Seminário internacional Brasil-Portugal discute criminalidade na era virtual

Encontro será dividido em duas etapas, com inscrições distintas. A primeira será em Brasília (31/3) e a segunda em Braga (abril), ambas na modalidade híbrida
publicado: 22/03/2022 16h12 última modificação: 25/03/2022 17h51
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Universidade do Minho (UMinho) promovem o seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga", na modalidade híbrida. A atividade acadêmica foi dividida em duas etapas: a primeira será em Brasília, em 31 de março, das 9h às 18h; e a segunda em Braga (Portugal), com data a definir em abril.

Primeira etapa Foram disponibilizadas 40 vagas para a modalidade presencial da primeira etapa do seminário, na sede da ESMPU. Não haverá limitação para aqueles que optarem por participar a distância por meio de plataforma de videoconferência. Com oito horas-aula, as inscrições vão até as 12h de 25 de março. Inscreva-se.

A atividade tem como público-alvo membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP), além de magistrados, agentes da Justiça, acadêmicos e estudantes de Direito. O objetivo é discutir como os Estados devem atuar, por meio de suas instituições e agentes, diante das graves ameaças trazidas pelos crimes virtuais de escala internacional, bem como conhecer os normativos aplicáveis.

Os candidatos inscritos na modalidade presencial serão selecionados por sorteio eletrônico. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. O participante deve ter disponibilidade de dedicação e participação nas atividades e estar imunizado contra a Covid-19.

O orientador pedagógico da atividade é o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins​. Os expositores são os docentes convidados da Universidade Minho Mário Ferreira Monte, Flávia Noversa Loureiro e Pedro Jacob Morais; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região, Artur de Brito Gueiros Souza; e os delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás Sabrina Leles e Vytautas Fabiano Silva Zumas. Confira a programação.

As atividades são autônomas, de modo que a inscrição na etapa de Brasília não representa a inscrição na etapa de Braga. A ESMPU não arcará com o custeio de diárias e passagens para os participantes em nenhum dos eventos. Em breve, será divulgado o edital da segunda etapa.

Protocolo de cooperação Durante o evento em Braga, será assinado o protocolo de cooperação entre a ESMPU e a Universidade Minho. Das intervenções, haverá uma publicação conjunta. O seminário marca a primeira de uma série de ações de formação e intercâmbio entre as duas instituições.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga”
Inscrição: até as 12h de 25 de março (inscreva-se)
Período de realização: 31 de março, das 9h às 18h
Local: Edifício-sede da ESMPU, em Brasília-DF