Divulgado cronograma de realização das atividades propostas pela ESMPU

Até o fim do ano, membros dos quatro ramos do MPU poderão participar de atividades como a segunda turma do Estágio de Inteligência (prevista para agosto), o curso sobre Gestão de Crises e o treinamento sobre Técnicas de Entrevista.
publicado: 28/05/2007 17h34 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União divugou esta semana o calendário de atividades acadêmicas e treinamentos propostos por iniciativa da própria instituição. Até o fim do ano, membros dos quatro ramos do MPU poderão participar de atividades como a segunda turma do Estágio de Inteligência (prevista para agosto), o curso sobre Gestão de Crises e o treinamento sobre Técnicas de Entrevista, que será desenvolvido pela Embaixada Americana.

Os treinamentos foram propostos pela ESMPU com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos membros em áreas consideradas estratégicas. O cronograma e o conteúdo das atividades foram elaborados a partir dos dados levantados em consulta realizada no início do ano, em que procuradores e promotores opinaram sobre a relevância dos temas escolhidos e encaminharam sugestões de atividades.

Veja abaixo as datas previstas e locais de realização dos treinamentos:

Estágio de Inteligência

- realizado pela Escola de Inteligência Militar do Exército, trata de assuntos como informação e contra-informação, a produção de conhecimento de inteligência, o sigilo de dados, entre outros temas. A aulas da primeira turma aconteceram entre os dias 23 e 27 de abril.

Data prevista das aulas para a segunda turma: 13 a 17 de agosto, em Brasília.

Siafi Gerencial

- com exercícios práticos, aborda as formas de pesquisar informações e acompanhar a execução orçamentária e financeira de órgãos públicos pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. As aulas da primeira turma acontecem esta semana (de 28 a 31 de maio).

Datas previstas das aulas para as próximas turmas:

25 a 28 de junho - Fortaleza

27 a 30 de agosto - São Paulo

24 a 27 de setembro - Porto Alegre

22 a 25 de outubro - Brasília

Gestão de Crises

- o curso discute os conceitos e procedimentos aplicáveis aos mais diversos tipos de crise, o papel do negociador, medidas de antecipação, prevenção e resolução de crises, especialmente no que diz respeito aos conflitos agrários e os que envolvem índios e quilombolas.

Datas previstas:

6 a 10 de agosto - Campo Grande

27 a 31 de agosto - Salvador

10 a 14 de setembro - Belém

24 a 28 de setembro - Florianópolis

Negociação, mediação e comunicação para a paz

- o treinamento realizado pela Unipaz trata da administração e arbitragem de conflitos. As aulas para a primeira turma serão nos dias 5, 6, 13 e 14 de junho.

Data prevista das aulas para a segunda turma: 4, 5, 13 e 14 de setembro - São Paulo

Treinamento de mídia

- trata das formas de lidar com o assédio da mídia, além de abordar o processo de construção da notícia, os fatores que afetam o conteúdo veiculado na imprensa, as maneiras de construir mensagens e as técnicas para enfrentar situações de crise com a mídia. O treinamento inclui simulações de situações de contato com jornalistas.

Previsão de início: a partir de setembro, com turmas em diversas capitais.

Lavagem de dinheiro

- voltado para membros que atuam diretamente no combate a crimes de lavagem de dinheiro, o treinamento vai identificar e discutir as soluções para os pontos problemáticos no manejo das investigações e dos processos judiciais relativos a esse tipo de crime.

28 a 30 de agosto - São Paulo
16 a 18 de outubro - Recife

Cibercrime

- tem o objetivo de abordar a prevenção e combate aos crimes cibernéticos, além de abordar o papel da cooperação jurídica internacional nesses casos.

22 a 26 de outubro - Brasília

Cooperação jurídica internacional

- pretende discutir os instrumentos de cooperação capazes de evitar a impunidade e garantir que sejam respeitados os direitos fundamentais da pessoa humana. Aborda também das formas de conseguir uma maior eficácia nos processos de recuperação de ativos.

24 a 28 de setembro - Brasília

Relações humanas e trabalho com grupos vulneráveis

- trata das formas de trabalho e defesa dos direitos de grupos vulneráveis, além de debater temas como canais de diálogo e formas de relacionamento com esses grupos.

10 a 14 de setembro - Brasília

Técnicas de entrevista

- executado pela Embaixada Americana, o treinamento discutirá as técnicas de entrevista e interrogatório utilizadas pelo FBI.

Data prevista:

13 a 29 de agosto - três turmas, que serão realizadas sucessivamente em Belo Horizonte, Recife e Curitiba.