Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarA Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, em 17 de junho, outra roda de conversa para celebrar o primeiro aniversário do InovaEscola. O encontro apresentou os principais resultados do 1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP, um projeto exploratório realizado por meio de contratação do Instituto Veredas.
Moderador da atividade, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Guilherme Almeida, cofundador do GNova – laboratório de inovação pioneiro do Governo Federal, falou sobre a importância da inovação no setor público. A líder de Inovação e Estratégia da ESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, e o diretor-executivo adjunto do Instituto Veredas, Davi Romão, apresentaram os principais resultados do diagnóstico.
A orientadora pedagógica da atividade foi a assistente do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA/SECIN) da ESMPU Fernanda Ferreira Filgueiras.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 13 de julho, o webinar "Compliance e Integridade no Ministério Público". O encontro buscou debater temas correlacionados ao compliance no âmbito do MP e suas implicações dentro dos parâmetros de atuação institucional.
Os debatedores convidados foram o advogado Marcelo Zenkner, o procurador regional da República José Roberto Pimenta Oliveira, o advogado e consultor em compliance Carlos Fernando dos Santos Lima e o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Henrique da Rosa Ziesemer. O orientador pedagógico da atividade foi o procurador da República Alexandre Schneider.
Fruto de uma parceria entre a ESMPU e o MPDFT, o Projeto NaMoral visa apresentar para o Ministério Público Brasileiro, bem como aos diversos segmentos da sociedade civil, comunidade acadêmica e escolar, empresários, etc.. uma oportunidade para se levar a cultura da integridade aos jovens em ambientes escolares, esportivos ou sociais. Dessa forma, compartilhar um pouco da história, propósitos e estratégias de como o Projeto NaMoral, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, leva vivências práticas de ética, integridade e cidadania aos jovens, construindo ecossistemas de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da Integridade.
Orientadora Pedagógica: Promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdes
Seminário de apresentação do Projeto:
Conferência 2: Como se formam o Sentido e o Significado: o signo linguístico?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 3: Os tempos éticos. As revoluções das maneiras de ser
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 4: Não somos mais quem um dia fomos
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 5: A Inteligência Artificial: seus efeitos sobre a humanidade
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 6: As perguntas que eu gostaria de fazer sobre: Nascimento, Educação, Adolescência, Trabalho, Mulher, Família, Amor e Morte. Como serão em TERRADOIS?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 7: O que numa democracia atual pode-se esperar de vocês?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministra Carmem Lúcia
Conferência 8: É necessária uma lei de Defesa do Estado Democrático de Direito?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Miguel Reale Júnior
Conferência 9: MP: órgão de acusação e fiscal da Lei? O olhar da Cidadania
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Jornalista Heraldo Pereira
Conferência 10: Como a constituição protege a democracia? Quem protege a constituição de seus inimigos? Qual o papel das instituições contra majoritárias?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Oscar Vilhena Vieira
Conferência 12: MP: Busca do consenso ou articulação das diferenças?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministro Dias Toffoli
Seminário realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União.
Docente: Manoel Belchior
Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva
Objetivo do curso: Conhecer e aplicar os princípios da negociação integrativa na busca do consenso.
Docente: Leila Duarte Lima
Aula 1 - Conceitos de negociação, Quadro de administração de conflitos, estilos de negociação.
Parte 1:
Parte 2
Aula 2 - Diálogo e outras formas de comunicação. Comunicação não-violenta.
Parte 1
Parte 2
Aula 3 - Negociação Distributiva. Negociação Integrativa.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Aula 4 - Fases do planejamento da negociação. Principais bloqueios da negociação.
Parte 1
Parte 2
Objetivo do curso: Expandir a atuação nas cadeias produtivas contra a escravidão
Orientador Pedagógico: Vinícius Moreira
Docente: Gino Terentim
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Curso realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União. Docente: Weskley Rodrigues dos Santos
O projeto “Ponto & ContraPonto” tem como objetivo fomentar a diversidade de ideias e o pluralismo por meio de debates que estimulam a convivência harmoniosa, o respeito a valores alheios e a tolerância entre visões, perspectivas e teorias do Direito. Com encontros periódicos, a iniciativa pretende estimular o debate entre especialistas sobre diversas temáticas e interpretações jurídicas.
Na primeira edição do projeto , o procurador regional da República, e mestre em Direito pela PUC-RS, Douglas Fischer e o procurador regional da República, e doutor em Direito pela PUC-SP, Paulo de Souza Queiroz debateram “As funções do Direito Penal: Garantismo x Abolicionismo”. A mediação do debate foi feita pelo subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu em 10 de maio, o webinar “Projeto NaMoral – integridade, ética e cidadania”. O objetivo foi compartilhar, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, vivências práticas de ética e cidadania com jovens, construindo um ecossistema de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da honestidade.
A orientadora pedagógica da atividade e uma das idealizadoras da iniciativa foi a promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdés. O projeto ganhou o segundo lugar no Prêmio CNMP, edição 2020, na categoria “Redução da corrupção” e foi selecionado para participar da 17ª edição do Prêmio Innovare.