Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarO curso "Design Thinking", ministrado pelas docentes Laura Dusi e Natália Franzon, tem como objetivo aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções. Ademais, identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia. O curso foi dividido em sete aulas.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (07/06)
Objetivo: Identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.
AULA 2 (09/06)
Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Ademais, identificar a importância de focar no problema.
AULA 3 (14/06)
Objetivo: Planejar e preparar para a pesquisa de campo.
AULA 4 (21/06)
Objetivo: Finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto.
AULA 5 (23/06)
Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.
AULA 6 (28/06)
Objetivo: Finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.
AULA 7 (30/06)
Objetivo: Aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.
O curso "Ciências Comportamentais e Inovação - módulo prático - 2ª parte", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo buscar reunir elementos sobre as possibilidades de intervenção comportamental relevantes para as áreas de atuação do MP e encontrar resposta à pergunta "Quais atividades do MP, na tomada de decisão, estão sujeitas a vieses?". O curso foi dividido em 2 partes.
Orientador Pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
AULA 1 (25/08)
AULA 2 (26/08)
PARTE 2 (26/08)
O curso "Ciências Comportamentais - noções introdutórias", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social pela UFRJ Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito pela UnB Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (17/05)
Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.
AULA 2 (18/05)
Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.
AULA 3 (19/05)
Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.
AULA 4 (20/05)
Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados.
AULA 5 (24/05)
Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais.
AULA 6 (25/05)
Objetivo: Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.
AULA 7 (26/05)
Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos.
AULA 8 (27/05)
Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação.
Ao marcar o aniversário de dois anos do InovaEscola, foi realizada, de 7 a 9 de junho de 2022, a primeira edição da Semana de Inovação da ESMPU. A atividade de extensão contou com palestras virtuais de especialistas conhecidos pelo público. O objetivo foi oferecer aos usuários da Escola conteúdo de ponta e impacto voltados para as principais tendências da inovação em serviços.
Palestra do investigador de futuros, professor da Singularity University (EUA) e cofundador da Aerolito, Tiago Mattos, realizada no dia 7 de junho. |
Palestra do designer, especialista em gestão de projetos e cofundador da Catálise, Bruno Rizardi, realizada no dia 7 de junho. |
Palestra da psicóloga e fundadora do LA-BORA! gov, Luana Faria, realizada no dia 8 de junho. |
Palestra do pesquisador de cultura analítica, autor, empreendedor e fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra, realizada na tarde de 8 de junho. |
Palestra da especialista em economia comportamental e diretora da Kayma Brasil, Thais Gargantini, realizada no dia 9 de junho. |
Palestra da pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers, Ligia Zotini, realizada no dia 9 de junho. |
Orientador pedagógico : Daniela Pereira da Silva
Aula 1
Aula 2.1
Aula 2.2
Aula 3
Aula 4
Orientador pedagógico: Luis Fabiano de Assis
Aula 1.1
Aula 1.2
Aula 2.1
Aula 2.2
Orientador pedagógico: Ricardo Carneiro
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Aula 12
Aula 13
Aula 14
Orientador(a) Pedagógico(a) : Lígia Maria Reis
Facilitador: Gino Terentim
Tutor: Sávio Neves
Aula 1/7
Aula 2/7
Aula 3/7
Aula 4/7
Aula 5/7
Aula 6.1/7
Aula 6.2/7
Aula 7/7
Orientador pedagógico: Carlos Roberto Gomes dos Santos
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, em 15 de junho, uma roda de conversa com o tema “Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições” para celebrar o primeiro aniversário do InovaEscola. A atividade buscou incentivar o debate sobre o contexto de surgimento de laboratórios de inovação no setor público, bem como sua pertinência e relevância na contemporaneidade.
Os debatedores foram a líder de estratégia e inovação da ESMPU Lígia Maria Lopes Sousa Reis; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inovação do MP de Santa Catarina (MPSC) Guilherme Zattar; a servidora pública e gestora do Laboratório de Dados e Inovação do MP do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) Juliana Marques; o promotor de Justiça e coordenador adjunto do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MP do Estado do Ceará (MPCE) André Clark e o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MP do Estado da Paraíba (MPPB) Octávio Paulo Neto.
A assistente do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA/SECIN) da ESMPU Fernanda Ferreira Filgueiras foi a orientadora pedagógica da atividade.