• acesso-rapido-enviar-projeto-branco.png
  • acesso-rapido-capacitar-branco.png
  • acesso-rapido-manuais-de-atuacao-branco.png

Publicações

A busca pelo conhecimento científico tem-se revelado prática constante nas instituições públicas com o propósito de agregar criticidade, rigor, criatividade, coerência e sistematização nas suas ações cotidianas. O Ministério Público, consciente de sua importância na sociedade como um todo, incentiva a reflexão, o pensamento crítico e a produção de conhecimento de seus pares, promovendo, assim, uma instituição mais forte e sabedora do fazer.

A Escola Superior do Ministério Público da União é instituição responsável por promover academicamente a produção de conhecimento científico de membros e servidores, visando à superação do senso comum e fomentando pensamentos de vanguarda, o que contribui sobremaneira para um exercício mais efetivo do direito e da justiça no País. Outrossim, todo o conhecimento produzido por membros e servidores do Ministério Público da União é apresentado pela ESMPU em forma de publicação, veículo de grande importância nas searas técnicas e acadêmicas.

O livro, é, pois, instrumento de inegável relevância na divulgação e no compartilhamento do saber produzido no Ministério Público da União.

Como publicar

A publicação de obras é atividade permanente da ESMPU. A cada nova edição das publicações científicas, a Escola lança editais com regras para o envio de artigos. Para as demais obras não periódicas, os projetos de publicação podem ser enviados a qualquer tempo. A ESMPU também disponibiliza o Guia de Publicações. O documento apresenta diretrizes e orientações para submissão de novos títulos, além de nortear os trabalhos dos profissionais que atuarão nos projetos editoriais da Instituição. Saiba mais.

Boletim Científico

Lançada em outubro de 2001, a publicação tem periodicidade semestral e reúne artigos produzidos por membros e servidores do Ministério Público da União, representantes do Poder Judiciário, professores de universidades brasileiras e estrangeiras, além de outros colaboradores.