Notícias

ESMPU divulga relatório de ações do 2º trimestre de 2025

No período, a instituição ofertou mais de 7 mil vagas em 65 atividades de ensino e extensão em temáticas diversas
publicado: 17/07/2025 17h47 última modificação: 17/07/2025 17h47
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou, nesta quinta-feira (17), o painel de contribuição referente ao 2º trimestre de 2025. O documento consolida os principais resultados e avanços institucionais do período, a fim de viabilizar análises estratégicas mais precisas. Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, a iniciativa reafirma o compromisso institucional com a formação de excelência, a inclusão, a pesquisa aplicada e a gestão eficiente. Acesse aqui o documento completo.

Entre os meses de abril e junho, a ESMPU ofertou 7.135 vagas em 57 cursos de aperfeiçoamento e 8 atividades de extensão, e contratou 344 docentes. O acumulado em 2025 totaliza 8,6 mil vagas em 70 cursos e 13 seminários, e a contratação de 407 docentes.

Estão em andamento nove turmas de especialização, quatro de mestrado – sendo duas em Direito, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), e duas em Administração Pública, pela Universidade de Brasília (UnB) – e quatro pesquisas institucionais. Também foi realizada uma pesquisa de interesse em cursos de pós-graduação, que contou com 868 respostas.

Parcerias internacionais – Outro destaque é a internacionalização da ESMPU: quatro ações com instituições estrangeiras foram promovidas no 1º semestre, superando a meta do período. O Seminário Internacional Brasil-Alemanha abriu o ano letivo da Escola, e seus participantes foram convidados a submeter artigos científicos à Revista da ESMPU (RESMPU)Cinco trabalhos já foram recebidos, sendo quatro escritos em alemão, o que reforçou a parceria com a Embaixada da Alemanha, que ficou responsável pela tradução. O intuito é publicá-los em alemão e português.

Também foram ofertados o curso de pós-graduação lato sensu “Direito Probatório Contemporâneo”, fruto da parceria com a Universidade de Girona (Espanha), e dez bolsas parciais no curso “Diplomatura superior em desafíos actuales para los derechos humanos en Latinoamérica”, da Universidad Nacional del Oeste (Argentina).

Produção de conteúdo – A produção de conteúdo audiovisual se manteve elevada, com 715 videoaulas gravadas e/ou editadas no período e 47 gravações no estúdio. A divulgação institucional acompanha o ritmo das atividades acadêmicas: foram realizadas 462 postagens nas redes sociais e publicadas 128 notícias externas.

Os indicadores estratégicos de ensino e extensão registraram desempenho expressivo: 88,7% das atividades de ensino previstas foram executadas no período, e a taxa de execução das ações de extensão chegou a 100%. Outro avanço foi o aumento da produção científica: quatro artigos foram publicados nos periódicos da instituição no 2º trimestre, totalizando sete no 1º semestre.

Destaque – No período, destacam-se a elaboração do Plano de Gestão de Atividades de Pós-Graduação 2026, que inaugura um novo modelo para o planejamento das especializações; o lançamento da “Coleção Conexões em Direitos Humanos”, em parceria com o Conselho Nacional do MP (CNMP) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e a adoção do identificador digital único e permanente, o Digital Object Identifier (DOI), nas publicações científicas. Também ganhou relevância a nova seção do Boletim Científico “Estudos do Programa de Pós-Graduação da ESMPU”.

Campeãs de interesse – As atividades mais procuradas do trimestre revelam o interesse crescente por temáticas contemporâneas. O curso “ChatGPT – Funcionalidades para o desempenho do Ministério Público”, na modalidade EaD síncrona, registrou 653 inscrições para 30 vagas. Já o curso “Inteligência Artificial aplicada ao Direito” recebeu 409 inscrições para 60 vagas. Entre os eventos híbridos, destacaram-se os seminários “O trabalho em frigoríficos – 12 anos da NR-36”, com 579 inscritos e 1,5 mil visualizações no YouTube, e “O controle de espécies exóticas invasoras no Brasil”, que ultrapassou 2,4 mil visualizações no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300