Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarO curso "Ciências Comportamentais - noções introdutórias", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social pela UFRJ Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito pela UnB Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (17/05)
Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.
AULA 2 (18/05)
Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.
AULA 3 (19/05)
Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.
AULA 4 (20/05)
Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados.
AULA 5 (24/05)
Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais.
AULA 6 (25/05)
Objetivo: Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.
AULA 7 (26/05)
Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos.
AULA 8 (27/05)
Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação.
Ao marcar o aniversário de dois anos do InovaEscola, foi realizada, de 7 a 9 de junho de 2022, a primeira edição da Semana de Inovação da ESMPU. A atividade de extensão contou com palestras virtuais de especialistas conhecidos pelo público. O objetivo foi oferecer aos usuários da Escola conteúdo de ponta e impacto voltados para as principais tendências da inovação em serviços.
Palestra do investigador de futuros, professor da Singularity University (EUA) e cofundador da Aerolito, Tiago Mattos, realizada no dia 7 de junho. |
Palestra do designer, especialista em gestão de projetos e cofundador da Catálise, Bruno Rizardi, realizada no dia 7 de junho. |
Palestra da psicóloga e fundadora do LA-BORA! gov, Luana Faria, realizada no dia 8 de junho. |
Palestra do pesquisador de cultura analítica, autor, empreendedor e fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra, realizada na tarde de 8 de junho. |
Palestra da especialista em economia comportamental e diretora da Kayma Brasil, Thais Gargantini, realizada no dia 9 de junho. |
Palestra da pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers, Ligia Zotini, realizada no dia 9 de junho. |
Orientador pedagógico : Daniela Pereira da Silva
Aula 1
Aula 2.1
Aula 2.2
Aula 3
Aula 4
Orientador pedagógico: Luis Fabiano de Assis
Aula 1.1
Aula 1.2
Aula 2.1
Aula 2.2
Orientador pedagógico: Ricardo Carneiro
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Aula 12
Aula 13
Aula 14
Orientador(a) Pedagógico(a) : Lígia Maria Reis
Facilitador: Gino Terentim
Tutor: Sávio Neves
Aula 1/7
Aula 2/7
Aula 3/7
Aula 4/7
Aula 5/7
Aula 6.1/7
Aula 6.2/7
Aula 7/7
Orientador pedagógico: Carlos Roberto Gomes dos Santos
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, em 15 de junho, uma roda de conversa com o tema “Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições” para celebrar o primeiro aniversário do InovaEscola. A atividade buscou incentivar o debate sobre o contexto de surgimento de laboratórios de inovação no setor público, bem como sua pertinência e relevância na contemporaneidade.
Os debatedores foram a líder de estratégia e inovação da ESMPU Lígia Maria Lopes Sousa Reis; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inovação do MP de Santa Catarina (MPSC) Guilherme Zattar; a servidora pública e gestora do Laboratório de Dados e Inovação do MP do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) Juliana Marques; o promotor de Justiça e coordenador adjunto do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MP do Estado do Ceará (MPCE) André Clark e o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MP do Estado da Paraíba (MPPB) Octávio Paulo Neto.
A assistente do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA/SECIN) da ESMPU Fernanda Ferreira Filgueiras foi a orientadora pedagógica da atividade.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, em 17 de junho, outra roda de conversa para celebrar o primeiro aniversário do InovaEscola. O encontro apresentou os principais resultados do 1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP, um projeto exploratório realizado por meio de contratação do Instituto Veredas.
Moderador da atividade, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Guilherme Almeida, cofundador do GNova – laboratório de inovação pioneiro do Governo Federal, falou sobre a importância da inovação no setor público. A líder de Inovação e Estratégia da ESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, e o diretor-executivo adjunto do Instituto Veredas, Davi Romão, apresentaram os principais resultados do diagnóstico.
A orientadora pedagógica da atividade foi a assistente do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA/SECIN) da ESMPU Fernanda Ferreira Filgueiras.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 13 de julho, o webinar "Compliance e Integridade no Ministério Público". O encontro buscou debater temas correlacionados ao compliance no âmbito do MP e suas implicações dentro dos parâmetros de atuação institucional.
Os debatedores convidados foram o advogado Marcelo Zenkner, o procurador regional da República José Roberto Pimenta Oliveira, o advogado e consultor em compliance Carlos Fernando dos Santos Lima e o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Henrique da Rosa Ziesemer. O orientador pedagógico da atividade foi o procurador da República Alexandre Schneider.