Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarA atividade busca capacitar membros do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Orientador pedagógico: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
Docente único: Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira
Por que fazemos o que fazemos? Vieses Comportamentais, hábitos e valores que influenciam nossas escolhas e a tomada de decisão. Teremos a Economia Comportamental como base teórica. Ferramentas práticas apoiadas na Teoria da Persuasão de Robert Cialdini e no Design Emocional de Donald Norman.(31/03)
O Design Comportamental, o que é e como pode ajudar na condução de processos de mudança e inovação.(01/04)
A facilitação como filosofia para condução de grupos. Teorias e atividades práticas com base na Teoria de David Strauss – STEPS (space, time, eventfulness, product e style). A metodologia de facilitação com alma, que tem como base o design comportamental.(04/04)
A comunicação como veículo para acesso ao outro – comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg. Visão Sistêmica para medir resultados e para a prática de feedbacks. (teoria e conceitos de Alan Kaplan e Adam Kahane).(08/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública.(11/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública - Parte 2.(18/04)
Material complementar:
Dia 1 e 2 - comportamento - liderança facilitadora
Dia 3 - design - liderança facilitadora
Dia 4 - facilitação - liderança facilitadora
A inovação enquanto estratégia necessita de ferramentas para que seja algo consistente, repetível e duradouro. Neste quesito as metodologias ágeis tem mostrado caminhos e soluções amplamente adaptáveis a diferentes ambientes e situações.
A proposta dessa capacitação é desenvolver competências como resolução de problemas, orientação para resultados e comunicação, a partir do conhecimento dos princípios e valores ágeis e de técnicas como o kanban, cynefin, scrum e Lean.
Orientador pedagógico: Bruna Machado Damacena Ribeiro
Docente único: Gino Terentim
Conceituar agilidade e metodologias ágeis; Examinar as correlações e causalidades entre gestão e agilidade; detalhar benefícios da aplicação de metodologias ágeis para uma gestão transformadora.(06/04)
Explicar os tipos de metodologias ágeis, identificando seus pormenores, aplicações e critérios a serem considerados na hora de eleger um tipo.(07/04)
Identificar domínios e modos de ação do framework Cynefin.(11/04)
Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas.(19/04)
Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas - Parte 2.(20/04)
Examinar aspectos relevantes do pensamento crítico e holítistico; explicar ferramentas de análise de problemas e árvore de problemas(26/04)
Material complemetar:
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação
Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação II - Change Management
Explorar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação; os instrumentos legais para a promoção da inovação; e como a inovação aberta tem criado novas possibilidades de atuação. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender as potencialidades e o papel do MP em relação às políticas de Ciência Tecnologia & Inovação.
Orientador pedagógico: Raquel Vidal Costa
Docente único: Tatiana Fiuza Dourado Bastos
A aula "A inovação em seu sentido tradicional e a passagem para a inovação aberta" tem como objetivo conhecer conceitos introdutórios sobre o sentido tradicional de inovação e sobre a transição para a inovação aberta e suas novas dinâmicas de atuação (03/04)
A aula "O desenvolvimento das políticas de CT&I e os principais dispositivos da Lei 13.243.2016" tem como objetivo compreender o histórico do desenvolvimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como os principais dispositivos e avanços da Lei 13.243/2016.(04/04)
A aula "Startups e a nova dinâmica de atuação via Sandbox" tem como objetivo conhecer o conceito de startups, edtechs, legal techs e as operações de inovação aberta via Sandbox.(06/04)
Material complementar:
Atividade aula 1 - Bibliografia aula 01 - ESMPU - Aula 01 - Inovação
Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(15/03)
Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
Docente: Antonio Netto
Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(09/03)
Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
Docente: Antonio Netto
Esse curso propõe-se a preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.
Orientador pedagógico: Hanna Iwamoto de Thuin
Docentes: Laura Dusi e Francisca Limberger
A aula 1 "Introdução", ministrada dia 03 de junho, tem como objetivo identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.
A aula 2 "Introdução", ministrada dia 06 de junho, tem como objetivo reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.
A aula 3 "
", ministrada dia 10 de junho, tem como objetivo conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia
A aula 4 "
", ministrada dia 13 de junho, tem como objetivo identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.
A aula 5 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 20 de junho, tem como objetivo conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. O que são sinais fracos.
A aula 6 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 24 de junho, tem como objetivo como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.
A aula 7 "
", ministrada dia 27 de junho, tem como objetivo utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.
A aula 8 "
", ministrada dia 1º de julho, tem como objetivo identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. Por onde começar.O curso "Gestão de mudanças - Turma 1/2022", ministrado pelo presidente de certificação PMI - DF Gino Terentim, tem como objetivo "Uma vez estabelecida cultura e o pensamento ágil, um próximo passo possível é escolher diferentes áreas de aplicação como gestão de projetos, de pessoas, e, por que não, aplicar agilidade na gestão de mudanças? No mundo atual de volatilidade, complexidades e surpresas é necessário buscar novas formas de otimizar os processos de tomada de decisão com foco no papel do líder. Este curso procura preencher essa lacuna, com objetivo de continuar a formação na temática da agilidade, com um foco bem definido na gestão da mudança e nos requisitos para o seu sucesso: comunicação, compreensão dos processos e liderança". O curso foi dividido em cinco aulas.
Orientadora pedagógica: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
AULA 1 (03/05)
Objetivo: Conhecer os conceitos relacionados a gestão de mudanças, leading change e XRL8.
AULA 2 (05/05)
Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos e princípios relacionados a CNV. Ademais, conhecer e ser capaz de elaborar um plano de gestão de mudanças com base na matriz ADKAR.
AULA 3 (09/05)
Objetivo: Entender e demonstrar a aplicação dos modelos de difusão da inovação de E.Rogers e Lean Change Management.
AULA 4 (11/05)
Objetivo: Identificar a importância dos feedbacks e os princípios observáveis para que ele seja construtivo. Ademais, demonstrar habilidade de se expressar emocionalmente e, de maneira empática, observar e interagir com os pares.
AULA 5 (13/05)
Objetivo: Conhecer Wardley Maps e implementá-los em contextos reais.
O curso "Design Thinking", ministrado pelas docentes Laura Dusi e Natália Franzon, tem como objetivo aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções. Ademais, identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia. O curso foi dividido em sete aulas.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (07/06)
Objetivo: Identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.
AULA 2 (09/06)
Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Ademais, identificar a importância de focar no problema.
AULA 3 (14/06)
Objetivo: Planejar e preparar para a pesquisa de campo.
AULA 4 (21/06)
Objetivo: Finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto.
AULA 5 (23/06)
Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.
AULA 6 (28/06)
Objetivo: Finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.
AULA 7 (30/06)
Objetivo: Aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.
O curso "Ciências Comportamentais e Inovação - módulo prático - 2ª parte", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo buscar reunir elementos sobre as possibilidades de intervenção comportamental relevantes para as áreas de atuação do MP e encontrar resposta à pergunta "Quais atividades do MP, na tomada de decisão, estão sujeitas a vieses?". O curso foi dividido em 2 partes.
Orientador Pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
AULA 1 (25/08)
AULA 2 (26/08)
PARTE 2 (26/08)
O curso "Ciências Comportamentais - noções introdutórias", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social pela UFRJ Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito pela UnB Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (17/05)
Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.
AULA 2 (18/05)
Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.
AULA 3 (19/05)
Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.
AULA 4 (20/05)
Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados.
AULA 5 (24/05)
Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais.
AULA 6 (25/05)
Objetivo: Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.
AULA 7 (26/05)
Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos.
AULA 8 (27/05)
Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação.