Lavagem do produto de corrupção passiva por meio de doação eleitoral

análise quanto à possibilidade de concurso de crimes

• Milena Holz Gorges

Palavras-chave:

lavagem de dinheiro, doação eleitoral, corrupção passiva, corrupção eleitoral, desígnios autônomos, concurso de crimes

Resumo

Este artigo busca analisar critérios para a identificação do concurso entre os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro nos casos em que a vantagem indevida é repassada pelo agente corruptor por meio de doação eleitoral de campanha ao agente corrompido. Para tanto, inicialmente são feitas considerações relevantes acerca dos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, destacando-se o alcance das tipificações, o momento de consumação e exaurimento e as suas etapas. Também são tecidas reflexões acerca da possibilidade de concurso de crimes nos casos em que a vantagem indevida pactuada no crime de corrupção passiva é repassada ao agente público com o emprego concomitante de técnicas de dissimulação de sua origem e natureza ilícita. Ao final, conclui-se pela aptidão da doação eleitoral para servir como instrumento de dissimulação da natureza ilícita de produto do crime de corrupção, buscando-se critérios para identificar as situações em que o agente pode ser responsabilizado, em concurso, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no contexto de doação eleitoral.

2024-06-28

Como Citar

Holz Gorges, M. (2024). Lavagem do produto de corrupção passiva por meio de doação eleitoral: análise quanto à possibilidade de concurso de crimes. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (61), 85–109. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/787

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.