Atividade em Manaus

publicado 04/09/2018 18h05, última modificação 14/05/2019 13h14

Manaus (AM) sediou, entre os dias 17 e 19 de setembro, o evento  “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?”. Durante três dias, foram realizados um simpósio aberto ao público e seis oficinas formativas com públicos direcionados.  

Acesse aqui as apresentações realizadas nas atividades. 

O simpósio “Refugiados e Migrantes  no Amazonas: como acolher e integrar?” reuniu representantes da sociedade civil, autoridades, servidores púbicos, estudantes, jornalistas, gestores e equipes de abrigos e integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade para debater a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes. 

Oficinas - No dia 17 de setembro, foram realizadas as oficinas "Imprensa no combate à xenofobia contra refugiados e migrantes"e "Media training para atores envolvidos no acolhimento e integração de refugiados e migrante". No dia seguinte (18/09), houve as oficinas “Política para refugiados e migrantes e participação da sociedade civil” e “Atenção a refugiados e migrantes”. Por fim, no dia 19 de setembro, aconteceram as oficinas “Atenção a crianças e adolescentes refugiados e migrantes” e “Inserção Laboral”.  

Após toda as discussões, os participantes das oficinas concluíram que, para uma política migratória local efetiva, faz-se necessário melhorar o diálogo interinstitucional e intercultural. Também, destacou-se que é preciso aperfeiçoar a articulação entre os órgãos responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas e entre estes órgãos e a sociedade civil.

As atividades aconteceram na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) e foram realizadas pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes em parceria com o comitê realizador local, formado pela Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM), Ministério Público do Trabalho no Amazonas, Defensoria Pública da União no Amazonas, instituições públicas envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante e organizações não governamentais. 

Confira aqui a cobertura do evento.