Direitos Humanos e Sociais

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

Videoaulas do Promotor de Justiça do MPDFT Thiago Pierobom de Ávila, produzida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), para Curso Livre "A atuação do MP na proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar Módulo I: atuação preventiva", com o objetivo de aprofundar os conhecimentos relacionados às relações de gênero e à atuação do Ministério Público perante à violência doméstica e familiar contra a mulher e lançado em abril de 2022.

Vídeoaula 1

Texto Complementar 1

Vídeoaula 2

Texto Complementar 2

 Vídeoaula 3

Texto Complementar 3

Vídeoaula 4

Texto Complementar extra

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O Curso "Direito à Educação e Políticas Públicas" tem como objetivo capacitar o aluno para Aquisição de noções de direito à educação e conhecimento de políticas públicas de educação, foi lançado em outubro de 2019 e ministrada pelo docente Sérgio Pinel

Apresentação

Vídeoaula 1

Texto Complementar 1

Vídeoaula 2

Texto Complementar 2

Vídeoaula 3

Texto Complementar 3

O webinar "Participação e protagonismo infantojuvenil na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes", realizado no dia 30 de abril, buscou apresentar condições para que crianças, adolescentes e jovens exercitem sua autonomia de forma criativa e crítica, com participação democrática. O evento teve como palestrantes o procurador do Trabalho Antônio de Oliveira Lima, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho no Ceará (Coordinfância - MPT/CE) e orientador pedagógico do webinar; o cofundador do Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), Felipe Caetano da Cunha; e a cofundadora do Conapeti Anna Luiza Calixto Amaral.

O diretor-geral adjunto da ESMPU e subprocurador-geral do Trabalho, Manoel Jorge e Silva Neto, e a coordenadora nacional da Coordinfância Luísa Carvalho Rodrigues participaram da abertura da atividade. 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "A acessibilidade e a atuação do Ministério Público" foi lançado em Maio de 2020 com o seguinte objetivo": ao final do curso, o aluno conhecerá os direitos das pessoas com deficiência, em especial os elementos de acessibilidade que permitem a garantia de exercício de outros direitos sob a justificativa de que A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) (Decreto n. 6.949, de 25/agosto de 2009) e a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n. 13.146/2015) apontam que a igualdade de oportunidades e o exercício pleno de direitos exigem o cumprimento de instrumentos de acessibilidade para a garantia da independência e da autonomia da pessoa com deficiência ao meio físico, transporte, informação e comunicação, sendo dever do Ministério Público provê-los internamente a todos os seus membros, servidores, terceirizados e estagiários, garantindo assim mais eficazmente os direitos fundamentais da pessoa com deficiência. 

 

Texto único            

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

Estas são as vídeoaulas do curso Impactos da violência. Este curso é ministrado pela Dra. Arielle Sagrillo e lançado em 2023.

O curso tem 4 aulas divididas em partes.

Vídeoaula 1 parte 1 

Vídeoaula 1 parte 2 

Vídeoaula 1 parte 3 

Vídeoaula 1 parte 4 

Vídeoaula 2 parte 1 

Vídeoaula 2 parte 2 

Vídeoaula 2 parte 3 

Vídeoaula 2 parte 4 

Vídeoaula 3 parte 1 

Vídeoaula 3 parte 2 

Vídeoaula 3 parte 3 

Vídeoaula 3 parte 4 

Vídeoaula 4 parte 1 

Vídeoaula 4 parte 2 

Vídeoaula 4 parte 3 

  O curso "A Convenção de Budapeste e a legislação brasileira", visa capacitar sobre o novo arcabouço jurídico em matéria de crimes cibernéticos e provas eletrônicas.

Orientadora pedagógica: Fernanda Teixeira Souza Domingos

 

AULA 1  (24/10)  

Temas: "Crimes Cibernéticos: Tipos Penais da Convenção de Budapeste no Direito Penal Brasileiro" e "Medidas processuais na Convenção de Budapeste e sua correspondência na legislação brasileira"

Docentes: Melissa Garcia Blagitz e Fernanda Teixeira Souza Domingos

 

AULA 2 (25/10)

Temas: "Cooperação Internacional na Convenção de Budapeste e no Segundo Protocolo Adicional à Convenção de Budapeste" e "Cooperação Jurídica internacional no Brasil: o papel da SCI, o ponto 24x7 da Convenção de Budapeste no Brasil, Eurojust"

Docentes: Pedro Verdelho e Anamara Osório Silva

   O curso "A atuação do Ministério Público do Trabalho no Sistema Interamericano de Direitos Humanos" tem como objetivo compreender os conceitos, mecanismos e atuações no Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH), os quais podem ser úteis no desempenho de suas respectivas atribuições ministeriais, bem como dar conhecimento acerca das experiências internacionais vivenciadas pelos representantes do MPT na Relatoria Especial sobre direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais (REDESCA) da CIDH.

