENA E A VÍTIMA: As teorias da pena e o papel da vítima nas teorias da pena tradicionais.

- AS TEORIAS EXPRESSIVAS DA PENA (1ª Parte): Origem das teorias expressivas da pena, classificação, tradição filosófica, destinatário da pena, função expressiva da pena.

 

AULA 2 (16/11)

TEMAS: 

- AS TEORIAS EXPRESSIVAS DA PENA (2ª PARTE): Classificação, exposição e crítica das teorias; 1º grupo: teorias deontológicas destinadas à sociedade com função denunciatória; 2º grupo: teorias deontológicas destinadas ao infrator com função de censura. 

 

AULA 3 (17/11)

TEMAS: 

- AS TEORIAS EXPRESSIVAS DA PENA (3ª PARTE): continuação: 3º grupo: teorias teleológicas destinadas ao infrator com função de comunicação teleológica; 4º grupo: teorias deontológicas destinadas ao infrator/vítima com função de censura Considerações finais sobre as teorias expressivas 

 

AULA 4 (18/11)

TEMAS: 

- UMA TEORIA DA PENA BASEADA NA VÍTIMA: Introdução. Fundamentos para uma teoria da pena específica aos delitos interpessoais. Elementos para o adensamento de um direito da vítima à satisfação. Crítica a inserção da vítima nas teorias da pena.

  O curso "Convenções partidárias e registros de candidaturas", ministrado pelo Especialista em Direito Eleitoral Marcos Rafael Coelho, tem como objetivo capacitar membros do Ministério Público Eleitoral, assessores de Procuradores da República que atuam nas Procuradorias Regionais Eleitorais, assessores de Promotores Eleitorais e demais interessados no tema. O curso foi dividido em quatro aulas.

Orientador pedagógico: Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves

 

AULA 1 (21/11)

Objetivo: realizar os cálculos dos quocientes eleitorais, quocientes partidários, das cláusulas de desempenho, da regra especial da sobra das cadeiras, bem como diferenciar as situações que envolvem a destinação dos votos na totalização.

 

AULA 2 (22/11)

Objetivo: verificar com exatidão os procedimentos que antecedem a realização das convenções partidárias, bem como os documentos necessários, número de vagas e candidatos, reserva legal por gênero e localizar os indícios relevantes que a jurisprudência considera suficientes à caracterização das candidaturas laranjas. 

 

AULA 3 (23/11)

Objetivo:  analisar as condições de elegibilidade, registrabilidade, prazos para o registro, documentação, dissidência partidária, renúncia, falecimento e demais situações comuns no processamento do RRC.

 

AULA 4 (25/11)

Objetivo: valorar com profundidade as inelegibilidades constitucionais e aquelas infraconstitucionais, alínea por alínea.

   O curso "Perguntas poderosas - Turma 2", foi ministrado pelo Presidente da PMI-DF Gino Terentim. Fazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.

Orientador pedagógico: Vladimir da Matta Gonçalves Borges

 

AULA 1 (16/11)

Objetivo: aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.

 

AULA 2 (17/11)

Objetivo: facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.

 

AULA 3 (18/11)

Objetivo: rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.

 

AULA 4 (25/11)

Objetivo: encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.

 

AULA 5 (29/11)

Objetivo: fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.

 

AULA 6 (16/12)

O curso de aperfeiçoamento "A Atividade de Inteligência e o MP : Desafios contemporâneos na atuação ministerial" tem como objetivo capacitar servidores(as) e membros(as) do Ministério Público do Trabalho a respeito de estratégias de atuação em face de cadeias produtivas que exploram o trabalho infantil.

Orientador pedagógico: Adriano Alves Marreiros e Fábio Costa Pereira

 

AULA 1 (30/11)

Docente: Coronel da Polícia Militar Eduardo Vieira Fernandes

Tema: Inteligência e contrainteligência: conceituação, princípios e emprego 

 

AULA 2 (01/12)

Docente: Procurador de Justiça Fábio Costa Pereira

Tema: A atividade de inteligência, a investigação e o Ministério Público

 

AULA 3 - PARTE 1 (02/12)

Docente: Procurador de Justiça Roberto Alvim

Tema: A "cyber intelligence" e a sua importância para o Ministério Público

 

AULA 3 - PARTE 2 (02/12)

Docente: Procurador de Justiça Fábio Costa Pereira

Tema: A produção do conhecimento probatório

O curso de aperfeiçoamento "Projeto NaMoral - Curso de facilitadores" tem como objetivo capacitar facilitadores para aplicação do NaMoral - O Jogo em ambientes educacionais. O curso foi dividido em 8 aulas. 

Orientador pedagógico: Danielle Araujo de Oliveira


AULA 1 (12/05)

Docentes: Promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdes e Coordenadora do Programa de Extensão NaMORAL Suliane Beatriz Rauber

Conteúdo: NaMoral, a origem: o porquê, o quê e como; Guia do Facilitador; Metodologias ativas; Gamificação.

 

AULA 2 (19/05)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: Roda de Sensibilização e Criação do Herói

 

AULA 3 (26/05)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: DIA D - 3, 2, 1 foi dada alargada!

 

AULA 4 (02/06)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: 1ª Roda - Embaixadores da Integridade

 

AULA 5 (09/06)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: 2ª Roda - Influenciadores da Integridade

 

AULA 6 (16/06)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: 3ª Roda - Influenciadores da Integridade 2

 

AULA 7 (23/06)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: 4ª Roda - Restauradores da Integridade

 

AULA 8 (30/06)

Docente: Suliane Beatriz Rauber

Conteúdos: Dia Expo Integridade