Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

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publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Gravações do curso Storytelling de dados: apresentações engajadoras e linguagem simples no trabalho na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 17 e 23 de abril de 2024, que teve por objetivo desenvolver capacidade narrativa em contextos de constante mudança e apresentar informações complexas de maneira clara e concisa.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

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Videoaula 2 

Videoaula 3

Videoaula 4 

Videoaula 5 

Gravações do curso Introdução à Inteligência Artificial e à sua aplicação prática na comunicação social na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 14 a 16 de maio de 2024, que teve por objetivo apresentar a profissionais de comunicação pública do Ministério Público brasileiro conceitos gerais sobre inteligência artificial e sua aplicação prática para que tais profissionais se sintam motivados(as) a avaliar o uso, em seu dia a dia de trabalho, de ferramentas que utilizam essa tecnologia.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

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Gravações do curso Acessibilidade Digital na Prática: Planejando e criando conteúdos digitais acessíveis na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado em 07 e 08 de maio de 2024, que teve por objetivo capacitar os servidores e membros do Ministério Público da União a compreender, implementar e promover a acessibilidade digital nos mais diversos materiais produzidos institucionalmente, incluindo websites, vídeos, imagens e documentos.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1

Videoaula 2

O curso "Introdução ao SCRUM e OKR para o setor público", ministrada pelo Professional Agile Coach e OKR Master Nadson Soares de Oliveira e pela Instrutora do método de Gestão por OKRs Sabrina Baes, visa capacitar os participantes a aplicar com confiança e consistência os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas. Espera-se que o OKR capacite os participantes na aplicação segura e consistente dos conceitos, contribuindo para a realização de melhorias concretas. Essas melhorias, por sua vez, têm o potencial de agregar valor significativo aos processos e projetos da instituição, tendo um impacto direto nos resultados e gerando benefícios palpáveis para a sociedade.

O SCRUM por sua vez, traz consigo a transparência, permitindo uma visão clara do progresso do projeto, e a possibilidade de comunicação constante. Sua natureza democrática, permite a equipe participar ativamente na decisão do escopo do trabalho para cada “sprint”. 

Orientador Pedagógico: Paulo Célio Soares da Silva Júnior

 

AULA 1 (06/11)

Tema: Introdução ao OKR

Objetivo: conhecer os detalhes para um implantação de gestão por OKRs bem sucedida

 

AULA 2 (07/11)

Tema: Oficina de OKRs

Objetivo: como então usar OKRs fazer gestão de prioridades

 

AULA 3 (09/11)

Tema: Introdução ao SCRUM

Objetivo: conhecer o Framework SCRUM

 

AULA 4 (10/11)

Tema: Oficina de SCRUM e OKR

Objetivo: Práticas e Aplicação do SCRUM e OKR

O curso "Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público", ministrada pela Designer transdisciplinar Laura Dusi e pela especialista em Design Thinking e Facilitação pela Echos Francisca Limberger, visa preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.

Orientadora Pedagógica: Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan

 

AULA 1 (14/08)

Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.

 

AULA 2 (18/08)

Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.

 

AULA 3 (21/08)

Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.

 

AULA 4 (25/08)

Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.

 

AULA 5 (28/08)

Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. 

 

AULA 6 (01/09)

Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.

 

AULA 7 (04/09)

Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.

 

AULA 8 (06/09)

Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. 

O curso "Inovação no Setor Público: engajamento, liderança e segurança psicológica", ministrada pelo atuante na Assessoria de Desenvolvimento da Estratégia da PGR Diego Oliveira de Souza e pela Mestre em Física Wanessa Sarzedas Marques, visa desenvolver nos membros e servidores conhecimentos e habilidades focadas no engajamento, na liderança e segurança psicológica aplicáveis no contexto de produção de inovação no setor público.

Orientador Pedagógico: Diego Oliveira de Souza

 

AULA 1 (22/11)

Objetivo: compreender os elementos essenciais para promover o engajamento em iniciativas de inovação.

