Críticas à extinção da punibilidade dos crimes tributários em razão do pagamento do tributo

Authors

  • Fernanda Amorim Almeida Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2016.n48.95-127

Keywords:

Direito Penal Tributário, Extinção da punibilidade, Suspensão da pretensão punitiva, Pagamento, Parcelamento, Histórico, Legislação, Crimes tributários

Abstract

O presente artigo aborda a extinção da punibilidade dos crimes tributários em decorrência do pagamento do tributo, inclusive quando o pagamento ocorre após a sentença penal condenatória. Inicialmente, foi analisado o histórico das legislações que trataram da suspensão da pretensão punitiva e extinção da punibilidade nos crimes tributários em razão do parcelamento e do pagamento do tributo. Após, comparou-se o tratamento dado à reparação do dano nos crimes tributários com o que ocorre em relação aos crimes contra o patrimônio. Foi feita uma breve análise acerca dos objetivos do Direito Penal Tributário, bem como dos bens jurídicos tutelados por meio dos crimes tributários. Ao final, teceram-se considerações críticas em relação ao uso do Direito Penal como instrumento de cobrança de dívidas tributárias, tendo como consequência a proteção deficiente do Estado. O método utilizado foi a revisão de literatura. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e jurisprudenciais.

Author Biography

  • Fernanda Amorim Almeida Oliveira

    Analista do MPU – Apoio Jurídico – Direito. Especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público pela ESMPU. Especialista em Português Jurídico pelo Instituto AVM. Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

References

Published

2016-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Críticas à extinção da punibilidade dos crimes tributários em razão do pagamento do tributo. (2016). Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, 48, 95-127. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2016.n48.95-127

Similar Articles

1-10 of 584

You may also start an advanced similarity search for this article.