Direito à Saúde e Saúde Pública

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 17/03/2025 14h09

Processo estrutural: o novo controle judicial de políticas públicas

Ministrada pelos docentes  Antônio do Passo Cabral, Edilson Vitorelli Diniz Lima, Sérgio Cruz Arenhart, Hermes Zaneti Jr.,  Juliana Melazzi Andrade, Leandro Fernandez, Lenna Luciana Nunes Daher, Gabriela Exposito, lançada em 2025

Gravações do curso Processo estrutural: o novo controle judicial de políticas públicas na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 12 a 14 de maio de 2025, que teve por objetivo analisar o precedente do STF que consagrou o processo estrutural no Brasil. Identificar as características deste tipo de conflito e as técnicas processuais contemporâneas para gerir as investigações e processos judiciais de controle de políticas públicas. Mostrar como conduzir o processo como estrutural desde o inquérito civil, passando pela petição inicial, identificação das provas, participação dos interessados e envolvidos, até o cumprimento da sentença ou acordo.

12.05.25

13.05.25 Manhã

13.05.25 Tarde

14.05.25

Autor: Osmir Antônio Globekner

A tese, de Osmir Antônio Globekner, analisa a equidade nas decisões judiciais sobre acesso à saúde no Brasil, destacando a escassez de fundamentos éticos e bioéticos na alocação de recursos sanitários. O estudo propõe a aproximação entre argumentação bioética e jurídica, buscando tornar as decisões mais eficazes e socialmente justas. Utilizando a abordagem da capacidade de Amartya Sen e Martha Nussbaum, a pesquisa investiga como o Supremo Tribunal Federal (STF) interpreta e aplica o princípio da equidade em saúde. Além disso, explora conceitos como justiça sanitária e saúde como funcionamento e capacidade, analisando o impacto dessas teorias na distribuição de recursos. 

 

O Seminário "Direito ao cuidado: o olhar para quem cuida" foi realizado em 27 de março, no auditório da Escola Superior do MPU, em Brasília-DF. A atividade buscou debater a emergência do direito das pessoas que cuidam de crianças, pessoas com deficiência, idosos, enfermos, bem como discutir o papel do Ministério Público na fiscalização da implementação da Política Nacional de Cuidado como ocupação pública e dever social. Participaram como palestrantes a advogada e professora de Direito do Insper, Anna Ascenção Verdadeiro de Figueiredo; a advogada e docente da Universidade São Judas Tadeu, Marcela Bittencourt Brey; a subprocuradora-geral do Trabalho e vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; a professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB), Hayeska Costa Barroso; a técnica de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Luana Simões Pinheiro; a analista técnica de Política Social da Secretaria Nacional de Cuidado do Ministério do Desenvolvimento Social, Raphaella de Almeida Bandeira; e a procuradora do Trabalho Fernanda Pereira Barbosa. A chefe do Núcleo de Projetos de Cultura e Inovação da ESMPU, Jaqueline Barbosa Pinto Silva, foi a mediadora dos debates. O seminário teve orientação pedagógica da psicóloga do MPU Mariana Queiroz Borges de Andrade.

Enfrentamento da desinformação em saúde
Ministrada pelo docentes, Lucia Pellanda, Luciana Carvalho, Taís Seibt e Raquel Recuero , lançada em 2024

Gravações do curso Enfrentamento da desinformação em saúde na modalidade a distância, no formato síncrono, realizado nos dias 14, 15,16 e 17 de Outubro de 2024, que teve por objetivo: A desinformação desafia processos cívicos e democráticos na sociedade brasileira, como em outras partes do mundo, exigindo que também de profissionais do Direito, em especial aqueles que atuam no MPU, estejam cientes das estratégias e tendências das redes de desinformação, ferramentas tecnológicas e discursivas de que se utilizam e demais aspectos relevantes para a análise de casos concretos que cheguem à instituição.

Aula 01

Aula 02 

Aula 03 

Aula 04 

Riscos à Saúde Humana em Áreas Contaminadas por Substâncias Químicas: Abordagem Integrativa da Saúde e do Ambiente na Perspectiva Constitucional

Lançada em 2024

Gravações do curso Riscos à Saúde Humana em Áreas Contaminadas por Substâncias Químicas: Abordagem Integrativa da Saúde e do Ambiente na Perspectiva Constitucional na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 19 a 21 de junho de 2024, que teve por objetivo discutir questões práticas a respeito dos riscos à saúde do trabalho em áreas contaminadas.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

A terceira edição do projeto Ponto & ContraPonto, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) trouxe para o debate o tema “Direito à saúde e reserva do possível”. O objetivo foi consolidar a pluralidade de ideias e a tolerância ao pensamento diverso no âmbito da ESMPU. O orientador pedagógico da atividade foi o diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto; e os debatedores, os juízes federais Saulo Casali Bahia e Dirley da Cunha Júnior.

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

Estas são as vídeoaulas do curso Impactos da violência. Este curso é ministrado pela Dra. Arielle Sagrillo e lançado em 2023.

