Semana de Inovação: segundo dia discute engajamento no serviço público e cultura analítica na era da informação

Atividade acadêmica vai até esta quinta-feira (9/6) com palestras sobre as principais tendências da inovação em serviços
publicado: 08/06/2022 19h36 última modificação: 09/06/2022 18h44
Foto: Divulgação/ESMPU

Construir relações de confiança para aumentar a motivação e melhorar o engajamento de colaboradores no ambiente de trabalho; desenvolver pensamento analítico; e estabelecer uma cultura orientada por dados para auxiliar a tomada de decisão. Esses foram alguns dos assuntos debatidos no segundo dia de atividades da 1ª Semana de Inovação, promovida pelo InovaEscola, Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), na tarde desta quarta-feira (8/6). Com transmissão ao vivo pelo canal da ESMPU no YouTube, o encontro segue até esta quinta-feira (9/6) com palestras sobre as principais tendências da inovação em serviços. Confira a programação completa.

A psicóloga e fundadora do LA-BORA! gov, Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas do Ministério da Economia, Luana Faria, abriu o primeiro bloco de atividades com a palestra “A experiência do servidor como fator determinante para a melhoria das entregas à sociedade”. Ela afirmou que o pilar da motivação nas organizações públicas está na confiança, que precisa ser construída de forma colaborativa e diária. “Um time é formado por um grupo de pessoas que precisam confiar umas nas outras. Isso aumenta o engajamento e a capacidade de mensurar e melhorar o desempenho dos processos”, completou.

Comportamentos que promovem confiança De acordo com Faria, o impacto da geração de confiança no ambiente de trabalho, que se reflete no aumento ou na diminuição do engajamento dos colaboradores, está ligado à atuação de pessoas que ocupam posição de liderança. Ela citou a importância de comportamentos de gestão que promovem a confiança, destacando o reconhecimento da excelência por meio de feedbacks positivos, o exercício da escuta, o encorajamento das habilidades e a necessidade de reconhecer que expor a vulnerabilidade é também uma atitude corajosa e verdadeira. “Quando existe confiança de que ninguém será punido ou humilhado por se expor e se mostrar de verdade, há um aumento do engajamento dentro do ambiente de trabalho. Todos esses pontos permitem, também, a criação de uma segurança psicológica”, finalizou.

A segunda palestra do dia contou com o pesquisador de cultura analítica e fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra, que abordou o tema “Cultura analítica: gerando inovação através dos dados”. Para contextualizar o tema, ele chamou atenção para a existência de uma era analítica, que nos últimos 20 anos promoveu a aceleração da tecnologia da informação e resultou em uma nova geração de pessoas orientadas por dados.

Segundo Cappra, a grande modificação do pensamento analítico nas organizações, públicas ou privadas, não está no surgimento de apenas um pilar de dados. “Todas as organizações são baseadas em três pilares: processos, pessoas e tecnologia. A cultura analítica perpassa esses três pilares, e os dados estão presentes em cada um deles, o que faz com que todo ambiente de tomada de decisão, na prática, se torne um laboratório de experimentos contínuo”, acrescentou.

Cappra destacou que, no processo de adoção de técnicas e de práticas analíticas, a cultura analítica acaba ficando para trás da linha do tempo de evolução desse processo. Para ele a metodologia que sustenta uma evolução de cultura analítica é denominada 3P1T e está amparada em três pilares e um elemento de suporte: pessoas, processos, políticas e tecnologia. “A metodologia 3P1T é, essencialmente, baseada em mover a tomada de decisão das pessoas. Isso nos mostra que a mudança que está acontecendo agora não é técnica, mas sim comportamental, e a mudança na cultura analítica se dá pela adaptação de uma linguagem mais amigável, com a adoção de novos hábitos e o desenvolvimento de um pensamento analítico em tudo que a gente faz”, concluiu.

InovaEscola – A 1ª Semana de Inovação da ESMPU marca os dois anos de existência do InovaEscola e resulta do estudo de design etnográfico, realizado em 2021, em que os usuários sugeriram uma semana da inovação como forma de criar um espaço de oxigenação para que membros e servidores conectem-se, aperfeiçoem-se e expandam seus horizontes.

Matéria relacionada

7.6.2022 - Tiago Mattos e Bruno Rizardi abrem a 1ª Semana de Inovação da ESMPU