Notícias

Quarta etapa do XI CIV - MPF abre ano letivo da ESMPU

Presente na solenidade, a PGR Raquel Dodge afirmou que o Ministério Público é uma instituição que tem feito a diferença na vida dos brasileiros
publicado: 19/02/2018 17h55 última modificação: 20/02/2018 19h40
Presente na solenidade, a PGR Raquel Dodge afirmou que o Ministério Público é uma instituição que tem feito a diferença na vida dos brasileiros

Presente na solenidade, a PGR Raquel Dodge afirmou que o Ministério Público é uma instituição que tem feito a diferença na vida dos brasileiros

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu oficialmente o seu ano letivo, na tarde desta segunda-feira (19/02), com o início da quarta e última fase do XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) para Procuradores da República (XI CIV – MPF). Presente na solenidade, a procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, deu as boas-vindas aos 35 procuradores da República que estão na turma 1, afirmando que o Ministério Público é uma instituição que tem feito a diferença na vida dos brasileiros. 

Ao falar sobre o CIV, a PGR disse que ele é fundamental para criar a sensação de pertencimento a uma instituição que aposta na excelência de sua atuação e para que os novos colegas aprendam com os erros e os acertos uns dos outros. Ressaltou que um dos desafios é manter a independência e a unidade do Ministério Público. Para ela, ao cultivar a unidade, cria-se a sensação de que “pertencemos a um todo e esse todo age para favorecer uma sociedade mais justa, inclusiva, menos violenta e corrupta, ajudando a resolver os gravíssimos problemas crônicos que a sociedade brasileira enfrenta todos anos”. 

Raquel Dodge lembrou que, há 30 anos, quando foi promulgada a Constituição Federal de 1988, o Ministério Público federal (MPF) tinha pouco mais de 200 procuradores da República e atualmente possui mil a mais. “A instituição cresceu mas o sonho não pode ser mudado, que é o de tornar esse país melhor, com os instrumentos que nos foram dados pela Constituição”. 

Dogde ainda convidou os colegas para que vejam a ESMPU como um espaço de reflexão do próprio trabalho. “Precisamos pensar se nosso trabalho está indo pelo caminho certo, se estamos transformando concretamente a realidade que atuamos, se não estamos apenas cumprindo prazos processuais”, frisou. 

Também estiveram presentes no evento o secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho de Assis; o diretor-geral, João Akira Omoto, e o diretor-geral adjunto da ESMPU, Alberto Bastos Balazeiro; e o orientador pedagógico do XI CIV – MPF, Jefferson Aparecido Dias. 

Nova gestão ESMPU - Ao recepcionar os participantes do curso, o diretor-geral João Akira Omoto, que assumiu o cargo no último dia 02 de fevereiro, disse que são prioridades da nova gestão a retomada da construção da sede da ESMPU, o desenvolvimento de atividades que abordem aspectos da equidade de gênero e raça e a consolidação do modelo de curso a distância. 

João Akira informou ainda que a Escola já começou a trabalhar no lançamento do primeiro e-book da ESMPU no formato ePub. O título inaugural será "Ministério Público, Sociedade e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência", que tem como organizadores a procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga e o procurador da República Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros.   

O curso - O Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) é uma especialização lato sensu em Direito Aplicado ao Ministério Público Federal (MPF), voltada para membros recém-ingressos na carreira e em estágio probatório. Esta edição conta com cerca de 75 participantes, divididos em duas turmas.  

O treinamento constitui fase obrigatória do estágio probatório e pretende desenvolver competências, habilidades e atitudes para o exercício com excelência do cargo de Procurador da República. A primeira etapa iniciou em novembro de 2016 e essa última fase, que começou nesta terça, vai até 02 de março.

Confira a programação da 4ª fase do XI CIV – MPF.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300