Notícias

Aberta seleção de artigos para a obra “Os direitos das vítimas: reflexões e perspectivas”

Iniciativa integra Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, que busca aprimorar a atuação do MP no resgate da dignidade de quem teve seus direitos violados. Trabalhos devem ser enviados até 27/8
publicado: 28/06/2022 14h16 última modificação: 28/06/2022 14h17
Ilustração

Ilustração

Está aberto o prazo, até 27 de agosto, para a seleção de artigos que vão integrar a obra “Os direitos das vítimas: reflexões e perspectivas”. A publicação faz parte das ações do projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do MP Federal (MPF) e da Escola Superior do MPU (ESMPU), que visa lançar luz sobre o tema, estimular o debate e fortalecer o MP brasileiro para a defesa, o acolhimento, a proteção e o amparo às vítimas. Confira o edital.

Os artigos deverão abordar a temática dos direitos fundamentais, especialmente no que tange aos direitos das vítimas de graves violações dos direitos humanos, desastres naturais, calamidades públicas, infrações penais ou atos infracionais. O objetivo da publicação é disseminar conhecimento relevante sobre os direitos das vítimas, no intuito de capacitar membros e servidores do MP brasileiro para aperfeiçoar a qualidade o atendimento e a atuação jurisdicional, assim como servir de fonte de pesquisa para a sociedade.

Requisitos – Serão aceitos textos originais inéditos, adaptados de monografias ou resumos de dissertações e teses, entre outros considerados pertinentes. Os autores deverão proceder à adaptação de seus trabalhos para o formato de artigo antes de submetê-los à apreciação. As propostas deverão ser enviadas por formulário próprio, com todos os campos preenchidos e com os originais do artigo anexados, obrigatoriamente, em formato .doc. e com, no máximo, 30 páginas.

Os textos serão avaliados e selecionados por comitê editorial, sem identificação dos proponentes. A organização será de responsabilidade dos coordenadores do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas: o secretário-geral do CNMP e secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o membro auxiliar da Presidência do CNMP, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; e a membra auxiliar da Secretaria-Geral do CNMP, Juliana Nunes Felix.

A obra coletiva será disponibilizada no Portal da ESMPU, em formato eletrônico, e terá tiragem impressa. Para mais informações ou dúvidas: divep@escola.mpu.mp.br.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas – Nesta segunda-feira (27/6), o CNMP, o MPF e a ESMPU lançaram o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. Além de autoridades do MP brasileiro, o evento contou com a presença de Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008; e de Arnaldo Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação dos Moradores do Mutange, bairro de Maceió (AL) afundado em decorrência da extração de sal-gema por uma petroquímica.

O projeto marca o início da mobilização pela proteção integral das vítimas e de seus familiares, com a divulgação de informações e a busca do aprimoramento da atuação do Ministério Público no atendimento às vítimas, na proteção e no resgate da dignidade de quem teve seus direitos violados.

Confira o edital.
Formulário de inscrição.

Notícias relacionadas

27.6.2022 - “Vítima não tem culpa, deve ser acolhida e respeitada”, defende Augusto Aras em evento
27.6.2022 - Resgate da dignidade: vítimas relatam a importância de apoio e amparo de órgãos públicos
27.6.2022 - Especialista orienta membros dos Ministérios Públicos sobre como prestar acolhimento a vítimas

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300