Notícias

Técnicas de elaboração de pareceres é tema de treinamento a distância na ESMPU

Voltada para servidores do MPU, atividade busca reconhecer a importância do texto e da linguagem nas atividades do MPU
publicado: 15/12/2017 15h37 última modificação: 15/12/2017 15h38
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou o edital para o curso a distância “Técnicas de elaboração de pareceres”. Treinamento busca reconhecer a importância do texto e da linguagem nas atividades do MPU, a fim de possibilitar a eficiência na execução das suas atividades. Além disso, o curso vai apresentar conceito, finalidade, estrutura, padronizações, expressões adequadas e técnicas de elaboração a serem empregadas nos pareceres e outros documentos técnicos. 

Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 05 de fevereiro de 2018 pelo site https://escola.mpu.mp.br, linkInscrição e Resultados”. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

O curso acontece de 12 de março a 25 de abril de 2018 pelo no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. São 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. 

Com 60 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre outros tópicos: linguagem técnica - características, competência textual e níveis de linguagem; elementos normativos; pontuação, datas, siglas, abreviaturas e símbolos; citação e referência; uso de maiúsculo e minúsculo; formatação e itemização; anexos, tabelas, gráficos e quadro; expressões e vocabulário; estrutura do texto técnico e do parecer; e técnicas de redação e argumentação. 

Para participar, o interessado deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85% nas atividades. 

Para mais informações sobre o curso, acesse o edital. 

Edital
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300