Plano de Atividades de 2025 é aprovado pelo Conselho Administrativo

Planejamento acadêmico prevê a realização de 194 atividades, entre cursos de aperfeiçoamento e seminários. Calendário letivo começará em fevereiro
publicado: 10/10/2024 19h09 última modificação: 11/10/2024 10h14
Foto: Divulgação ESMPU

O Plano de Atividades acadêmicas de 2025 já está disponível. O Conselho Administrativo (Conad) da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) aprovou, em 8 de outubro, as 194 atividades acadêmicas que farão parte do calendário letivo do próximo ano. Também foi aprovada uma segunda lista com 69 atividades em suplência. Nesse caso, a execução estará condicionada à disponibilidade orçamentária, à capacidade operacional ou ao cancelamento de iniciativas da lista de aprovadas.

Ao analisar a pertinência temática das atividades propostas, o Conad também avaliou os tipos e as modalidades acadêmicas, buscando, entre outros aspectos, relacionar cursos mais práticos à modalidade presencial ou híbrida. Já atividades mais teóricas tiveram indicação para a modalidade a distância. A qualificação curricular dos orientadores pedagógicos e sua experiência tanto em docência quanto na temática proposta também foram questões consideradas na avaliação. “Nossa finalidade é executar o máximo, da melhor maneira possível, ofertando atividades com relevância temática e orientação pedagógica especializada. Além disso, queremos ter previsibilidade para trabalhar em um ritmo ideal a cada mês, começando em fevereiro de 2025”, destacou a diretora-geral, Raquel Branquinho, ao conduzir a reunião.

O Plano de Atividades 2025 (PA 2025) conta com cursos de aperfeiçoamento nos formatos presencial, híbrido ou a distância (com aulas síncronas ou assíncronas) e seminários híbridos – com público presencial e transmissão pelo YouTube – ou online (remotos). Os primeiros são voltados ao desenvolvimento e ao aprofundamento de áreas de conhecimento, preferencialmente direcionados a membros e servidores do MPU. Já os seminários são voltados para a interação dialógica com segmentos da sociedade, por meio de processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico, com palestras e debates proferidos por convidados.

Entre os 151 cursos de aperfeiçoamento ofertados, 113 serão realizados na modalidade a distância, 33 de forma híbrida e 5 na modalidade presencial. Quanto aos 43 seminários, haverá 21 híbridos e 22 exclusivamente remotos.

Clique aqui para acessar a lista completa de atividades aprovadas.

Clique aqui para acessar a lista completa de atividades em suplência.

Planejamento – A aprovação das listas representa um marco para o planejamento do trabalho da ESMPU no próximo ano. Os esforços da instituição serão concentrados para assegurar a execução de todo o calendário acadêmico aprovado. Apenas atividades urgentes ou de caráter estratégico, cuja demanda surja ao longo do ano e esteja devidamente justificada, poderão ser incluídas. Nesses casos, o pedido é apreciado pela Diretoria-Geral e pelo Conad após análise de pertinência e disponibilidade orçamentária.

Análise de propostas – Antes de passar pela validação dos conselheiros administrativos, as sugestões recebidas foram priorizadas por uma comissão formada pelos coordenadores de ensino e seus suplentes e por um membro indicado pelos representantes do ramo. A priorização buscou um olhar mais abrangente, visando diversificar a oferta acadêmica, com base na pertinência temática e na aderência da proposta à perspectiva de cada ramo do MPU. Foram considerados ainda assuntos comuns aos quatro ramos, com o objetivo de promover capacitações mais amplas e eficazes. Atividades de baixo custo e de relevância, como seminários e cursos EaD assíncronos, também, foram atendidas.

Entre agosto e setembro de 2024, a ESMPU recebeu 469 propostas acadêmicas, conforme as diretrizes do Edital n. 149/2024. A análise das sugestões utilizou como base o Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas, instituído pela Portaria ESMPU n. 175/2024. Conforme prevê o normativo, foram priorizadas atividades que abordam novidades legislativas ou jurisprudenciais e que não tenham sido contempladas na oferta acadêmica de 2024. Foram considerados aspectos como formato, carga horária, alinhamento ao objetivo pedagógico, abordagem e volume de conteúdo.

Banco de Candidatos a Docentes – Interessados em atuar como docentes nas capacitações do Plano de Atividades 2025 podem se candidatar por meio de formulário eletrônico. São requisitos para o cadastro: experiência em magistério superior; preferencialmente, titulação de mestre ou doutor com validade nacional; e experiência profissional no tema pretendido. Clique aqui e confira as regras do edital.