O curso tem 4 aulas divididas em partes.

Vídeoaula 1 parte 1 

Vídeoaula 1 parte 2 

Vídeoaula 1 parte 3 

Vídeoaula 1 parte 4 

Vídeoaula 2 parte 1 

Vídeoaula 2 parte 2 

Vídeoaula 2 parte 3 

Vídeoaula 2 parte 4 

Vídeoaula 3 parte 1 

Vídeoaula 3 parte 2 

Vídeoaula 3 parte 3 

Vídeoaula 3 parte 4 

Vídeoaula 4 parte 1 

Vídeoaula 4 parte 2 

Vídeoaula 4 parte 3 

O curso "Direitos fundamentais no contexto de pandemia" tem como objetivo capacitar os membros do MPU a analisar criticamente as principais discussões, evidências, fontes e dados relativos à pandemia do COVID-19, com enfoque final na discussão sobre direitos fundamentais que podem ser aplicados no contexto de pandemias em geral. O curso foi dividido em sete aulas.

 Orientadores Pedagógicos: Ailton Benedito e Tatiana Dornelles

A aula "História das pandemias", ministrada pela docente Doutora em Ciências Cláudia Elizabeth Thompson, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 10 de junho. Tem como finalidade proporcionar o conhecimento do contexto de crises sanitárias anteriores à COVID-19.

 

A aula "Pesquisa científica no contexto da pandemia Covid19", ministrada pelos docentes Doutor em Ciências Biológicas Marcelo Hermes Lima e da Doutora em Ciências Cláudia Elizabeth Thompson, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 10 de junho. Tem como objetivo trazer o conhecimento das experiências de quem empreendeu pesquisas científicas no contexto da pandemia.

 

 

A aula "Política de vacinação e farmacovigilância. Anvisa e Ministério da Saúde", ministrado pelos docentes Gerente-geral de Medicamentos ANVISA Gustavo Mendes Lima e Gerente substituta de Farmacovigilância ANVISA Júlia de Souza Vidal,  durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 10 de junho. Proporciona o conhecimento sobre as principais políticas públicas e direcionamentos encapados pela ANVISA e Ministério da Saúde. 

 

 

A aula "Dados da pandemia", ministrada pelos docentes Doutor em Informática Lorenzo Ridolfi e do Doutor em Psicologia Cognitiva Bruno Campello, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 9 de junho. Traz a capacitação de identificação das fontes de dados oficiais sobre a COVID-19.

 

 

A aula "Consentimento e o dever de esclarecimento médico: reflexos do tratamento", ministrada pelas docentes Doutora em Direito Penal Flávia Siqueira e Doutoranda em Direito Janice Santin, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 9 de junho. Objetiva a identificação do consentimento como instrumento de autonomia do paciente e os pressupostos para uma decisão verdadeiramente autônoma do paciente. Ademais, proporciona o conhecimento do conteúdo e da extensão do dever de esclarecimento médico para a validade do consentimento, com vista a atuação nas repercussões criminais e coletivas a partir de tratamentos médicos. 

 

 

A aula "Divergências médicas e liberdade de profissão", ministrada pelos docentes 2ª Vice-Presidente do CFM Rosylane Nascimento Rocha e Médico e Professor da UFMT Germano Alves, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 10 de junho. Proporcionar o conhecimento ao debate sobre a extensão e limites da autonomia médica e da liberdade da relação médico/paciente.

 

 

A aula "Direitos fundamentais no contexto da pandemia", ministrada pelos docentes Procurador Regional da República Wellington Cabral Saraiva e Procurador da Justiça do MP/SP Carlos Eduardo da Matta, durante o Curso de Aperfeiçoamento "Direitos fundamentais no contexto de pandemias", realizado no dia 10 de junho. Possui como objetivo trazer o conhecimento dos principais fundamentos e justificativas dos posicionamentos divergentes sobre violação a direitos fundamentais e a atuação dos atores do sistema judicial.

 

 

Acesse também os documentos:

 

 

 

 

ORIENTADOR(A) PEDAGÓGICO (A): Fabiano de Moraes e Ana Carolina Morozowski

Aula 1/4

 

Aula 2/4

 

 Aula 3/4

 

Aula 4/4

 

Seminário "O Ministério Público no Enfrentamento da Covid-19: limites e possibilidades com relação ao tratamento precoce", realizado em 3 de setembro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). 

Expositores:  Paulo Gustavo Gonet Branco, Diretor-Geral da ESMPU; Rinaldo Reis Lima, Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público; Fabiano Dallazen, Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União; Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde; Antonio Kalil, Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Francisco Cardoso, Médico infectologista e assistente do Instituto de Infectologia Emílio Ribas; Wellington Cabral Saraiva, Procurador Regional da República; Ailton Benedito, Procurador da República.

Mediadores: Paulo Gustavo Gonet Branco, Diretor-Geral da ESMPU e Leonardo Bessa, Procurador de Justiça do MPDFT.