Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva.

Segurança da Informação na Prática
A presente atividade educacional visa atender ao disposto na Política Nacional de Segurança da Informação - Decreto 9.637/2018, conforme o Art. 3º, Inciso VII, que estabelece como um de seus Princípios a educação como alicerce fundamental para o fomento da cultura em segurança da informação; e o Art. 4º, Inciso V, que estabelece com um de seus Objetivos o de fortalecer a cultura da segurança da informação na sociedade.
Docente Sylvio José Coelho de Souza, ministrada nos dias 1º a 30 de agosto de 2024.

 

Segurança da Informação Aula1

 

Segurança da Informação Aula2

 

Segurança da Informação Aula3

 

Segurança da Informação Aula4

 

Segurança da Informação Aula5

 

Segurança da Informação Aula6.1

 

Segurança da Informação Aula6.2

 

Segurança da Informação Aula7

O curso abordará os princípios e práticas de IA Generativa utilizando o ChatGPT Plus. Os tópicos incluem introdução à IA Generativa, conceitos básicos e avançados, uso de plugins, Advanced Data Analysis, multimodalidade e um mini-projeto de criação de um GPT especializado.

Aula 1,   21 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 2,   22 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 3,   23 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 4,   24 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

Gravações do curso Storytelling de dados: apresentações engajadoras e linguagem simples no trabalho na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 17 e 23 de abril de 2024, que teve por objetivo desenvolver capacidade narrativa em contextos de constante mudança e apresentar informações complexas de maneira clara e concisa.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1

Videoaula 2 

Videoaula 3

Videoaula 4 

Videoaula 5 

Gravações do curso Introdução à Inteligência Artificial e à sua aplicação prática na comunicação social na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 14 a 16 de maio de 2024, que teve por objetivo apresentar a profissionais de comunicação pública do Ministério Público brasileiro conceitos gerais sobre inteligência artificial e sua aplicação prática para que tais profissionais se sintam motivados(as) a avaliar o uso, em seu dia a dia de trabalho, de ferramentas que utilizam essa tecnologia.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1 

Videoaula 2

Videoaula 3

Gravações do curso Acessibilidade Digital na Prática: Planejando e criando conteúdos digitais acessíveis na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado em 07 e 08 de maio de 2024, que teve por objetivo capacitar os servidores e membros do Ministério Público da União a compreender, implementar e promover a acessibilidade digital nos mais diversos materiais produzidos institucionalmente, incluindo websites, vídeos, imagens e documentos.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1

Videoaula 2

O curso "Introdução ao SCRUM e OKR para o setor público", ministrada pelo Professional Agile Coach e OKR Master Nadson Soares de Oliveira e pela Instrutora do método de Gestão por OKRs Sabrina Baes, visa capacitar os participantes a aplicar com confiança e consistência os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas. Espera-se que o OKR capacite os participantes na aplicação segura e consistente dos conceitos, contribuindo para a realização de melhorias concretas. Essas melhorias, por sua vez, têm o potencial de agregar valor significativo aos processos e projetos da instituição, tendo um impacto direto nos resultados e gerando benefícios palpáveis para a sociedade.

O SCRUM por sua vez, traz consigo a transparência, permitindo uma visão clara do progresso do projeto, e a possibilidade de comunicação constante. Sua natureza democrática, permite a equipe participar ativamente na decisão do escopo do trabalho para cada “sprint”. 

Orientador Pedagógico: Paulo Célio Soares da Silva Júnior

 

AULA 1 (06/11)

Tema: Introdução ao OKR

Objetivo: conhecer os detalhes para um implantação de gestão por OKRs bem sucedida

 

AULA 2 (07/11)

Tema: Oficina de OKRs

Objetivo: como então usar OKRs fazer gestão de prioridades

 

AULA 3 (09/11)

Tema: Introdução ao SCRUM

Objetivo: conhecer o Framework SCRUM

 

AULA 4 (10/11)

Tema: Oficina de SCRUM e OKR

Objetivo: Práticas e Aplicação do SCRUM e OKR

O curso "Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público", ministrada pela Designer transdisciplinar Laura Dusi e pela especialista em Design Thinking e Facilitação pela Echos Francisca Limberger, visa preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.

Orientadora Pedagógica: Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan

 

AULA 1 (14/08)

Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.

 

AULA 2 (18/08)

Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.

 

AULA 3 (21/08)

Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.

 

AULA 4 (25/08)

Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.

 

AULA 5 (28/08)

Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. 

 

AULA 6 (01/09)

Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.

 

AULA 7 (04/09)

Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.

 

AULA 8 (06/09)

Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. 

O curso "Inovação no Setor Público: engajamento, liderança e segurança psicológica", ministrada pelo atuante na Assessoria de Desenvolvimento da Estratégia da PGR Diego Oliveira de Souza e pela Mestre em Física Wanessa Sarzedas Marques, visa desenvolver nos membros e servidores conhecimentos e habilidades focadas no engajamento, na liderança e segurança psicológica aplicáveis no contexto de produção de inovação no setor público.

Orientador Pedagógico: Diego Oliveira de Souza

 

AULA 1 (22/11)

Objetivo: compreender os elementos essenciais para promover o engajamento em iniciativas de inovação.

 

AULA 2 (23/11)

Objetivo: conhecer as distintas maneiras de superar barreiras à inovação diante do papel da liderança.

 

AULA 3 (24/11)

Objetivo: compreender a segurança psicológica no ambiente de inovação pública por meio de novas formas de expressão, interação, aprendizagem e pertencimento.

O curso "Liderança Facilitadora: atuar junto para obter melhores resultados", ministrada pela Facilitadora na Enap Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira, visa capacitar membros e servidores do MPU para que sejam facilitadores. Como também, que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.

Orientadora Pedagógica: Raquel Vidal Costa

 

AULA 1 (07/11)

Objetivo: identificar vieses comportamentais que permeiam as relações humanas.

 

AULA 2 (09/11)

Objetivo: conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto e com bases científicas.

 

AULA 3 (14/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação com foco nas demandas de Liderança e gestão de equipes.

 

AULA 4 (21/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de comunicação assertiva por meio de pedidos e necessidades.

 

Aula 5 (23/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.

 

AULA 6 (28/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.

   O curso "Design Thinking Aplicado: como inovar no MP", ministrada pela Mestra em Design Transdisciplinar Laura Dusi, visa aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.

Orientadora pedagógica: Nális Torres de Carvalho

 

AULA 1 (02/10) - "O que é design thinking?"

Objetivo: identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.

 

AULA 2 (04/10) - "Razões pelas quais a pesquisa etnográfica é relevante para o design, foco no ser humano, apresentação do desafio, entendimento do projeto, divisão dos grupos"

Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Identificar a importância de focar no problema.

 

AULA 3 (09/10) - "Criação de guia de pesquisa, teste do canvas de anotações e treinamento em técnicas de entrevista em aula"

Objetivo: planejar e preparar para a pesquisa de campo.

 

AULA 4 (11/10) - "Análise de dados coletados na pesquisa qualitativa, mapa de empatia, redefinição do desafio"

Objetivo: finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto

 

AULA 5 (16/10) - "Criatividade, regras do brainstorming, pensamento lateral, ideação"

Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.

 

AULA 6 (18/10) - "Prototipagem, teste rápido, aceleração da inovação"

Objetivo: finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.

 

AULA 7 (23/10) - "Revisão das etapas e conteúdos anteriores, inovação no setor público e impacto social, cocriação de possibilidades para aplicação no dia-a-dia"

Objetivo: aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.