O mito da obrigatoriedade da ação penal no ordenamento jurídico brasileiro

• Tássia Louise de Moraes Oliveira

Palavras-chave:

Processo penal, Ação penal, Obrigatoriedade

Resumo

Diante da nova conformação constitucional brasileira, inaugurada em 1988, coube ao Ministério Público a defesa do ordenamento jurídico, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Ainda conforme os preceitos plasmados na Carta Magna e na legislação penal infraconstitucional, cabe ao órgão ministerial a promoção da ação penal pública. Assim, a doutrina brasileira majoritariamente entende que o ordenamento normativo pátrio consagrou o princípio da indisponibilidade da ação penal, entendimento este que não merece subsistir, uma vez que nenhum artigo do ordenamento jurídico nacional expressamente prevê que o exercício da ação penal seja, de fato, obrigatório, sendo tal princípio um verdadeiro dogma entre os juristas brasileiros. Desta forma, buscando demonstrar que o princípio da indisponibilidade não encontra amparo no sistema normativo pátrio, a metodologia deste artigo consistiu no levantamento bibliográfico e revisão da literatura especializada sobre o princípio da obrigatoriedade, bem como o método dogmático- -jurídico, a fim de analisar a legislação pátria, além do método comparativo, visando confrontar o ordenamento brasileiro com a legislação estrangeira.

Biografia do Autor

Tássia Louise de Moraes Oliveira

Advogada. Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa.

30.06.2017

Como Citar

Oliveira , T. L. de M. . (2017). O mito da obrigatoriedade da ação penal no ordenamento jurídico brasileiro. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (49), 237–262. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/461

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.