Conteúdos com certificação

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "A acessibilidade e a atuação do Ministério Público" foi lançado em Maio de 2020 com o seguinte objetivo": ao final do curso, o aluno conhecerá os direitos das pessoas com deficiência, em especial os elementos de acessibilidade que permitem a garantia de exercício de outros direitos sob a justificativa de que A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) (Decreto n. 6.949, de 25/agosto de 2009) e a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n. 13.146/2015) apontam que a igualdade de oportunidades e o exercício pleno de direitos exigem o cumprimento de instrumentos de acessibilidade para a garantia da independência e da autonomia da pessoa com deficiência ao meio físico, transporte, informação e comunicação, sendo dever do Ministério Público provê-los internamente a todos os seus membros, servidores, terceirizados e estagiários, garantindo assim mais eficazmente os direitos fundamentais da pessoa com deficiência. 

 

Texto único            

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Nova Lei de Licitações e Contratos: Duração do Contrato e eventuais ajustes", produzido pelo professor Carlos Henrique Benedito Nitão e lançado em dezembro de 2022, é integrante do Programa de Formação em "Nova Lei de Licitações e Contratos".

Vídeoaula única 

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Nova Lei de Licitações e Contratos: Contratação Direta", produzido pelo professor Ronny Charles Lopes de Torres e lançado em dezembro de 2022, é integrante do Programa de Formação em "Nova Lei de Licitações e Contratos".

Videoaula única 

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Nova Lei de Licitações e Contratos: A montagem dos instrumentos da fase preparatória ESMPU", produzido pela professora Carolina Zancaner Zockun e lançado em dezembro de 2022, é integrante do Programa de Formação em "Nova Lei de Licitações e Contratos".

 

 Videoaula única
  

 

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

Estas são as vídeoaulas do curso Impactos da violência. Este curso é ministrado pela Dra. Arielle Sagrillo e lançado em 2023.

O curso tem 4 aulas divididas em partes.

Vídeoaula 1 parte 1 

Vídeoaula 1 parte 2 

Vídeoaula 1 parte 3 

Vídeoaula 1 parte 4 

Vídeoaula 2 parte 1 

Vídeoaula 2 parte 2 

Vídeoaula 2 parte 3 

Vídeoaula 2 parte 4 

Vídeoaula 3 parte 1 

Vídeoaula 3 parte 2 

Vídeoaula 3 parte 3 

Vídeoaula 3 parte 4 

Vídeoaula 4 parte 1 

Vídeoaula 4 parte 2 

Vídeoaula 4 parte 3 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Nova Lei de Licitações e Contratos: Os critérios de habilitação e seus procedimentos", produzido pela professora Christianne de Carvalho Stroppa e lançado em dezembro de 2022, é integrante do Programa de Formação em "Nova Lei de Licitações e Contratos".

Videoaula 9
   

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Nova Lei de Licitações e Contratos: Objeto da Contratação", produzido pelo professor Rafael Carvalho Rezende Oliveira e lançado em dezembro de 2024, é integrante do Programa de Formação em "Nova Lei de Licitações e Contratos".

 Videoaula 1        

 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

Videoaulas do Promotor de Justiça do MP Eugênio Paes Amorim , produzida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), para o curso de Aperfeiçoamento “Segurança Pública e atenção às vítimas de crimes”.

Ao final do curso o aluno terá ampliado a visão dos Direitos Humanos pela ótica do efetivismo penal e da proibição da proteção deficiente, como vetor ao Estado para o incremento da segurança pública e atenção igualitária às vítimas de crimes.

O material é dividido em quatro partes

Docente: Eugênio Paes Amorim

Videoaula 1                                                                                                                                  


 Texto 1


Videoaula 2 

 
Texto 2


Videoaula 3 

 
Texto 3

Videoaula 4 


Texto Complementar 1
Texto Complementar 2
Texto Complementar 3 

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Formação de orientadores pedagógicos" tem como objetivo capacitar orientadores pedagógicos que atuam na ESMPU, para que possam melhor desenvolver a atividade de concepção de cursos, especialmente para aqueles que ainda não possuem experiências anteriores de estruturação de cursos. A atividade se propõe a ser um apoio para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, permitindo que sejam concebidas atividades que favoreçam o aprimoramento da atuação institucional de membros e servidores do Ministério Público. O curso foi lançado em 17 de novembro de 2022.

Orientadora pedagógica: Ana Carolina Figueiró Longo 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

Aula 1 - "Ensino participativo x Ensino tradicional"

Docente: Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

Aula 2 - "Aprendizagem significativa"

Docente: Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

Aula 3 - "Habilidades e competências"

Docente: Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

Aula 4 - "Planejamento do curso (fase inicial)"

Docente: Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

Aula 5 - "Planejamento do curso (fase intermediária)"

Docente: Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

Aula 6 - "Planejamento do curso (fase final)"

Docente:  Doutora Julia Maurmann Ximenes

 

AULAS EXTRAS

Docente: Mestre Ana Carolina Figueiró Longo

Aula 1 - "Projeto pedagógico - aperfeiçoamento assíncrono"

 

Aula 2 - "Projeto pedagógico - aperfeiçoamento síncrono"

 

Aula 3 - "Projeto pedagógico - extensão"

 

TEXTOS COMPLEMENTARES E QUESTIONÁRIO:

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva

O curso "Direitos Humanos, tratados internacionais e o controle de convencionalidade na prática do sistema de justiça brasileiro" tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a formação, incorporação e aplicação de tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico interno brasileiro e sua relação com as normas que compõem esse ordenamento, com foco no exercício do controle de convencionalidade pelos diversos órgãos do sistema de justiça, especialmente o Ministério Público. O curso foi dividido em quinze aulas.

Orientador pedagógico: André de Carvalho Ramos

 A aula "Internacionalização dos direitos humanos", ministrada pelo Doutor Lucas Carlos Lima, tem como finalidade discutir criticamente o processo de internacionalização dos direitos humanos, compreender suas origens e a consolidação do sistema universal de direitos humanos, em especial os tratados de direitos humanos da Organização das Nações Unidas e seus respectivos órgãos de monitoramento.

 

A aula "fontes internacionais de direitos humanos e o Brasil", ministrada pelo Doutor Antônio Maués, tem como finalidade refletir sobre o processo de internalização dos tratados internacionais de direitos humanos e sua hierarquia em relação às normas de direito interno segundo a jurisprudência do STF.

 

A aula "Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos", ministrada pela Doutora Isabel Penido de Campos Machado, tem como objetivo discutir criticamente a origem e formação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sua mecânica de atuação, inclusive os efeitos das decisões de seus órgãos em relação ao sistema doméstico de justiça.

 

 

A aula "O papel transformador do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e diálogos jurisdicionais", ministrada pela Doutora Flávia Piovesan, tem como objetivo refletir criticamente sobre as relações travadas entre ordenamentos jurídicos internos e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

 

A aula "controle de convencionalidade", ministrada pelo Procurador Regional da República André de Carvalho Ramos, tem como objetivo refletir sobre a sistemática do controle de convencionalidade no Brasil.

 

A aula "implementação no Brasil de deliberações internacionais de direitos humanos e o papel do MP no controle de convencionalidade", ministrada pelo Procurador do Trabalho César Kluge, tem como finalidade discutir criticamente o papel do Ministério Público no controle de convencionalidade.