Notícias

ESMPU apresenta relatório de resultados do último ano

Análise compreende período de setembro de 2021 a setembro de 2022, primeiro ano da gestão do subprocurador-geral da República Alcides Martins
publicado: 16/12/2022 18h47 última modificação: 19/12/2022 18h28

Com o abrandamento da covid-19, no último ano, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) enfrentou o desafio de retomar as atividades presenciais, sem deixar de lado a educação a distância. Dessa forma, a Instituição ofertou diversas atividades acadêmicas híbridas. “O retorno, adaptado ao novo momento vivenciado na nossa sociedade, trouxe desafios. Com dedicação e esforço de todos os integrantes da ESMPU, conseguimos enfrentar as adversidades, com o intuito de desempenhar com eficiência o nosso mister”, destacou o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins.  

Entre setembro de 2021 e setembro de 2022, primeiro ano da gestão de Martins, a ESMPU ofertou 167 atividades acadêmicas, totalizando mais de 36 mil vagas e 1.970 horas de capacitação. Foram 5.800 participantes. O relatório de resultados do período foi dividido em duas partes: gestão acadêmica e gestão institucional. A primeira apresenta os resultados da atividade-fim da Escola: capacitação de servidores e membros do MPU. A segunda traz temas afetos a gestão de pessoas, orçamento, sustentabilidade, comunicação social e tecnologia da informação. Confira aqui o documento na íntegra.  

Desde 2020, ano em que fui agraciado com a designação como diretor-geral adjunto da ESMPU, pude contribuir com os objetivos da Escola para ampliar o acesso às capacitações; estimular a cultura da inovação; estruturar bases sedimentadas para a gestão da informação e do conhecimento; e solidificar a Escola como instituição acadêmica e científica, numa visão sistêmica e evolucionária. Buscamos, de igual modo, estreitar os laços com os quatro ramos do MPU, bem como estabelecer parcerias com instituições nacionais e internacionais”, ressaltou o diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto. 

Gestão acadêmicaNesse período, a ESMPU explorou caminhos para ampliar a atuação e reforçar o seu papel como instituição de ensino e aprendizagem. A fim de atingir esses objetivos, buscou-se ampliar o acesso ao ensino, universalizando o conhecimento produzido, para construir um espaço de inovação, de estímulo à cultura da inovação no Ministério Público e de formação para a inovação; e estruturar a gestão da informação e do conhecimento, bases para a atuação em educação e inovação. 

Em fevereiro de 2022, a ESMPU apresentou o estudo de design etnográfico, realizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da Instituição – e pela startup Catálise Social. O objetivo do trabalho foi conhecer o perfil, as necessidades e as dificuldades dos usuários da Escola, a fim de apontar caminhos para a atuação.  

Em maio de 2022, a ESMPU também realizou o segundo diagnóstico de maturidade de privacidade para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a fim de atender à recomendação dos gestores de que a periodicidade de aplicação ocorresse a cada ano, até atingir o nível que se deseja alcançar, ou seja, “aprimorado”, e para fins de comparação e avaliação da evolução. Como resultado, a Escola obteve nota 0,327 contra 0,25 em 2021, passando do nível “inicial” para o nível “básico”.  

Estratégias de inovação – Como estratégias de inovação para o MPU, a Escola implementou o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, a fim de promover o desenvolvimento de membros e servidores do MP em temáticas relacionadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição; produziu o podcast Rotas&Futuros e promoveu a 1ª Semana de Inovação. Além disso, lançou o Manifesto Inova Ministério Público, cujo propósito é disseminar valores voltados para a inovação, construídos e alinhados de forma coletiva, além de apoiar iniciativas para transformar a atuação institucional e oferecer melhores e relevantes serviços públicos no futuro.  

Gestão institucional – Entre as ações de gestão institucional, destaca-se a implementação do projeto de produção de energia solar fotovoltaica. Foram instalados 203 painéis solares, o que, de acordo com estudos da área técnica, pode representar uma economia de aproximadamente 30% ao mês. A retomada do programa de estágio de nível superior da ESMPU, em abril de 2022, também representou uma conquista. O Programa de Modernização Tecnológica (PMT), que contou com sete projetos, trouxe diversos ganhos para a Instituição ao modernizar as soluções e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) com a utilização de novos recursos tecnológicos. 

Confira aqui o relatório

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300