• Priscila Batista de Matos

Palavras-chave:

Código de Processo Civil de 2015, Celeridade processual, Vedação de surpresa, Princípio do contraditório, Processo eleitoral

Resumo

Este artigo busca analisar a aplicação dos princípios do contraditório e da não surpresa, previstos nos arts. 9º e 10 do novo Código de Processo Civil, ao processo eleitoral brasileiro. Considerando a natureza de direito coletivo do Direito Eleitoral, a temporariedade dos mandatos eletivos e o curto lapso de tempo que decorre entre as convenções partidárias e a diplomação dos eleitos, a celeridade torna-se uma característica central do processo eleitoral. Daí o conflito aparente entre as normas processuais eleitorais, em particular as previsões dos arts. 7º e 23 da Lei Complementar n. 64/1990 e os princípios do contraditório e da não surpresa. Apesar de a Resolução n. 23.478/2016, do Tribunal Superior Eleitoral, prever, no art. 3º, a aplicação do contraditório e da não surpresa aos processos eleitorais, existe uma dificuldade entre os juízes eleitorais em conciliar os princípios e regras envolvidos quando aplicam fundamentos fáticos e jurídicos não discutidos pelas partes no processo. Não obstante, é possível conciliar os referidos princípios e regras jurídicas.

Biografia do Autor

Priscila Batista de Matos

Servidora do Ministério Público da União, lotada no Ministério Público Federal na Bahia. Pós-graduanda em Direito Público pela Faculdade Damásio Educacional. Bacharela em Direto pela Faculdade Social da Bahia. Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador.

30.06.2017

Como Citar

Matos, P. B. de . (2017). Aplicabilidade dos arts. 9o e 10 do novo Código de Processo Civil ao processo eleitoral brasileiro. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (49), 115–136. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/456

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.