Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Autor: Wagner Silva de Araujo

Esta tese de doutorado apresenta um modelo prático e flexível para auxiliar governos na elaboração de estratégias de Governação Eletrônica (EGOV), considerando os rankings internacionais como referência. O estudo investiga como a Tecnologia da Informação pode aprimorar a prestação de serviços públicos, aumentar a transparência e incentivar a participação cidadã. O método foi desenvolvido com base nas metodologias Design Science Research Methodology (DSRM) e Action Design Research (ADR) e testado em diversos contextos, incluindo a formulação de estratégias digitais para São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

A pesquisa resultou em um método estruturado em cinco estágios e cada etapa conta com diretrizes e ferramentas específicas para orientar a formulação da estratégia digital.  

Autor: Renan Bernardi Kalil

A tese analisa as transformações no mundo do trabalho diante do avanço das plataformas digitais, investigando como as ferramentas do Direito do Trabalho podem proteger os trabalhadores nesse novo cenário. O estudo identifica duas formas principais de trabalho no capitalismo de plataforma: o crowdwork, exemplificado pela Amazon Mechanical Turk, e o trabalho sob demanda por aplicativos, representado pela Uber. A pesquisa combina revisão de literatura, análise documental e entrevistas com trabalhadores brasileiros dessas plataformas, revelando aspectos como a autonomia na jornada de trabalho, a relação entre dependência e precariedade, o gerenciamento via algoritmos e a desigualdade econômica entre trabalhadores e empresas. A análise destaca diferenças na execução das atividades entre as duas plataformas e aponta a necessidade de uma nova arquitetura jurídica para oferecer respostas às peculiaridades dessas formas de trabalho. A partir dos achados, a tese propõe a criação de uma legislação especial para o crowdwork e o trabalho sob demanda, classificando os trabalhadores em autônomos, dependentes ou subordinados, com diferentes níveis de direitos para cada categoria.

 

O Direito E A Inteligência Artificial Desafios De Regulação E Aplicação 

Ministrada pelo docentes Marcos Antonio da Silva Costa,Cleber Zanchettin, Geber Ramalho,Carlos Bruno Ferreira da Silva  lançada em 2024

 

Gravações do curso O Direito E A Inteligência Artificial Desafios De Regulação E Aplicação  na modalidade a distância, no formato sincrono*, realizado de 11 a 13 de Dezembro de 2024, que teve por objetivo: Promover o debate em Ciência de Dados sobre o Estado da Arte da IA, o funcionamento dos algoritmos de aprendizagem de máquina, o papel dos dados e as perspectivas de evolução; Aprofundar a discussão sobre os impactos positivos e negativos da IA na sociedade e no Direito, passando em revista alguns dos esforços atuais de regulação da IA no mundo, assim como os princípios éticos que lhes são subjacentes, tais com transparência, privacidade e autonomia.

Aula 1 

 

Aula 02

Aula 03

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva.

Segurança da Informação na Prática
A presente atividade educacional visa atender ao disposto na Política Nacional de Segurança da Informação - Decreto 9.637/2018, conforme o Art. 3º, Inciso VII, que estabelece como um de seus Princípios a educação como alicerce fundamental para o fomento da cultura em segurança da informação; e o Art. 4º, Inciso V, que estabelece com um de seus Objetivos o de fortalecer a cultura da segurança da informação na sociedade.
Docente Sylvio José Coelho de Souza, ministrada nos dias 1º a 30 de agosto de 2024.

 

Segurança da Informação Aula1

 

Segurança da Informação Aula2

 

Segurança da Informação Aula3

 

Segurança da Informação Aula4

 

Segurança da Informação Aula5

 

Segurança da Informação Aula6.1

 

Segurança da Informação Aula6.2

 

Segurança da Informação Aula7

O curso abordará os princípios e práticas de IA Generativa utilizando o ChatGPT Plus. Os tópicos incluem introdução à IA Generativa, conceitos básicos e avançados, uso de plugins, Advanced Data Analysis, multimodalidade e um mini-projeto de criação de um GPT especializado.

Aula 1,   21 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 2,   22 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 3,   23 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

 

Aula 4,   24 de Maio de 2024, Prof. João Alberto de Oliveira Lima

Gravações do curso Storytelling de dados: apresentações engajadoras e linguagem simples no trabalho na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 17 e 23 de abril de 2024, que teve por objetivo desenvolver capacidade narrativa em contextos de constante mudança e apresentar informações complexas de maneira clara e concisa.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1

Videoaula 2 

Videoaula 3

Videoaula 4 

Videoaula 5 

Gravações do curso Introdução à Inteligência Artificial e à sua aplicação prática na comunicação social na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 14 a 16 de maio de 2024, que teve por objetivo apresentar a profissionais de comunicação pública do Ministério Público brasileiro conceitos gerais sobre inteligência artificial e sua aplicação prática para que tais profissionais se sintam motivados(as) a avaliar o uso, em seu dia a dia de trabalho, de ferramentas que utilizam essa tecnologia.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1 

Videoaula 2

Videoaula 3

Gravações do curso Acessibilidade Digital na Prática: Planejando e criando conteúdos digitais acessíveis na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado em 07 e 08 de maio de 2024, que teve por objetivo capacitar os servidores e membros do Ministério Público da União a compreender, implementar e promover a acessibilidade digital nos mais diversos materiais produzidos institucionalmente, incluindo websites, vídeos, imagens e documentos.

*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.

Videoaula 1

Videoaula 2

O curso "Introdução ao SCRUM e OKR para o setor público", ministrada pelo Professional Agile Coach e OKR Master Nadson Soares de Oliveira e pela Instrutora do método de Gestão por OKRs Sabrina Baes, visa capacitar os participantes a aplicar com confiança e consistência os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas. Espera-se que o OKR capacite os participantes na aplicação segura e consistente dos conceitos, contribuindo para a realização de melhorias concretas. Essas melhorias, por sua vez, têm o potencial de agregar valor significativo aos processos e projetos da instituição, tendo um impacto direto nos resultados e gerando benefícios palpáveis para a sociedade.

O SCRUM por sua vez, traz consigo a transparência, permitindo uma visão clara do progresso do projeto, e a possibilidade de comunicação constante. Sua natureza democrática, permite a equipe participar ativamente na decisão do escopo do trabalho para cada “sprint”. 

Orientador Pedagógico: Paulo Célio Soares da Silva Júnior

 

AULA 1 (06/11)

Tema: Introdução ao OKR

Objetivo: conhecer os detalhes para um implantação de gestão por OKRs bem sucedida

 

AULA 2 (07/11)

Tema: Oficina de OKRs

Objetivo: como então usar OKRs fazer gestão de prioridades

 

AULA 3 (09/11)

Tema: Introdução ao SCRUM

Objetivo: conhecer o Framework SCRUM

 

AULA 4 (10/11)

Tema: Oficina de SCRUM e OKR

Objetivo: Práticas e Aplicação do SCRUM e OKR

O curso "Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público", ministrada pela Designer transdisciplinar Laura Dusi e pela especialista em Design Thinking e Facilitação pela Echos Francisca Limberger, visa preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.

Orientadora Pedagógica: Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan

 

AULA 1 (14/08)

Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.

 

AULA 2 (18/08)

Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.

 

AULA 3 (21/08)

Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.

 

AULA 4 (25/08)

Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.

 

AULA 5 (28/08)

Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. 

 

AULA 6 (01/09)

Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.

 

AULA 7 (04/09)

Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.

 

AULA 8 (06/09)

Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia.