A tomada de decisões no serviço público deve ser imbuída de responsabilidade e racionalidade. Entretanto, a tomada de decisão em sistemas complexos carece de ferramentas, métodos e mentalidades apropriadas para ocorrer de maneira ótima e tempestiva. Esse curso se propõe a apresentar os principais obstáculos para que elas ocorram (como vieses cognitivos e preconceitos), bem como estratégias e instrumentos para potencializar e aprimorar esses processos.
Orientador pedagógico: Tatiana Jebrine
Docente único:Gino Terentim
A aula 1 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 21 de junho, tem como objetivo explorar a abordagem do pensamento sistêmico e a quinta disciplina. Conceituar e exemplificar mapeamento de sistemas.
A aula 2 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 23 de junho, tem como objetivo relacionar cadeias de valor e wardley mapping.
A aula 3 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 28 de junho, tem como objetivo reconhecer e tratar os vieses cognitivos no processo decisório.
A aula 4 sobre gestão e sistemas ordenados, ministrada no dia 29 de junho, tem como objetivo identificar a aplicabilidade de Big Data e ferramentas para análise de dados na gestão e sistemas ordenados. Explicar a construção e avaliação de modelos preditivos.
A aula 5 navegando na complexidade, ministrada no dia 30 de junho, tem como objetivo investigar as temáticas de sense-makiing e extração de narrativas, com future backwards para sinas fracos e estratégia antecipativa.