Orientadores pedagógicos:  Renan Bernardi Kalil e Sofia Vilela de Moraes e Silva

 

AULA 1 (18/07)

Docente: Sofia Vilela de Moraes e Silva

Objetivo: compreender a dinâmica de funcionamento do sistema interamericano de direitos humanos e, em específico, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

 

AULA 2 (19/07)

Docente: Sofia Vilela de Moraes e Silva

Objetivo: conhecer a forma de atuação das/os membras/os do MPT na CIDH e a dinâmica de funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

Aula 3 (20/07)

Docente: Renan Bernardi Kalil

Objetivo: conhecer os principais casos que tramitaram na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a forma de atuação das/os membras/os do MPT na CIDH

 

AULA 4 (21/07)

Docente: Renan Bernardi Kalil

Objetivo: conhecer os principais julgados em matéria trabalhista da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O curso "Temas de Direitos Humanos e o controle de convencionalidade aplicado" tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre direitos humanos previstos em tratados e sua aplicação interna, com foco no exercício do controle de convencionalidade pelos diversos órgãos do sistema de justiça, especialmente o Ministério Público.

Orientador pedagógico: André de Carvalho Ramos

 

AULA 1 (20/06)

Docentes: André de Carvalho Ramos e Aline Albuquerque Sant'anna de Oliveira

Temas:  As origens e o desenvolvimento do controle de convencionalidade; A (difícil) relação do Direito Internacional com o Direito Interno; Os sistemas internacionais de direitos humanos, com foco no sistema interamericano; A implementação das deliberações internacionais de direitos humanos no Brasil.

Objetivo: Entender o controle de convencionalidade e seu impacto no Brasil e os processos internacionais de direitos humanos, as deliberações internacionais e a implementação de tais decisões no Brasil.

 

AULA 2 (21/06)

Docente: Cesar Henrique Kluge e Isabel Penido de Campos Machado

Temas:  Jurisprudencia interamerica em direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais (DESCA); Jurisprudência interamericana sobre sistema prisional; As medidas provisórias contra o Brasil.

Objetivo: Entender o conteúdo da jurisprudência interamericana sobre os DESCAs e seus impactos no Brasil . Além disso, entender também o conteúdo da jurisprudência interamericana sobre sistema prisional e seus impactos no Brasil.

AULA 3 (22/06)

Docente: Patricia Fonseca Carlos e  Luiz Guilherme Arcaro Conc

Temas: "Jurisprudência interamericana de direito à saúde" e "A jurisprudência interamericana sobre direitos políticos e democracia"

Objetivo: Entender o conteúdo da jurisprudência interamericana sobre o direito à saúde e seus impactos no Brasil, como também, o conteúdo da jurisprudência interamericana de direitos políticos e democracia.

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Direitos Humanos, tratados internacionais e o controle de convencionalidade na prática do sistema de justiça brasileiro" tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a formação, incorporação e aplicação de tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico interno brasileiro e sua relação com as normas que compõem esse ordenamento, com foco no exercício do controle de convencionalidade pelos diversos órgãos do sistema de justiça, especialmente o Ministério Público. O curso foi dividido em quinze aulas.

Orientador pedagógico: André de Carvalho Ramos

 A aula "Internacionalização dos direitos humanos", ministrada pelo Doutor Lucas Carlos Lima, tem como finalidade discutir criticamente o processo de internacionalização dos direitos humanos, compreender suas origens e a consolidação do sistema universal de direitos humanos, em especial os tratados de direitos humanos da Organização das Nações Unidas e seus respectivos órgãos de monitoramento.

 

A aula "fontes internacionais de direitos humanos e o Brasil", ministrada pelo Doutor Antônio Maués, tem como finalidade refletir sobre o processo de internalização dos tratados internacionais de direitos humanos e sua hierarquia em relação às normas de direito interno segundo a jurisprudência do STF.

 

A aula "Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos", ministrada pela Doutora Isabel Penido de Campos Machado, tem como objetivo discutir criticamente a origem e formação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sua mecânica de atuação, inclusive os efeitos das decisões de seus órgãos em relação ao sistema doméstico de justiça.

 

 

A aula "O papel transformador do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e diálogos jurisdicionais", ministrada pela Doutora Flávia Piovesan, tem como objetivo refletir criticamente sobre as relações travadas entre ordenamentos jurídicos internos e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

 

A aula "controle de convencionalidade", ministrada pelo Procurador Regional da República André de Carvalho Ramos, tem como objetivo refletir sobre a sistemática do controle de convencionalidade no Brasil.

 

A aula "implementação no Brasil de deliberações internacionais de direitos humanos e o papel do MP no controle de convencionalidade", ministrada pelo Procurador do Trabalho César Kluge, tem como finalidade discutir criticamente o papel do Ministério Público no controle de convencionalidade.

 

O curso "Inclusão social e econômica de catadoras e catadores de materiais  recicláveis" tem como objetivo estudar estratégias para a promoção da inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O curso foi dividido em três aulas.

Orientadora pedagógica: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 1 (16/08)

Docente: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 2 (17/08)

Docente: Ileana Neiva Mousinho

 

AULA 3 (18/08)

Docente: Fábio Aurélio Alcure