Perguntas Frequentes
Presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h45, e sexta-feira, das 10h às 18h45. O acervo digital e os demais serviços online estão acessíveis a qualquer horário e dia da semana.
A Biblioteca é aberta ao público em geral. Entretanto, alguns serviços são restritos a docentes, discentes, membros do Ministério Público da União e servidores da Escola Superior do Ministério Público da União, tais como empréstimo domiciliar de obras, acesso à Biblioteca Digital e reserva de sala para estudo em grupo/reunião.
A Biblioteca conta com dois computadores desktop e quatro notebooks com acesso à Internet. Um dos computadores é acessível a usuários com deficiência visual, contendo leitor de tela e teclado adaptado. A senha para acesso ao Wi-Fi é individual e deve ser retirada na recepção da ESMPU.
Objetos pessoais devem ser armazenados nos guarda-volumes localizados na entrada da Biblioteca.
Não é permitido o consumo de alimentos e de bebidas, exceto água, a fim de evitar o acúmulo de resíduos que possam atrair insetos e microrganismos nocivos às obras.
No andar térreo, próximo à Biblioteca, há banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência. Também no térreo, há uma lanchonete no final do corredor.
A consulta ao catálogo da Biblioteca se dá pelo Sistema Pergamum e pode ser feita por docentes, discentes, membros do MPU e servidores da ESMPU. Clique aqui para acessar. Na consulta padrão, pode-se pesquisar pelo título da obra, autor, assunto, termo livre, entre outros campos. Em “Unidade de Informação”, selecione a opção “ESMPU”. A busca pode ser refinada por tipo de obra, ano de publicação, série, autor e assunto.
A solicitação de empréstimo domiciliar pode ser feita presencialmente no balcão de atendimento da Biblioteca. Já as solicitações de apoio a pesquisas bibliográficas ou de fontes sobre temas específicos podem ser feitas tanto presencialmente quanto virtualmente na área “Apoio à pesquisa de conteúdo”. Ressalta-se, no entanto, que esses serviços estão disponíveis apenas para a comunidade acadêmica da Escola e para membros e servidores do MPU.
Entre em contato com a Biblioteca pela opção “Fale com a Biblioteca”, informando seu nome completo e matrícula. Será enviada para o e-mail cadastrado no sistema da Escola uma senha provisória que deve ser alterada no primeiro acesso, na área “Meu Pergamum” (acessível pelo ícone “Entrar” no canto superior direito da tela), utilizando a opção “Esqueci ou trocar senha/Primeiro acesso”.
Basta entrar em contato com a Biblioteca pela opção “Fale com a Biblioteca”.
Até seis obras, por 15 dias. Excepcionalmente poderão ser feitos empréstimos adicionais.
Realize a autenticação no “Meu Pergamum”, acessível pelo ícone “Entrar” no canto superior direito da tela. Se a obra não estiver em atraso, clique na opção “Renovar”, no lado direito da página. Se a obra já estiver em atraso, entre em contato com a Biblioteca. É importante ressaltar que a renovação não será possível caso a obra já tenha sido reservada por outro usuário.
Entre em contato com a Biblioteca na área “Fale com a Biblioteca". Após a verificação do cadastro no sistema Pergamum, será emitida segunda via do comprovante e enviada para o e-mail cadastrado. Também é possível que o usuário verifique o status de seus empréstimos/devoluções em “Meu Pergamum”, acessível pelo ícone “Entrar” no canto superior direito da tela.
Não. Apenas obras que se encontram emprestadas podem ser reservadas. O procedimento de reserva de volumes somente é admitido no sistema Pergamum quando um usuário precisar de determinada obra que já tenha sido emprestada. Nessa hipótese, assim que devolvida pelo usuário anterior, a obra será retida para atender ao novo usuário que solicitou a reserva. O sistema emitirá automaticamente um e-mail informando a disponibilidade da obra requerida.
É possível, contudo, solicitar aos bibliotecários da ESMPU que separem determinada obra disponível na Biblioteca. Ela ficará disponível para retirada por até 48 horas. Em “Fale com a Biblioteca”, você encontrará os canais para realizar a solicitação.
Para os usuários que estão em Brasília, a devolução deve ser feita diretamente no balcão da Biblioteca. Usuários que estejam em outros Estados poderão enviar a(s) obra(s) pelos Correios ou solicitar o envio para a unidade do MPU no Estado e informar os dados de envio para o e-mail nubi@escola.mpu.mp.br.
Apenas discentes e docentes, membros e servidores da ESMPU podem ter acesso aos livros eletrônicos. Para acessá-los, clique na área “Base de Dados externas”, localizada no menu esquerdo. Após realizar o login, que verificará seu vínculo funcional ou educacional com a ESMPU, escolha a plataforma em que deseja efetuar sua pesquisa.
Em caso de dificuldade, solicite ajuda na área "Fale com a Biblioteca".
As publicações editadas pela ESMPU e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) podem ser acessados pela opção do menu “Acervo digital”, itens “Publicações da ESMPU” e “Repositório de TCCs”, respectivamente.
Todas as obras da ESMPU encontram-se disponíveis em versão digital na opção do menu “Acervo digital” item “Publicações da ESMPU”. Entretanto, a ESMPU conta com alguns títulos em versão impressa. Se desejar obter exemplares impressos, envie e-mail para coci@escola.mpu.mp.br, informando nome completo, telefone, endereço e título da obra.
Sim. Entretanto, as obras doadas são avaliadas quanto à pertinência do conteúdo e à integridade física. Caso deseje doar alguma obra, informe pelo formulário localizado na área “Fale com a Biblioteca”. Após análise técnica das obras, caso a Biblioteca decida pela incorporação ao acervo, o doador deverá assinar o Termo de Doação.
Os usuários cadastrados no sistema Pergamum podem solicitar cópias de artigos ou partes de livros, desde que estejam de acordo com a Lei n. 9.610/1998: “reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro”.