 

AULA 2 (23/11)

Objetivo: conhecer as distintas maneiras de superar barreiras à inovação diante do papel da liderança.

 

AULA 3 (24/11)

Objetivo: compreender a segurança psicológica no ambiente de inovação pública por meio de novas formas de expressão, interação, aprendizagem e pertencimento.

O curso "Liderança Facilitadora: atuar junto para obter melhores resultados", ministrada pela Facilitadora na Enap Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira, visa capacitar membros e servidores do MPU para que sejam facilitadores. Como também, que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.

Orientadora Pedagógica: Raquel Vidal Costa

 

AULA 1 (07/11)

Objetivo: identificar vieses comportamentais que permeiam as relações humanas.

 

AULA 2 (09/11)

Objetivo: conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto e com bases científicas.

 

AULA 3 (14/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação com foco nas demandas de Liderança e gestão de equipes.

 

AULA 4 (21/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de comunicação assertiva por meio de pedidos e necessidades.

 

Aula 5 (23/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.

 

AULA 6 (28/11)

Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.

   O curso "Design Thinking Aplicado: como inovar no MP", ministrada pela Mestra em Design Transdisciplinar Laura Dusi, visa aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.

Orientadora pedagógica: Nális Torres de Carvalho

 

AULA 1 (02/10) - "O que é design thinking?"

Objetivo: identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.

 

AULA 2 (04/10) - "Razões pelas quais a pesquisa etnográfica é relevante para o design, foco no ser humano, apresentação do desafio, entendimento do projeto, divisão dos grupos"

Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Identificar a importância de focar no problema.

 

AULA 3 (09/10) - "Criação de guia de pesquisa, teste do canvas de anotações e treinamento em técnicas de entrevista em aula"

Objetivo: planejar e preparar para a pesquisa de campo.

 

AULA 4 (11/10) - "Análise de dados coletados na pesquisa qualitativa, mapa de empatia, redefinição do desafio"

Objetivo: finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto

 

AULA 5 (16/10) - "Criatividade, regras do brainstorming, pensamento lateral, ideação"

Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.

 

AULA 6 (18/10) - "Prototipagem, teste rápido, aceleração da inovação"

Objetivo: finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.

 

AULA 7 (23/10) - "Revisão das etapas e conteúdos anteriores, inovação no setor público e impacto social, cocriação de possibilidades para aplicação no dia-a-dia"

Objetivo: aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.

   O curso "Comunicação Empática", ministrada pela Tutora da Formação de Conciliadores em EAD Carla Sampaio Grahl, tem como objetivo trazer a compreensão da importância de utilizar a comunicação empática a partir dos pilares da comunicação não-violenta.

 

Orientadora pedagógica: Leila Duarte Lima

 

AULA 1 (27/07)

Objetivos: 

  • Exercer escuta qualificada,
  • Reconhecer os níveis da escuta
  • Distinguir: observação & avaliação, sentimentos & pseudo-sentimentos, necessidades & estratégias, pedidos & exigências

PARTE 1

PARTE 2

 

PARTE 3

 

AULA 2 (28/07)

Objetivos: compreender os conflitos como oportunidade de melhoria nas relações e a importância da escuta empática.

O curso "Teoria dos Jogos aplicadas às decisões diárias" tem como objetivo oferecer elementos para compreensão dos conceitos da Teoria dos Jogos e as suas aplicações nas tomadas de decisões diárias.

Orientador pedagógico: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo

 

AULA 1 (13/06)

Docente: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo

Objetivo: compreender os conceitos da Teoria dos Jogos

 

AULA 2 (14/06)

Docentes: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo e Herivanio Torres Bandeira

Objetivo: compreender e reconhecer a abstração da Teoria dos Jogos quando aplicados a situações reais.

 

AULA 3 (15/06)

Docente: Herivanio Torres Bandeira

Objetivo: reconhecer e identificar as correlações das aplicações da Teoria dos Jogos nas decisões diárias.