Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarFazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.
Orientador pedagógico: Tatiana Jebrine
Docente único: Gino Terentim
O módulo 1, ministrado dia 31 de maio, tem como objetivo aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.
O módulo 2, ministrado dia 02 de junho, tem como objetivo facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.
O módulo 3, ministrado dia 09 de junho, tem como finalidade rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.
A parte 1 do módulo 4, ministrado dia 14 de junho, tem como foco encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.
A parte 2 do módulo 4, ministrado dia 15 de junho, tem como foco fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.
Material complementar: Perguntas poderosas
O curso "Capacitação eletiva orientada 01 - Na Moral: Consciência para a integridade viva" tem como objetivo fazer com que os discentes conheçam, vivenciem e se capacitem para a aplicação do modelo presencial da Eletiva 1 do Projeto NaMoral. O curso foi dividido em 14 aulas.
Orientadora pedagógica: Danielle Araujo de Oliveira
AULA 1 (05/04)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 2 (12/04)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 3 (19/04)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 4 (26/04)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 5 (03/05)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 6 (10/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 7 (17/05)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 8 (24/05)
Docente: Alice Novaes
AULA 9 (31/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 10 (07/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 11 (14/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 12 (21/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 13 (28/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 14 (05/07)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
O Design Comportamental é uma abordagem para desenho de contextos e tomada de decisão, por meio de técnicas e ferramentas das ciências comportamentais. Para isso, é necessário mapear e atuar na complexidade dos sistemas, entendendo e agindo no que impossibilita a ação. Esta é uma atividade prática, com aulas expositivas dialogadas com dinâmicas remotas de grupo, que visa possibilitar ao aluno aprender a identificar os vieses comportamentais que permeiam as decisões do dia a dia de trabalho, mapear as barreiras comportamentais e como ultrapassá-las e redesenhar o contexto para mitigar os impactos dos comportamentos e vieses indesejáveis em um projeto de intervenção real.
Orientador pedagógico: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
Docente único: Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira
A aula 1, ministrada em 03 de junho, tem como objetivo identificar vieses comportamentais e explicar o design comportamental, bem como reconhecer os principais conceitos das ciências comportamentais.
A aula 2, ministrada em 06 de junho, tem como objetivo elaborar o mapeamento do contexto e produzir a definição do problema.
A aula 3, ministrada em 13 de junho, tem como objetivo construir um diagnóstico do cenário, compreender a jornada dos atores e seus vieses.
A aula 4, ministrada em 20 de junho, tem como objetivo desenhar uma solução com reestruturação do contexto da tomada de decisão.
A atividade busca capacitar membros do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Orientador pedagógico: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
Docente único: Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira
Por que fazemos o que fazemos? Vieses Comportamentais, hábitos e valores que influenciam nossas escolhas e a tomada de decisão. Teremos a Economia Comportamental como base teórica. Ferramentas práticas apoiadas na Teoria da Persuasão de Robert Cialdini e no Design Emocional de Donald Norman.(31/03)
O Design Comportamental, o que é e como pode ajudar na condução de processos de mudança e inovação.(01/04)
A facilitação como filosofia para condução de grupos. Teorias e atividades práticas com base na Teoria de David Strauss – STEPS (space, time, eventfulness, product e style). A metodologia de facilitação com alma, que tem como base o design comportamental.(04/04)
A comunicação como veículo para acesso ao outro – comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg. Visão Sistêmica para medir resultados e para a prática de feedbacks. (teoria e conceitos de Alan Kaplan e Adam Kahane).(08/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública.(11/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública - Parte 2.(18/04)
Material complementar:
Dia 1 e 2 - comportamento - liderança facilitadora
Dia 3 - design - liderança facilitadora
Dia 4 - facilitação - liderança facilitadora
A inovação enquanto estratégia necessita de ferramentas para que seja algo consistente, repetível e duradouro. Neste quesito as metodologias ágeis tem mostrado caminhos e soluções amplamente adaptáveis a diferentes ambientes e situações.
A proposta dessa capacitação é desenvolver competências como resolução de problemas, orientação para resultados e comunicação, a partir do conhecimento dos princípios e valores ágeis e de técnicas como o kanban, cynefin, scrum e Lean.
