TEDxESMPU: conheça o time de speakers confirmados

Evento já possui 13 palestrantes confirmados entre selecionados pelo Conselho Curador a partir de edital de chamamento de ideias e convidados pela organização da conferência
publicado: 13/10/2022 13h27 última modificação: 10/11/2022 19h20
Ilustração

[Atualizado em 18.10.2022] A organização do TEDxESMPU está a todo vapor, e o time de speakers está quase completo! Até o momento, 13 palestrantes estão confirmados no line-up e vão compartilhar ideias inspiradoras e enriquecedoras. O grupo é formado por integrantes selecionados pelo Conselho Curador a partir de edital de chamamento de ideias e convidados pela organização da conferência. São pessoas que buscam transformar o mundo em um lugar melhor e fomentar a reflexão de futuros possíveis e desejáveis.

Confira os nomes que vão estar no palco do TEDxESMPU: o diplomata Adam Jayme de Oliveira Muniz, a promotora de Justiça Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini, a servidora pública Anna Carolina Ferreira da Rocha,  a juíza Flávia Martins, a arquiteta e urbanista Gabriela Bílá, o empreendedor Gino Terentim, o psiquiatra Jorge Forbes, a escritora Luciene Vignoli Muller, a professora de Direito Marilda Silveira, os promotores de Justiça Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho e Henrique Nogueira Macedo, a procuradora da Fazenda Nacional Herta Rani Teles Santos, a chef Renata Carvalho e o gestor público Ricardo de Lins e Horta. Confira a minibiografia dos selecionados.

A estratégia de seleção foi pensada para alcançar a maior parte dos temas propostos pela curadoria, os quais englobam assuntos de interesse do Ministério Público e da sociedade. Além disso, a organização da conferência deu preferência a novas vozes e olhares, uma vez que o TED busca trazer à luz novos pensamentos. Também foram considerados aspectos como originalidade e conexão com a realidade atual, bem como potencial de reflexão e de convergência com o tema âncora da conferência: “De volta para o futuro”.

O objetivo do TEDxESMPU é entregar um evento que conte histórias de forma interseccional e transdisciplinar pelas diversas áreas de interesse da sociedade, como as ciências exatas e humanas, a filosofia, as artes e a cultura. O evento, organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), foi aceito na categoria University, que geralmente é concedido a instituições de ensino.

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu, em 2009, o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Ainda tem dúvidas? Confira o FAQ do TEDxESMPU.
Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as informações do evento.