Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarAtividade acadêmica gravada em outubro de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica Nális Torres de Carvalho com o objetivo de uma vez estabelecida cultura e o pensamento ágil, um próximo passo possível é escolher diferentes áreas de aplicação como gestão de projetos, de pessoas, e, por que não, aplicar agilidade na gestão de mudanças? No mundo atual de volatilidade, complexidades e surpresas é necessário buscar novas formas de otimizar os processos de tomada de decisão com foco no papel do líder. Este curso procura preencher essa lacuna, com objetivo de continuar a formação na temática da agilidade, com um foco bem definido na gestão da mudança e nos requisitos para o seu sucesso: comunicação, compreensão dos processos e liderança.
AULA 1 (21/09)
Objetivo: Conhecer os conceitos relacionados a gestão de mudanças, leading change e XRL8.
AULA 2 (22/09)
Objetivos: Conhecer e aplicar conceitos e princípios relacionados a CNV; Conhecer e capacitar a elaborar um plano de gestão de mudanças com base na matriz ADKAR.
AULA 3 (26/09)
Objetivo: Entender e demonstrar a aplicação dos modelos de difusão da inovação de E.Rogers e Lean Change Management.
AULA 4 (28/09)
Objetivos: Identificar a importância dos feedbacks e os princípios observáveis para que ele seja construtivo ; Demonstrar habilidade de se expressar emocionalmente e, de maneira empática, observar e interagir com os pares.
AULA 5 (30/09)
Objetivo: Conhecer Wardley Maps e implementá-los em contextos reais.
Atividade acadêmica gravada em outubro de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica André de Araujo Rosa Cruz com o objetivo de capacitar a compreensão das possibilidades e limitações do uso da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da Administração Pública, com emprego de linguagem não técnica é possível entender os principais conceitos, técnicas e estratégias empregados em IA. Para isso, durante o treinamento foram analisados casos com exemplos concretos para construção do conhecimento e compreensão das técnicas, algoritmos, tipos de IA, necessidade da governança e gestão de dados, com uma abordagem inovadora respeitando o aprendizado individual. Não é escopo desta capacitação o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas com o uso da IA, mas sim o desenvolvimento da competência de inovar no serviço público através do conhecimento sobre IA, com ampliação das habilidades de comunicação eficaz, argumentação, atitude de confiança e proatividade na proposição e uso da IA no MPU. O curso foi dividido em 3 (três) aulas.
AULA 1 (26/09)
Objetivos: Identificar e segregar fatos de presunções a respeito de IA; Identificar correlação entre Governança e Gestão de dados, em particular, sua contribuição para IA; Demonstrar relevância da literacia de dados.
AULA 2 (28/09)
Objetivos: Identificar e contrastar conceitos relacionados a Machine Learning; Identificar e analisar características relacionadas a Inteligência Artificial e processamento de dados.
AULA 3 (30/09)
Objetivos: Discutir principais desafios e tendências relacionados a IA; Discutir boas práticas e possibilidades de aplicação de IA voltados para o MPU.
Atividade acadêmica gravada em maio de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Tatiana Jebrine, com o objetivo de oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.
O módulo 1, ministrado dia 31 de maio, tem como objetivo aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.
O módulo 2, ministrado dia 02 de junho, tem como objetivo facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.
O módulo 3, ministrado dia 09 de junho, tem como finalidade rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.
A parte 1 do módulo 4, ministrado dia 14 de junho, tem como foco encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.
A parte 2 do módulo 4, ministrado dia 15 de junho, tem como foco fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.
Material complementar: Perguntas poderosas
Atividade acadêmica gravada em abril de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Danielle Araujo de Oliveira, com o objetivo de fazer com que os discentes conheçam, vivenciem e se capacitem para a aplicação do modelo presencial da Eletiva 1 do Projeto NaMoral. O curso foi dividido em 14 aulas.
AULA 1 (05/04)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 2 (12/04)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 3 (19/04)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 4 (26/04)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 5 (03/05)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 6 (10/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 7 (17/05)
Docente: Antônio Carlos Hencsey
AULA 8 (24/05)
Docente: Alice Novaes
AULA 9 (31/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 10 (07/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 11 (14/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 12 (21/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 13 (28/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
AULA 14 (05/07)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Atividade acadêmica gravada em setembro de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica de Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas, com o objetivo de possibilitar ao aluno aprender a identificar os vieses comportamentais que permeiam as decisões do dia a dia de trabalho, mapear as barreiras comportamentais e como ultrapassá-las e redesenhar o contexto para mitigar os impactos dos comportamentos e vieses indesejáveis em um projeto de intervenção real.
