Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

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publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

O curso "Design Thinking", ministrado pelas docentes Laura Dusi e Natália Franzon, tem como objetivo aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções. Ademais, identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia. O curso foi dividido em sete aulas.

Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho

 

AULA 1 (07/06)

Objetivo: Identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.

 

AULA 2 (09/06)

Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Ademais, identificar a importância de focar no problema.

 

AULA 3 (14/06)

Objetivo: Planejar e preparar para a pesquisa de campo. 

 

AULA 4 (21/06)

Objetivo: Finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto. 

 

AULA 5 (23/06)

Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.

 

AULA 6 (28/06)

Objetivo: Finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final. 

 

AULA 7 (30/06)

Objetivo: Aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.

 

 

O curso "Ciências Comportamentais e Inovação - módulo prático - 2ª parte", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo buscar reunir elementos sobre as possibilidades de intervenção comportamental relevantes para as áreas de atuação do MP e encontrar resposta à pergunta "Quais atividades do MP, na tomada de decisão, estão sujeitas a vieses?". O curso foi dividido em 2 partes.

Orientador Pedagógico: Sávio Neves do Nascimento

 

AULA 1 (25/08)

 

AULA 2 (26/08)

 

PARTE 2 (26/08)

O curso "Ciências Comportamentais - noções introdutórias", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social pela UFRJ Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito pela UnB Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.

Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho

 

AULA 1 (17/05)

Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.

 

AULA 2 (18/05)

Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.

 

AULA 3 (19/05)

Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.

 

AULA 4 (20/05)

Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados. 

 

AULA 5 (24/05)

Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais. 

 

AULA 6 (25/05)

Objetivo:  Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.

 

AULA 7 (26/05)

Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos. 

 

AULA 8 (27/05)

Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação. 

Ao marcar o aniversário de dois anos do InovaEscola, foi realizada, de 7 a 9 de junho de 2022, a primeira edição da Semana de Inovação da ESMPU. A atividade de extensão contou com palestras virtuais de especialistas conhecidos pelo público. O objetivo foi oferecer aos usuários da Escola conteúdo de ponta e impacto voltados para as principais tendências da inovação em serviços. 

Orientador pedagógico : Daniela Pereira da Silva

Aula 1

 

Aula 2.1

 

Aula 2.2

 

Aula 3

 

Aula 4

 

Orientador pedagógico: Luis Fabiano de Assis

Aula 1.1

 

Aula 1.2

 

Aula 2.1

 

 Aula 2.2

 

Orientador pedagógico: Ricardo Carneiro

Aula 1

Aula 2

 

Aula 3

 

Aula 4

 

Aula 5

 

Aula 6

 

Aula 7

 

Aula 8

 

Aula 9

 

Aula 10

 

Aula 11

 

Aula 12

 

Aula 13

 

Aula 14

 

Orientador(a) Pedagógico(a) : Lígia Maria Reis
Facilitador: Gino Terentim
Tutor: Sávio Neves

Aula 1/7

 

 

Aula 2/7

 

Aula 3/7

 

Aula 4/7

 

Aula 5/7

 

Aula 6.1/7

 

Aula 6.2/7

 

 Aula 7/7

 

Orientador pedagógico: Carlos Roberto Gomes dos Santos 

 Aula 1

 

Aula 2

 

Aula 3

Aula 4

 

Aula 5

 

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, em 15 de junho, uma roda de conversa com o tema “Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições” para celebrar o primeiro aniversário do InovaEscola. A atividade buscou incentivar o debate sobre o contexto de surgimento de laboratórios de inovação no setor público, bem como sua pertinência e relevância na contemporaneidade.

Os debatedores foram a líder de estratégia e inovação da ESMPU Lígia Maria Lopes Sousa Reis; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inovação do MP de Santa Catarina (MPSC) Guilherme Zattar; a servidora pública e gestora do Laboratório de Dados e Inovação do MP do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) Juliana Marques; o promotor de Justiça e coordenador adjunto do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MP do Estado do Ceará (MPCE) André Clark e o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MP do Estado da Paraíba (MPPB) Octávio Paulo Neto.

A assistente do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA/SECIN) da ESMPU Fernanda Ferreira Filgueiras foi a orientadora pedagógica da atividade.