Orientador pedagógico: Bruna Machado Damacena Ribeiro
Docente único: Gino Terentim
Conceituar agilidade e metodologias ágeis; Examinar as correlações e causalidades entre gestão e agilidade; detalhar benefícios da aplicação de metodologias ágeis para uma gestão transformadora.(06/04)
Explicar os tipos de metodologias ágeis, identificando seus pormenores, aplicações e critérios a serem considerados na hora de eleger um tipo.(07/04)
Identificar domínios e modos de ação do framework Cynefin.(11/04)
Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas.(19/04)
Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas - Parte 2.(20/04)
Examinar aspectos relevantes do pensamento crítico e holítistico; explicar ferramentas de análise de problemas e árvore de problemas(26/04)
Material complemetar:
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação II - Change Management
Explorar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação; os instrumentos legais para a promoção da inovação; e como a inovação aberta tem criado novas possibilidades de atuação. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender as potencialidades e o papel do MP em relação às políticas de Ciência Tecnologia & Inovação.
Orientador pedagógico: Raquel Vidal Costa
Docente único: Tatiana Fiuza Dourado Bastos
A aula "A inovação em seu sentido tradicional e a passagem para a inovação aberta" tem como objetivo conhecer conceitos introdutórios sobre o sentido tradicional de inovação e sobre a transição para a inovação aberta e suas novas dinâmicas de atuação (03/04)
A aula "O desenvolvimento das políticas de CT&I e os principais dispositivos da Lei 13.243.2016" tem como objetivo compreender o histórico do desenvolvimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como os principais dispositivos e avanços da Lei 13.243/2016.(04/04)
A aula "Startups e a nova dinâmica de atuação via Sandbox" tem como objetivo conhecer o conceito de startups, edtechs, legal techs e as operações de inovação aberta via Sandbox.(06/04)
Material complementar:
Atividade aula 1 - Bibliografia aula 01 - ESMPU - Aula 01 - Inovação
Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(15/03)
Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
Docente: Antonio Netto
Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(09/03)
Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
Docente: Antonio Netto
Esse curso propõe-se a preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.
Orientador pedagógico: Hanna Iwamoto de Thuin
Docentes: Laura Dusi e Francisca Limberger
A aula 1 "Introdução", ministrada dia 03 de junho, tem como objetivo identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.
A aula 2 "Introdução", ministrada dia 06 de junho, tem como objetivo reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.
A aula 3 "
", ministrada dia 10 de junho, tem como objetivo conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia
A aula 4 "
", ministrada dia 13 de junho, tem como objetivo identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.
A aula 5 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 20 de junho, tem como objetivo conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. O que são sinais fracos.
A aula 6 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 24 de junho, tem como objetivo como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.
A aula 7 "
", ministrada dia 27 de junho, tem como objetivo utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.
A aula 8 "
", ministrada dia 1º de julho, tem como objetivo identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. Por onde começar.O curso "Gestão de mudanças - Turma 1/2022", ministrado pelo presidente de certificação PMI - DF Gino Terentim, tem como objetivo "Uma vez estabelecida cultura e o pensamento ágil, um próximo passo possível é escolher diferentes áreas de aplicação como gestão de projetos, de pessoas, e, por que não, aplicar agilidade na gestão de mudanças? No mundo atual de volatilidade, complexidades e surpresas é necessário buscar novas formas de otimizar os processos de tomada de decisão com foco no papel do líder. Este curso procura preencher essa lacuna, com objetivo de continuar a formação na temática da agilidade, com um foco bem definido na gestão da mudança e nos requisitos para o seu sucesso: comunicação, compreensão dos processos e liderança". O curso foi dividido em cinco aulas.
Orientadora pedagógica: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
AULA 1 (03/05)
Objetivo: Conhecer os conceitos relacionados a gestão de mudanças, leading change e XRL8.
AULA 2 (05/05)
Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos e princípios relacionados a CNV. Ademais, conhecer e ser capaz de elaborar um plano de gestão de mudanças com base na matriz ADKAR.
AULA 3 (09/05)
Objetivo: Entender e demonstrar a aplicação dos modelos de difusão da inovação de E.Rogers e Lean Change Management.
AULA 4 (11/05)
Objetivo: Identificar a importância dos feedbacks e os princípios observáveis para que ele seja construtivo. Ademais, demonstrar habilidade de se expressar emocionalmente e, de maneira empática, observar e interagir com os pares.
AULA 5 (13/05)
Objetivo: Conhecer Wardley Maps e implementá-los em contextos reais.