A aula 1, ministrada em 03 de junho, tem como objetivo identificar vieses comportamentais e explicar o design comportamental, bem como reconhecer os principais conceitos das ciências comportamentais.
A aula 2, ministrada em 06 de junho, tem como objetivo elaborar o mapeamento do contexto e produzir a definição do problema.
A aula 3, ministrada em 13 de junho, tem como objetivo construir um diagnóstico do cenário, compreender a jornada dos atores e seus vieses.
A aula 4, ministrada em 20 de junho, tem como objetivo desenhar uma solução com reestruturação do contexto da tomada de decisão.
Atividade acadêmica gravada em março de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas, com o objetivo de capacitar membros do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Por que fazemos o que fazemos? Vieses Comportamentais, hábitos e valores que influenciam nossas escolhas e a tomada de decisão. Teremos a Economia Comportamental como base teórica. Ferramentas práticas apoiadas na Teoria da Persuasão de Robert Cialdini e no Design Emocional de Donald Norman.(31/03)
O Design Comportamental, o que é e como pode ajudar na condução de processos de mudança e inovação.(01/04)
A facilitação como filosofia para condução de grupos. Teorias e atividades práticas com base na Teoria de David Strauss – STEPS (space, time, eventfulness, product e style). A metodologia de facilitação com alma, que tem como base o design comportamental.(04/04)
A comunicação como veículo para acesso ao outro – comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg. Visão Sistêmica para medir resultados e para a prática de feedbacks. (teoria e conceitos de Alan Kaplan e Adam Kahane).(08/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública.(11/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública - Parte 2.(18/04)
Material complementar:
Dia 1 e 2 - comportamento - liderança facilitadora
Dia 3 - design - liderança facilitadora
Dia 4 - facilitação - liderança facilitadora
Atividade acadêmica gravada em maio de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Bruna Machado Damacena Ribeiro, com o objetivo de desenvolver competências como resolução de problemas, orientação para resultados e comunicação, a partir do conhecimento dos princípios e valores ágeis e de técnicas como o kanban, cynefin, scrum e Lean.
Aula 1 - Conceituar agilidade e metodologias ágeis; Examinar as correlações e causalidades entre gestão e agilidade; detalhar benefícios da aplicação de metodologias ágeis para uma gestão transformadora.(06/04)
Aula 2 - Explicar os tipos de metodologias ágeis, identificando seus pormenores, aplicações e critérios a serem considerados na hora de eleger um tipo.(07/04)
Aula 3 - Identificar domínios e modos de ação do framework Cynefin.(11/04)
Aula 4 - Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas.(19/04)
Aula 5 - Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas - Parte 2.(20/04)
Aula 6 - Examinar aspectos relevantes do pensamento crítico e holítistico; explicar ferramentas de análise de problemas e árvore de problemas(26/04)
Material complemetar:
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação II - Change Management
Atividade acadêmica gravada em maio de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Raquel Vidal Costa, com o objetivo de explorar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação; os instrumentos legais para a promoção da inovação; e como a inovação aberta tem criado novas possibilidades de atuação. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender as potencialidades e o papel do MP em relação às políticas de Ciência Tecnologia & Inovação.
A aula "A inovação em seu sentido tradicional e a passagem para a inovação aberta" tem como objetivo conhecer conceitos introdutórios sobre o sentido tradicional de inovação e sobre a transição para a inovação aberta e suas novas dinâmicas de atuação (03/04)
A aula "O desenvolvimento das políticas de CT&I e os principais dispositivos da Lei 13.243.2016" tem como objetivo compreender o histórico do desenvolvimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como os principais dispositivos e avanços da Lei 13.243/2016.(04/04)
A aula "Startups e a nova dinâmica de atuação via Sandbox" tem como objetivo conhecer o conceito de startups, edtechs, legal techs e as operações de inovação aberta via Sandbox.(06/04)
Material complementar:
Atividade aula 1 - Bibliografia aula 01 - ESMPU - Aula 01 - Inovação
Atividade acadêmica gravada em março de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Sávio Neves do Nascimento, com o objetivo de desenvolver, de forma interativa e dinâmica, competências essenciais para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto do serviço público. Por meio de simulações e desafios baseados em situações próximas da realidade institucional, os participantes são estimulados a refletir, decidir e aplicar os conceitos da LGPD em diferentes cenários.
Docente responsável: Antonio Netto
Atividade acadêmica gravada em março de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Sávio Neves do Nascimento, com o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades e competências no discente:
- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD. (09/03)
Docente: Antonio Netto