publicado 17/02/2017 17h49, última modificação 17/03/2023 01h57

É a atividade de investigação de problemas teóricos ou práticos, por meio do emprego de métodos científicos, sobre as atribuições e atividades de gestão do Ministério Público da União (MPU) com a finalidade de gerar impacto na instituição, na sociedade e na comunidade científica.

É o detalhamento do planejamento da investigação com início e fim definidos, incluindo a programação orçamentária, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência. Deve ser elaborado pelo(a) líder de grupo de pesquisa.

É o planejamento da atividade de extensão a ser realizada no 10º mês do desenvolvimento da pesquisa com o público-alvo da pesquisa para apresentar as soluções encontradas na investigação científica.

É o conjunto de indivíduos supervisionados por 1 (um) líder de grupo de pesquisa, organizado em torno da linha de pesquisa, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica aplicada e impulsionar soluções criativas ao  MPU, à sociedade e na comunidade científica.

Membros(as) ou servidores(as) do MPU e dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) e Profissionais externos com experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa no eixo temático: Estado, Segurança Jurídica e Direito e Interesses Coletivos.

O início do processo seletivo de Projeto de Pesquisa e de Grupo de Pesquisa se dá com a publicação do Edital de chamada pública na Página Pesquisa e Conhecimento.
O(a) candidato(a) à líder de grupo de pesquisa deverá acessar e preencher o formulário eletrônico de inscrição do líder de grupo de pesquisa e encaminhar os documentos e comprovantes exigidos.
Os(as) candidatos(as) integrantes do grupo de pesquisa deverão acessar e preencher o formulário eletrônico de inscrição do grupo de pesquisa, com a correta anexação dos documentos solicitados e envio dos comprovantes curriculares.
A próxima etapa é a Análise Curricular. Em seguida, os grupos de pesquisa classificados serão convocados para a etapa de Análise do Projeto de Pesquisa. Após a divulgação do resultado final do processo seletivo o(a) candidato(a) selecionado(a) aprovado(a) deverá manifestar interesse na concessão da bolsa de pesquisa por meio do endereço
eletrônico grupodepesquisa@escola.mpu.mp.br.

Não. O(a) candidato(a) à líder de grupo de pesquisa só poderá realizar a sua inscrição. Cada integrante do grupo de pesquisa deverá fazer somente a própria inscrição.

Não. Só é permitida a inscrição de grupos de pesquisa, para participar do processo seletivo é necessário ser integrante de grupo de pesquisa e somente o líder de grupo de pesquisa poderá realizar a inscrição do grupo, sendo necessário cada integrante deste grupo realizar a própria inscrição.

O processo seletivo ocorre em 2 (duas) etapas:

1. Análise Curricular; e
  2. Análise do Projeto de Pesquisa.

A Análise Curricular é a etapa de conferência da validade das inscrições. Verifica-se o atendimento aos requisitos obrigatórios e o somatório das pontuações curriculares de candidatos(as) ao grupo de pesquisa.

A Divisão de Desenvolvimento Científico (DIDEC) da ESMPU.

A Comissão Julgadora, composta pelo Assessor-Chefe da Assessoria de Apoio Acadêmico e Gestão Institucional (ASSAG) e por pareceristas ad hoc, especializados(as) no eixo temático.

São critérios de julgamento do Projeto de Pesquisa:

• Mérito e relevância da proposta para o MPU.
  • Clareza e relevância dos objetivos da pesquisa.
  • Delimitação e consistência do problema de pesquisa.
  • Adequação do projeto ao eixo temático proposto.
  • Atualidade e coerência da fundamentação teórica com os objetivos propostos e à missão institucional do MPU.
  • Coerência da metodologia proposta com os objetivos, os resultados esperados e o cronograma.
  • Originalidade e viabilidade de sua execução técnica e orçamentária.
  • Potencial de contribuições ao público-alvo da pesquisa.

Os critérios de desempate são:

• Grupo de pesquisa que tiver obtido maior nota em análise do projeto de pesquisa;
  • Titulação acadêmica; e
  • Experiência na atuação em projetos de pesquisa no eixo temático.

A Nota Final - NF do grupo de pesquisa será obtida pelo somatório das notas em cada etapa, ou seja, (Nota da Etapa Curricular - NEC e Nota da Etapa de Projetos - NEP), NF = NEC + NEP.
O candidato que obtiver NF inferior a 50% da nota máxima possível será desclassificado.