ESMPU promove curso para capacitadores EAD

Curso é voltado para capacitadores que atuarão nas atividades de ensino a distância da ESMPU em 2018
publicado: 22/09/2017 16h34 última modificação: 22/09/2017 16h34
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou edital do curso presencial “Como planejar um curso EAD interativo”. Foram abertas 42 vagas para capacitadores que atuarão nas atividades de ensino a distância da ESMPU em 2018. O treinamento será realizado no dia 25 de outubro, em Brasília.

O curso tem por finalidade fazer com que os participantes conheçam as características do ensino participativo a fim de aplicá-las ao contexto virtual. No curso, os capacitadores conhecerão softwares que promovem um ensino colaborativo além de boas práticas de tutoria. Os participantes também aprenderão a conduzir discussões em fóruns e atividades de incentivo à pesquisa e à interação entre pessoas.

Para participar do curso, o capacitador EAD deverá efetuar o cadastro ou atualizar seu cadastro até as 12h do dia 26 de setembro. Basta acessar o site escola.mpu.mp.br, clicar na opção “inscrição e resultados”, no menu lateral direito; e fazer o login pelo ícone “Acessar”, no canto superior direito. Caso o CPF não esteja cadastrado, o candidato deverá clicar em “novo usuário” e fazer o cadastro. As inscrições dos capacitadores serão realizadas pela Divisão de Registro Acadêmico somente após a efetivação/atualização do referido cadastro.

O treinamento tem carga horária de 8 horas-aula e apresenta os seguintes tópicos: características do novo modelo EAD; características do ensino participativo; critérios para planejar e executar um curso interativo; ferramentas de interação no ambiente virtual de aprendizagem: mapa mental, wiki, flashcards, nuvem de palavras; como identificar a ferramenta adequada a cada público e tema; como transformar o conteúdo (texto) de um curso EAD em material interativo;  a aprendizagem interativa na visão do tutor; orientações para elaboração de projeto pedagógico de curso EAD para aprendizagem interativa.

A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) somente para os participantes lotados e em exercício fora de Brasília. Será emitido certificado aos participantes que cumprirem, no mínimo, 85% de frequência.

Acesse o edital para mais informações sobre o curso.