Notícias

Curso treina membros dos quatro ramos em gestão de inteligência

Atividade acontecerá de 9 a 13 de novembro em Brasília. Na programação, conceitos, histórico e legislação aplicada ao tema. Despesas de participação de 13 das 20 vagas oferecidas serão custeadas pela ESMPU. Inscrições seguem até 26 de outubro.
publicado: 30/09/2009 16h56 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Gestão da Inteligência”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre os dias 9 e 13 de novembro. A atividade será realizada em Brasília e oferece 20 vagas para membros dos quatro ramos. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação de 13 participantes lotados fora da capital federal.

Treinar gestores ou futuros gestores da atividade de inteligência é o objetivo do curso, ministrado por dois assessores de análise estratégica do Ministério Público Militar e por um especialista das áreas de inteligência e de segurança pública. A carga horária é de 40 horas-aula.

Entre outros assuntos, os participantes vão estudar conceitos de segurança orgânica; definição e histórico da atividade de inteligência e o que a distingue da investigação e da perícia; legislação aplicada; papel da informação no processo decisório; gestão de riscos e de crises; elementos da busca de informação; entrevista de testemunha; inteligência social aplicada à atividade de inteligência no Ministério Público; e a problemática da segurança pública. Para ler a programação completa, clique aqui.

As inscrições estão abertas até as 12h do dia 26 de outubro pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico. Participantes com 75% de frequência mínima no curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Mais informações sobre procedimento de inscrição e/ou custeio de participação podem ser obtidas nos editais (clique aqui) ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira a distribuição das vagas:

  • onze para membros do MPF, sendo uma vaga para quem está lotado em Brasília;

  • cinco para membros do MPT, sendo três vagas para quem está lotado em Brasília;

  • duas para membros do MPM, sendo uma vaga para quem está lotado em Brasília; e

  • duas para membros do MPDFT.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300